Tentar ganhar mais dinheiro é uma péssima ideia

Oi! Seiiti Arata. A pior coisa que você pode desejar é “querer ganhar mais dinheiro”.

Por que é uma péssima ideia querer ganhar mais dinheiro? O motivo é que se você procurar por maneiras de ganhar mais dinheiro, vai encontrar respostas perigosas. Por exemplo, em vez de deixar seu dinheiro onde existe baixo risco, você pode acabar entrando em investimentos de alto risco sem ter o conhecimento necessário. E assim, pode perder muito. 

Pior, pode entrar num golpe ou pirâmide que faz promessas de lucros enormes. 

Não é boa ideia tentar “ganhar mais dinheiro” como um objetivo de vida. Isso pode até fazer você perder dinheiro. 

Por que isso acontece? Porque ganhar mais dinheiro deve ser visto como a CONSEQUÊNCIA de você entregar para o mercado algum produto ou serviço que o mercado valoriza. Ou seja, o dinheiro deve ser a consequência e não o objetivo a ser buscado.

Qual deve ser o objetivo, então? O objetivo deve ser você se tornar bom realizando um trabalho que o mercado realmente valorize.

Por isso, se você quer enriquecer de um modo sustentável, você precisa rever algumas crenças e passar a encarar o dinheiro como consequência e não como objetivo principal.

Suas crenças sobre dinheiro impedem você de ganhar mais dinheiro.

Quando crescemos, somos ensinados que precisamos trabalhar para ganhar dinheiro e assim pagar as nossas despesas. Para a maioria das pessoas, isso significa conseguir um emprego e trocar tempo por dinheiro.

Essa crença fica gravada na nossa mente e começa a guiar várias das nossas decisões ao longo da vida. Por exemplo, a decisão de preferir um emprego mais seguro do que se arriscar e abrir uma empresa. Ou a decisão de gastar o que se ganha em vez de investir parte desses ganhos até alcançar independência financeira.

Existem também as crenças negativas sobre os motivos pelos quais você quer ganhar mais dinheiro. Conscientemente ou não, você pode estar querendo mostrar ao mundo, aos seus pais ou aos seus amigos que você não é um fracassado, que você tem seu valor, que você é melhor do que eles. Essas crenças são negativas pois são emoções que desgastam o entusiasmo com o tempo e não são sustentáveis no longo prazo. 

Ao contrário, crenças motivadas por emoções positivas trazem um efeito cumulativo com efeitos indiretos, como a curiosidade por uma certa profissão e o desejo de se tornar cada vez melhor. Uma pessoa que toma decisões baseada em crenças como essas terá boas recomendações, uma base de clientes fiéis, a vontade de constantemente aprender mais.

De todas as crenças de pobreza, as que envolvem problemas de autoestima são algumas das mais destrutivas. É impressionante como deixamos de buscar melhores condições simplesmente porque achamos que não somos merecedores.

Essas crenças negativas estão conosco o tempo todo, por exemplo quando pensamos duas vezes antes de escrever um email, pensando que não seremos respondidos com atenção. Quando deixamos de enviar nossa candidatura a um trabalho melhor. Quando achamos que um determinado projeto não poderá ser bem realizado com nosso nível atual de competência e perdemos a oportunidade.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Existem várias crenças sobre dinheiro que podem ser modificadas. Mas nessa conversa vamos focar em uma crença em especial, que muitas vezes traz efeitos opostos ao que você quer: a crença de que nós devemos ter o objetivo de ganhar mais dinheiro.

A crença de ganhar mais dinheiro como objetivo principal pode colocar você em situações de risco.

Quando você tem a crença de que dinheiro é o objetivo principal a ser perseguido, você pode entrar em situações que no final vão te fazer perder mais dinheiro.

Por exemplo, você corre o risco de entrar em investimentos de alto risco sem saber o que está fazendo direito. Muitas pessoas perdem dinheiro por falta de conhecimento e entrando em atividades arriscadas, como day trade, operando alavancado ou simplesmente investindo em oportunidades de negócios infalíveis. Tudo isso poderia ser evitado se a pessoa tivesse um preparo melhor.

Pior: você corre o risco de ser vítima de golpes como pirâmides financeiras ou ofertas iniciais de criptomoedas que na realidade não tem nenhum valor. 

Um esclarecimento sobre criptomoedas e bitcoin: como vimos no episódio número 15 da série Dinheiro Arata, apenas o bitcoin é considerada um bem escasso. Todas as demais criptomoedas são como empresas e portanto de altíssimo risco.

Quando você toma uma decisão de entrar em alguma situação arriscada dessas, na verdade o seu cérebro está operando com base nas crenças que você tem instaladas na sua mente. Qual é o problema de acreditar que o principal objetivo é ganhar mais dinheiro? O problema é que quando você encontrar uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, sua tendência é tentar aproveitar aquela oportunidade, mesmo que ela seja de alto risco..

É isso o que os golpistas querem. Eles vendem situações arriscadas ou até mesmo ilegais como se fossem ótimas oportunidades de enriquecer, porque eles sabem que muitas pessoas acreditam que ganhar mais dinheiro é o objetivo final.

Encarar o enriquecimento como objetivo principal é o mesmo que querer tratar uma doença pelos sintomas e não pelas causas.

A crença de que você deve ter o objetivo de ganhar mais dinheiro é interessante. Normalmente, quem está com o foco de atenção em ganhar mais dinheiro deixa de perceber que o dinheiro é consequência e não causa. Com isso, acaba tentando resolver o problema sem atacar as causas do problema.

Vamos fazer uma comparação com alguém que está doente. No caso de febre e dores, é necessário entender a causa da doença para tratá-la do jeito certo. Febre e dores são sintomas de muitas doenças, então não dá para tratar só os sintomas sem resolver a causa do problema.

Por exemplo, se a causa for uma infecção, pode ser necessário uso de antibióticos que atacam as bactérias. Mas se a causa for um vírus, o antibiótico pode ser inútil. Sem o diagnóstico correto, você corre risco de apenas tomar um comprimido para aliviar a dor e diminuir a febre, mas deixa de entender a causa.

De forma parecida, a falta de dinheiro não é o ponto ideal para concentrar esforços. Nem a busca por mais dinheiro. Quem tem a crença de que precisa encontrar mais formas de ganhar dinheiro inevitavelmente se depara com alguns golpes de pirâmides financeiras e outras promessas mirabolantes. 

Ao invés disso, podemos reformular a forma como nos comportamos e nos relacionamos com outras pessoas, oferecendo mais valor e colhendo mais resultados. Existem diversas crenças de riqueza que aceleram esse processo e que podem ser instaladas se você estudar o assunto e fizer um treinamento sério para mudar a sua mentalidade.

No episódio anterior da série Oi! Seiiti Arata, nós falamos sobre como você precisa deixar de ser criança e mudar as crenças negativas que foram instaladas na sua mente durante a infância. Essa mudança é possível e, quando falamos de dinheiro, ela é muitas vezes necessária, pois a maioria das pessoas nunca teve uma educação financeira de qualidade.

E a principal mudança financeira que você deve incorporar na sua mente é a de que o dinheiro é consequência e não causa. Mas consequência de quê?

Dinheiro é consequência de oferecer com qualidade para o mercado algo que as pessoas valorizam.

As pessoas que ganham muito dinheiro são aquelas que conseguem oferecer para o mercado com uma boa qualidade algum produto ou serviço que as pessoas estão precisando.

Por isso, em vez de ficar querendo ganhar mais dinheiro de todo jeito, foque não na consequência e sim na causa. Ou seja, você precisa se tornar muito bom em oferecer para o mercado alguma coisa que as pessoas estejam dispostas a dar muito dinheiro em troca.

Se você for um empregado ou prestador de serviço, precisa aumentar a qualidade do seu serviço. Quanto melhor você for como profissional na sua área de atuação, mais raro vai ser o tipo de serviço que você oferece. E quanto mais raro e mais buscado é um serviço, mais caro você pode cobrar por ele.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Se você for um empresário, precisa aumentar a qualidade da sua empresa. Não apenas a qualidade do seu produto, mas também melhorar a forma como você gerencia a sua empresa, para eliminar ineficiências e assim lucrar mais.

Falando de um jeito mais simples e direto, você precisa ser realmente bom naquilo que faz. Se você for realmente bom no que faz e estiver em um mercado com demanda, então vai conseguir a consequência de ganhar mais dinheiro.

Pode parecer contraditório, mas se você quer ganhar mais dinheiro, não foque em ganhar mais dinheiro. Foque em se tornar excelente no trabalho que você faz e assim espere as consequência de ser muito bem pago por isso.

Querer ganhar mais dinheiro como objetivo principal é uma crença equivocada que pode colocar você em situações de risco que vão te fazer perder muito dinheiro.

Em vez de focar nisso, entenda que ganhar mais dinheiro é a consequência de oferecer para o mercado algum trabalho que as pessoas valorizem. Com essa mudança de foco, você pode se tornar um profissional melhor e assim ganhar mais dinheiro como consequência.
Claro que essa não é a única crença sobre dinheiro que você precisa mudar. Para você que quer melhorar a sua mentalidade em relação ao dinheiro, eu te convido a assistir a uma aula especial do nosso curso de enriquecimento financeiro acessando o endereço https://arata.se/tabudinheiro