Pare de mentir que desistiu dos seus sonhos

Oi! Seiiti Arata. Todo mundo tem sonhos não realizados. E isso é normal. É normal você ter sonhos não realizados, porém que estão em andamento. Essas são as suas aspirações, são os objetivos que você está buscando realizar através do seu planejamento.

É normal também ter sonhos não realizados e que você sinceramente já não tem mais interesse, pois hoje em dia você mudou de preferências. Por exemplo, imagine alguém que quando era adolescente tinha o sonho de ir ver o show da sua banda favorita, e hoje em dia está aposentado. O sonho agora é outro. Neste exemplo, o novo sonho é ficar sossegado e a última coisa que esse aposentado deseja agora é ir pra um show de música com barulho, com aperto de gente e ter que ficar em pé várias horas.

Mas existe algo diferente e que não é normal (ou que não deveria ser normal). Não é normal ter sonhos não realizados… e MENTIR para você mesmo dizendo que esses sonhos não importam mais. Isso faz mal. É uma desonestidade com você mesmo. E existe um preço que você paga sempre que você mente para você.

Alguns dos nossos sonhos não foram realizados porque nós desistimos. E quando nós desistimos de um sonho, nós precisamos ser honestos. 

Está tudo bem desistir por não querer pagar o preço necessário para transformar esses sonhos em realidade.

Está tudo bem em desistir de um sonho que nós tínhamos e hoje não temos mais. 

Mas não está nada bem em desistir de um sonho que nós ainda desejamos muito… e MENTIR para nós mesmos dizendo que aquilo não importa mais. Essa falta de honestidade é uma bomba-relógio, é um problema que cedo ou tarde vai gerar raiva, rancor ou frustração com esse sentimento de derrota.

Sonhos não realizados trazem problemas quando você mente dizendo que desistiu dos seus objetivos.

Pense nos seus grandes sonhos de vida que ainda não se tornaram realidade. Ser reconhecido no seu trabalho, conquistar independência financeira, entrar em forma, abrir a sua própria empresa… pense em tudo o que você já sonhou em realizar, mas ainda não conseguiu.

Agora tente separar estes sonhos não realizados em duas categorias, em dois caminhos. Existe o caminho da verdade… e o caminho da mentira. No caminho da verdade, estão os sonhos que ainda estão em andamento… e também os sonhos que você já não deseja mais realizar. 

Um exemplo de sonho que ainda está em andamento é se você sonha em conquistar independência financeira. Vai demorar alguns anos até você ter uma quantidade tão grande de dinheiro investido que vai pagar as suas contas apenas com o rendimento passivo. Mas todos os meses você faz um pequeno investimento. É o melhor que você pode fazer agora, um passinho de cada vez. Então este é um sonho que está em andamento. 

Um exemplo de sonho que você sinceramente não tem mais é se você sonhava em ser um astronauta. Quando você era criança, parecia ser o melhor trabalho do mundo viajar pelas galáxias em um foguete. Mas hoje você tem mais maturidade e sabe que não é isso o que um astronauta faz e sinceramente não tem mais esse desejo. 

Esses sonhos que estão em andamento … e os sonhos que você sinceramente não deseja mais realizar são os da categoria um, o caminho da verdade. Este é um caminho saudável, de pessoas bem resolvidas. O problema está nos sonhos da categoria dois, no caminho da mentira: os sonhos que você tentou realizar, não conseguiu e está mentindo para você mesmo dizendo que eles não importam.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Lembra da fábula da raposa e das uvas? A raposa encontrou bonitas uvas, ficou pulando tentando alcançar mas não conseguiu. E foi embora dizendo “Mas eu não queria mesmo! Além do mais, essas uvas parecem estar azedas.” Ou seja, a raposa precisou mentir para ela mesma para lidar com a frustração e o fracasso.

Os sonhos do caminho da mentira são aqueles sonhos que nós dizemos que desistimos. Mas a verdade é que estamos escondendo o arrependimento de não ter tentado mais. Não admitimos para nós mesmos que estamos frustrados por não ter conseguido. 

Esses sentimentos podem fazer mal para a saúde mental. Nós temos um comportamento incoerente quando desejamos alguma coisa e agimos como se não desejássemos aquela coisa.

Por exemplo, pense no João, que sempre teve o sonho de casar com a Maria. João até começou a namorar com a Maria, mas não deu certo. Ela ficou aborrecida e acabou com o relacionamento. O resumo da história é que o João tomou um pé na bunda e não conseguiu o casamento dos sonhos com a Maria. E agora o João está com casamento marcado com outra moça, a Creiciane. O João mente para todo mundo e até para ele mesmo, dizendo que foi ele quem terminou o relacionamento com a Maria. Mas a verdade é que o João não ama a Creiciane de verdade e somente vai se casar pelo medo de ficar sozinho. E todos os dias fica secretamente bisbilhotando o perfil da Maria nas redes sociais. Esta obsessão secreta com a Maria é um dos principais motivos que tornou difícil João desenvolver um verdadeiro sentimento de amor com a Creiciane.

A lição que precisa ser entendida é a seguinte: O sonho não realizado e mal resolvido pode trazer problemas para a sua vida quando você segue o caminho da mentira. Você diz que desistiu dos seus objetivos iniciais, mas essa é uma mentira pois lá no fundo ainda tem um desejo reprimido e isso traz grande inquietude.

Use o conhecimento de si mesmo para traçar um plano capaz de finalmente transformar sonhos em realidade.

Existe um problema com a palavra “sonhos”. Quando estamos sonhando com qualquer coisa que queremos, nós estamos focados apenas no resultado final. E assim deixamos de prestar a devida atenção ao que temos que fazer para alcançar esse resultado final.

Por exemplo, é comum sonhar com objetivos finais como em ter um corpo mais atlético, com menos gordura e mais músculos. Sonhamos que com um corpo assim nos sentiríamos mais bonitos, que isso aumentaria a nossa autoestima e até ajudaria nos relacionamentos.

Mas quase nunca sonhamos com o processo, como iniciar uma dieta com restrição de doces, pizzas e outras guloseimas. Nunca sonhamos em passar horas fazendo exercícios físicos, mesmo nos dias em que não estamos com vontade de treinar. Só sonhamos com o resultado final, mas nunca com o processo.

Por isso, o primeiro passo para lidar bem com os seus sonhos não realizados é saber se realmente você quer realizar aquele sonho. Todo sonho tem um preço a se pagar. Você aceita pagar o preço? Você quer realmente mudar sua alimentação para ter um corpo em forma? Quer mesmo abandonar a estabilidade do seu emprego para abrir uma empresa? Está mesmo disposto a estudar investimentos para comprar ações e criptoativos?

A melhor forma de obter essas respostas é com autoconhecimento. Pegue um papel e comece a listar quais são as coisas que você mais valoriza na vida hoje. Depois, compare essa sua lista de valores pessoais com os seus sonhos não realizados, dedicando o foco no processo necessário para transformar esses sonhos em realidade. 

Por fim, responda honestamente: aceito pagar o preço? É possível eu realizar O PROCESSO necessário para realizar esses sonhos respeitando a minha escala de valores pessoais?

Imagine alguém que valoriza conforto, família, estabilidade e lazer. Agora imagine que essa mesma pessoa tem o sonho não realizado de abrir uma galeria de arte. No início, abrir um negócio assim é o completo oposto de conforto, estabilidade, tempo para a família ou para o lazer. 

Então nesse caso a pessoa tem um sonho cujo processo não é compatível com a própria escala de valores. O melhor seria abrir mão do sonho, movendo ele de uma vez por todas para a categoria um, o caminho da verdade, a categoria dos sonhos que você sinceramente já não deseja mais realizar.

Se você sonha com o processo e está alinhado com os valores, dê o seu máximo para concretizar os sonhos não realizados.

Agora finalmente estamos chegando aos sonhos que valem a pena ser retomados. Você já identificou quais são os sonhos que no fundo ainda quer realizar. Já excluiu aqueles que não estão compatíveis com os seus valores pessoais. E já entendeu que precisa sonhar com o processo, e não apenas com o resultado final.

Os sonhos não realizados que passaram por todos esses filtros são aqueles nos quais você deve se concentrar. Faça uma lista com eles e escolha apenas um para começar a transformar em realidade.

Um sonho é simplesmente um objetivo sem data. É por isso que você precisa de um plano de vida completo e detalhado.

Pegue esse sonho que você escolheu e comece a traçar um planejamento para ele. O planejamento deve ser escrito e completo com tudo o que você precisa fazer, considerando o seu contexto de vida. É assim que será possível transformar o sonho em realidade.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

As palavras possuem enorme poder e por isso é necessário ter precisão na linguagem. Em vez de somente escrever que tem o sonho de “abrir a própria empresa”, escreva de forma mais específica. Por exemplo, escreva que vai abrir uma galeria de artes plásticas, no bairro tal, até o dia xis. Faça uma listagem de todos os pontos positivos (vantagens únicas) e de todos os pontos negativos (dificuldades e fraquezas). 

Depois, vá listando cada passo que você tem que dar para sair da situação em que você está hoje para se aproximar da situação sonhada. Não se preocupe em ter absolutamente todos os passos listados. O importante é ter uma visão geral e saber qual é o próximo passo que você precisa dar.

Além disso, tenha marcos muito claros para saber se você está avançando em relação à concretização do sonho. O ideal é você fazer avaliações de curto prazo, usando por exemplo a técnica das mini metas semanais e o ciclo PDCA, como falamos no episódio 203 da série Oi! Seiiti Arata.

A cada semana, vá reavaliando se você ainda sonha mesmo com o processo desse sonho não realizado. Pode acontecer que você ganhe amadurecimento e clareza, de forma parecida com a criança que já não quer mais ser astronauta. É normal perceber que você mudou de ideia e está pronto para abrir mão desse sonho. Neste caso, continue respeitando a verdade com você mesmo, desistindo deste sonho com serenidade e seguindo o caminho da verdade.

Fazendo isso, um sonho de cada vez, você pode limpar a sua lista e finalmente se livrar de todo o ressentimento e de toda a frustração de não ter conseguido realizar os grandes sonhos da sua vida.

Sonhos que não realizamos mas que lá no fundo ainda desejamos realizar podem se tornar um problema para a nossa saúde mental, pois acabam se tornando uma fonte de pensamentos negativos, ressentimento e frustração.

Para evitar isso, tenha clareza sobre quais são os sonhos que você desistiu sem querer na verdade ter desistido. Veja se eles estão de acordo com os seus valores pessoais e se você está disposto a encarar o processo para transformá-los em realidade.

Em caso positivo, você deve incluir esses sonhos no seu planejamento de vida. No curso Planejando Sua Vida, você descobre exatamente como fazer um planejamento desse tipo, incluindo todos os seus grandes sonhos em um plano único que vai te mostrar exatamente o que você precisa fazer para se tornar a pessoa que você quer ser.
Você pode conhecer melhor o Planejando Sua Vida agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida