Vida vivida x Vida pensada

Oi! Seiiti Arata. Todos nós temos duas vidas: uma vida que é vivida e outra vida que é pensada.

A nossa vida que é vivida é essa do dia a dia. Essa que a gente tem que acordar no horário, pegar trânsito, dar expediente e aproveitar o tempo que sobra para fazer tudo o que temos que fazer: estudar, cuidar da saúde, arrumar a casa, ficar com a família, sair com os amigos…

A nossa vida que é pensada é aquela da imaginação. Aquela em que pensamos como gostaríamos que a vida fosse. É a nossa idealização sobre o trabalho ideal, a casa ideal, o relacionamento ideal.

Mas, entre essas duas vidas, qual é a verdadeira? A maioria de nós vai dizer que a verdadeira é a vida vivida. 

Seja qual for a resposta, existe uma atitude que você pode tomar para melhorar e muito a sua qualidade de vida. Essa atitude é reduzir o abismo entre a vida vivida e a vida pensada.

O conflito entre quem você é e quem você deseja ser é a própria substância da vida.

A diferença entre a sua situação real e a situação que você deseja para a sua vida é provavelmente a sua maior fonte de tensão.

É para reduzir essa diferença que você trabalha para progredir na carreira ou para ganhar mais dinheiro. Que você malha para perder peso ou ganhar massa muscular. Que você lê mais livros ou aprende novas habilidades.

Direta ou indiretamente, quase tudo que nós fazemos busca diminuir esse espaço entre a vida vivida e a vida pensada.

Porém, a maioria de nós tenta fazer isso de uma forma improvisada, reativa, sem planejamento suficiente. Quando um problema surge, nós reagimos e vamos tentar resolver. Aí estamos indo por esse caminho, surge outro problema, e nos desviamos para outro caminho. Aí conseguimos avançar um pouco. Mas depois acontece alguma coisa e nós regredimos para uma situação ainda pior.

Com isso o tempo vai passando e quando vemos estamos perdidos na vida, muito longe da situação que gostaríamos de ter. 

É por isso que pouquíssimas pessoas conseguem aproximar a vida vivida e a vida pensada. Basta perguntar a qualquer pessoa se elas têm a vida que gostariam de ter e a maioria vai dizer não.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Então, se você quiser fazer parte desse pequeno grupo de pessoas que consegue aproximar as duas vidas, você precisa parar de reagir aos acontecimentos de forma desordenada e começar a assumir intencionalmente o controle da sua própria vida.

A melhor forma de reduzir o abismo entre a vida vivida e a vida pensada é com a combinação de planejamento e ação.

Vamos ser bem honestos: o conflito entre quem você é e quem você gostaria de ser nunca vai acabar. Mesmo que hoje, num passe de mágica, você resolvesse todos os seus problemas e se tornasse quem você gostaria de ser, logo depois você mesmo ia inventar novos desejos, novas aspirações, novas situações ideais.

O desejo de mudar está sempre presente na natureza humana. Existem pessoas que dedicam uma vida inteira a ficar meditando e tentando se libertar do apego a esse desejo constante de mudança e mesmo assim nem todos conseguem. Imagine pessoas comuns como eu e você. As chances de ter uma satisfação plena com tudo o que temos são muito pequenas, então o melhor é aceitar que sempre vamos ter essa necessidade, que o conflito entre quem nós somos e quem gostaríamos de ser vai durar para sempre.

Mas mesmo que a diferença entre a vida vivida e a vida pensada seja eterna, você pode e deve pelo menos reduzir a distância entre uma e outra. Se não, você vai ficar sempre frustrado pensando na vida inteira que podia ter sido e que não foi.

E como você faz para reduzir essa diferença? Como você reduz o abismo entre a vida vivida e a vida pensada? Com a combinação de planejamento e ação.

Se você ficar só planejando, nada vai acontecer. Você pode até estar se enganando de que está colocando os seus sonhos no papel, traçando metas, elaborando planos de vida. Mas isso não é muito diferente do que a maioria das pessoas faz, de ficar simplesmente sonhando e imaginando como seria a vida ideal.

Por outro lado, se você ficar só agindo, dificilmente algo vai acontecer também. Você vai estar sempre ocupado, sempre fazendo alguma coisa, sempre querendo ser produtivo. Mas esse tipo de ação não ordenada não tem capacidade de reduzir com consistência a diferença entre a sua vida real e a sua vida desejada. Apenas ação não é suficiente. Você precisa de estratégia.

Por isso, a melhor forma de reduzir esse abismo é com a combinação de um planejamento bem feito com uma ação consistente.

O planejamento para aproximar a vida vivida da vida pensada deve se concentrar especialmente nos obstáculos.

Um BOM planejamento de vida deve priorizar as coisas que você mais valoriza, a sua visão de futuro e os seus objetivos específicos. Além disso, ele deve ter uma lista muito clara dos hábitos e ações que você precisa executar para se tornar essa pessoa que você deseja ser.

Para fazer esse bom planejamento, você precisa sentar, pensar e escrever detalhadamente como seria essa sua vida idealizada que hoje está apenas na sua cabeça. Esse é um exercício que exige autoconhecimento e também técnica: você precisa separar o que são os valores pessoais que vão guiar essa sua vida idealizada, quais são as metas que você precisa cumprir para transformar esses sonhos em realidade, quais são os hábitos e tarefas para alcançar essas metas.

Fazendo isso, você já terá em mãos um bom planejamento e vai estar na frente da maioria das pessoas que só fica imaginando como seria uma vida melhor.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Mas se você quiser um ÓTIMO planejamento de vida, então você precisa refinar o seu planejamento para se concentrar nos obstáculos. Porque, pensando friamente, são justamente os obstáculos que impedem você de ter hoje a vida que você gostaria de ter.

O imperador Marco Aurélio escreveu que o que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho se torna o caminho. 

Em outras palavras, o obstáculo é o caminho. As coisas que você mais resiste em fazer são as que você mais precisa fazer. Se você está há muito tempo procrastinando alguma ação, pode ter certeza de que essa ação é uma das mais importantes para você aproximar um pouco a sua vida real da sua vida desejada.

Na hora de fazer o seu planejamento, experimente começar pelas ações que você mais resiste em fazer.

Se você está há anos enrolando para começar uma dieta, inicie o seu planejamento por aí. Se está há anos dizendo que vai começar um negócio, comece por aí. Priorize os obstáculos e você vai ver um avanço mais rápido do que se ficar apenas agindo sobre o que é mais fácil para você.

Em vez de ficar atirando para todo lado e fazendo só o que você está acostumado a fazer, foque em encarar os seus maiores medos, as suas maiores dificuldades, as coisas que realmente impedem você de ter hoje a vida que você gostaria de ter.

Fazendo isso, você vai conseguir reduzir o abismo entre quem você é e quem você gostaria de ser.

Todos nós temos duas vidas: a vida vivida e a vida pensada. Diminuir a diferença entre essas duas vidas é uma das atitudes mais importantes que você pode tomar.

A melhor forma de fazer isso é combinando um bom planejamento de vida com ação consistente e direcionada para derrubar os seus maiores obstáculos.
Para você que tem interesse em descobrir como fazer um planejamento desse tipo, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Planejando Sua Vida, acessando agora mesmo o endereço https://arata.se/planejandosuavida