Três passos simples para começar a enriquecer

Esta é a informação mais básica que qualquer programa de finanças pessoais e educação financeira deve ensinar:

1) Criar objetivos e visualizar cenários de prosperidade
2) Gerenciar dívidas
3) Começar a poupar

Simples, não? Você provavelmente já viu esse tipo de conselhos em outros locais.

O motivo de “visalizar os objetivos” ser tão repetido é para acionar a nossa força de vontade. Sem acreditarmos no que é possível alcançar, será muito difícil resistir às forças de desejo que nos movem irracionalmente em direção ao consumo desmedido. Poupar será algo ainda mais improvável.

Por isso, sente em um lugar calmo e comece a imaginar como sua vida pode ser daqui a dez anos, se tudo der certo. Tenha bastante clareza: que tipo de esportes e lazer você está vivendo? Aprendeu a pilotar seu próprio helicóptero? Qual é o tipo de residência onde vive? Para onde curte férias com a família? Seja ousado.

Essa prática deve acender uma chama interna, que será fundamental para fazer um trabalho mais pé no chão. Agora é hora de deixar os sonhos e pensamento positivo um pouco de lado e arregaçar as mangas, fazendo o que deve ser feito. Pois o “Universo” não vai te trazer as coisas de mão beijada. Nada cai no nosso colo sem que exista AÇÃO e IMPLEMENTAÇÃO de estratégias.

(Nota: filmes como “O Segredo” geralmente param nessa primeira fase e prestam um grande desserviço à população ao ignorar a fase de implementação)

Caso tenha dívidas, a medida mais urgente é cortar todos os gastos desnecessários. Precisamos de um fluxo de caixa positivo. Mesmo que sua vida financeira esteja positiva, sempre é possível encontrar pedaços de seu orçamento que não estão otimizados. Elimine assinaturas de revista, extravagâncias de restaurante, plano de muitos minutos de celular e tudo o que está sugando seu orçamento.

Inicie seu plano de economias. Não interessa se somente poderá poupar dez mangos por mês. O importante não é o valor absoluto poupado, mas sim para adquirir a prática. Conforme as despesas diminuem e começamos a explorar o empreendedorismo como forma de aumentar nossa renda, esse hábito de economia será valioso.

Um ótimo resultado do hábito de economias é que isso pode alavacar seu potencial de investimentos e empreendedorismo. Quer iniciar uma nova empretiada? Se tiver economizado, o capital inicial estará lá. Quer investir em uma grande oportunidade? Use o valor economizado ao longo dos anos.

Essa foi uma apresentação extremamente simplificada de como um processo para enriquecimento funciona. Existem milhares de nuances psicológicas e questões estratégicas que fazem parte deste processo. Terei prazer em compartilhar mais dentro da nossa lista – segue o formulário abaixo para participar!