Como ficar rico e nunca mais precisar trabalhar na vida

Quando eu era criança, tinha esse sonho: ficar tão podre de rico que nunca mais precisasse trabalhar.

A ironia? Eu nunca tinha trabalhado na vida? Tinha apenas 7 anos de idade e já sonhava em um futuro onde estivesse aposentado. Hahaha.

Nessa infância, havia dois grandes pressupostos muito errados sobre minhas crenças de dinheiro:

1) o trabalho é desagradável
2) é possível chegar em um ponto onde nunca mais precise trabalhar

É perfeitamente possível encontrar formas agradáveis de trabalho. Já falamos sobre isso no tópico “como ficar rico fazendo o que gosta“.

Hoje, o grande pressuposto incoerente que vamos discutir é a idéia imatura de que os ricos nunca mais trabalham.

É quando olhamos para um Bill Gates, Mark Zuckerberg, Eike Batista, Warren Buffett da vida e pensamos: por que diachos esse sujeito não vende tudo e vai viver de férias num paraíso, comendo lagosta o dia inteiro?

Bom, existem pessoas que de fato fazem isso. É o caso do lixeiro que ficou milionário e perdeu tudo.

Um dos segredos dos milionários é que eles sabem controlar seus impulsos. Mesmo com muito poder aquisitivo, eles não saem comprando qualquer coisa que aparece pela frente.

No caso da Matrix da Classe Média, fazemos compras sem olhar o preço. O resultado final é que raramente conseguimos acumular o suficiente ao final do mês para fazer bons investimentos.

Na Matrix da Classe Média, sempre que ganhamos um aumento de salário, aumentamos proporcionalmente as nossas despesas. Ao invés de comemorar com Chandon, passamos para uma garrafa de Veuve Cliquot. E continuamos sem sair do lugar.

Resumidamente, ninguém alcança o ponto em que fica rico a ponto de nunca mais precisar fazer nada. Quem tem esse comportamento está desvalorizando seu patrimônio e é apenas uma questão de tempo para que tudo seja corroído. Veja o caso dos ex-milionários playboys Scarpa e Guinle como exemplo.