Visualizar o destino como forma de alcançar a Maestria

Continuação do resumo do livro Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal, de George Leonard (link afiliado)

Chave 4 – Visualizar

Este capítulo é dedicado a um conceito bastante abstrato e de difícil tradução (intentionality), mas que pode ter sua noção facilitada pela idéia de visualização.

Para Leonard, as melhores aplicações de certos golpes de aikido acontecem quando o praticante visualiza o resultado desejado. Existe um golpe em particular, chamado nikkyo, em que Leonard ensina seus alunos a imaginar que seus dedos mais longos do que realmente são, atravessando o adversário. Logicamente que na realidade os dedos não se alongam, como poderiam imaginar os fãs do filme X-Men. Seria possível explicar o sucesso da técnica pela visualização que facilitaria o direcionamento do golpe, mas é possível que exista algo além disso.

O livro então prossegue com uma intrigante discussão sobre o que é a realidade. Locais que nunca visitamos, mas que já vimos em filmes e fotos, são tão reais como aqueles em que vivemos. Personagens de novelas e filmes podem ser tão vivos como pessoas com as quais convivemos. As idéias têm um poder fantástico – a “intentionality” que consiste na quarta chave é relacionada ao poder de visualizar. Com a visualização, aumentamos a nossa vontade de alcançar o objetivo, fortalecemos o nosso foco.

A intenção, no caso, é na forma em que fazemos as coisas. Temos que realmente desejar o melhor resultado, visualizando-o. E, ao contrário, não podemos fazer as coisas de qualquer maneira, sem uma intenção específica, sem uma visualização dos detalhes.

Este post faz parte de uma série de seis textos resumindo o livro Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal, de George Leonard (link afiliado).

01 – Mastery (Maestria) de George Leonard – introdução ao livro
02 – As cinco chaves essenciais do mestre
03 – A importância da prática para a Maestria
04 – A entrega como chave para a Maestria
05 – Visualizar o destino como forma de alcançar a Maestria
06 – Viver no limite como forma de alcançar a Maestria