Talvez Um Dia Desses

Este vídeo sobre produtividade pessoal é pra um grupo bastante específico de pessoas. A dica será útil caso você goste de anotar seus afazeres em uma lista mas mesmo assim não tem a produtividade que gostaria.

E não me entenda mal, eu acho lista de tarefas uma ferramenta muito boa PRA QUEM SABE USAR. O problema acontece quando a gente anota tanta coisa na lista de afazeres que isso complica o gerenciamento das coisas. É um paradoxo, mas algo que deveria ajudar pode inclusive prejudicar.

É difícil processar uma lista muito grande. E quando a sua lista de tarefas fica cheia de itens, bate aquele desespero, aquela desmotivação. Dá vontade de abandonar totalmente.

Se esse também for o seu caso, aqui vem uma dica útil, que é a lista Talvez Um Dia Desses. Esta não é uma ideia nova, é um conceito bem conhecido, testado e aprovado – tanto é que vários autores usam este conceito com diferentes nomes – David Allen por exemplo chama isso de Someday/Maybe List.

Como funciona a lista Talvez Um Dia Desses? Primeiro, nós vamos separar as atividades que nós não vamos fazer imediatamente. Um bom lugar pra essas atividades é uma lista especial, a lista Talvez Um Dia Desses.

É lá que nós vamos anotar de forma separada as atividades que nós queremos fazer talvez algum dia, no futuro, mas com certeza agora não.

Então a lista do Talvez Um Dia Desses é o melhor espaço pra nós anotarmos os projetos que neste momento exato não tem como nós assumirmos, mas que não queremos esquecer. Se deu vontade de anotar, eu não vou anotar no meio das minhas tarefas principais, poluindo e me distraindo. Vou anotar na lista separada do Talvez um Dia Desses.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Dica bonus Produtividade Ninja:

Se você for uma pessoa de mente inquieta, sempre borbulhando novas ideias, com paixão pela vida, vai ver que em poucos dias essa sua lista do Talvez um Dia Desses comece a virar um livro gigantesco. É normal.

Nesse caso, vai começar a valer a pena organizar em sublistas temáticas. Por exemplo:

– Lugares que eu quero visitar

– Livros que quero ler

– Filmes que desejo ver

– Idiomas e habilidades que desejo aprender

– Atividades pra fazer com minha família

Essas listas são muito valiosas. Porque naquela noite que você está com quem você gosta, em vez de ficar naquele programa de sempre, você pode rapidamente consultar a sua lista e lembrar daquelas atividades mais interessantes que já estavam preselecionadas. Ou até mesmo assistir um dos filmes da sua lista.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Dica bonus Produtividade Ninja 2:

Seja bastante consciente ao utilizar a lista do Talvez um Dia Desses.

É fácil a gente se empolgar e jogar qualquer ideia doida no meio da lista, ideias que no fundo no fundo nós não temos uma real intenção de cumprir. O problema disso é que ao ocupar espaço na lista, isso sempre vai ficar lá atrapalhando em momentos de revisão. Sempre é bom de tempos em tempos revisar o que nós estamos anotando na lista Talvez Um Dia Desses. Então, numa revisão que você fizer, e sentir que é uma atividade que estava empolgado na hora mas que mudou de ideia, fique à vontade pra eliminar.

Dica bonus Produtividade Ninja 3:

Agora tem gente se perguntando: qual é o aplicativo que eu utilizo pra gerenciar essas listas? Tem pra Android? Tem pra iPhone? A melhor dica que eu posso dar pra você agora é: isso é o de menos. Isso tanto faz.

O importante é verificar se a forma de controlar a lista funciona pra você. Tem pessoas que gostam de aplicativos complexos como o Omnifocus. Tem pessoas que preferem aplicativos simples como o Wunderlist. Tem gente que faz tudo isso usando arquivos simples de texto puro que estão armazenados na nuvem e sempre sincronizados com qualquer aparelho. E tem pessoas que, acredite só, usam um caderninho de papel.

O que vai fazer a grande diferença é justamente a clareza em saber quando adicionar um item pra esta lista do Talvez um Dia Desses. Pra isso é necessário saber quais são os seus objetivos, suas prioridades.

E essa mesma clareza permite, de tempos em tempos, decidir manter esses itens dentro da lista ou descartar. Esse é um papo mais profundo que nós trabalhamos dentro do curso Produtividade Ninja – você pode cadastrar o seu email em o link aqui  e lá nós passamos todos os detalhes para você ter acesso completo ao material. Eu sou Seiiti Arata, da Arata Academy e espero que este vídeo tenha sido útil para você. Um forte abraço!