O lado bom do lado ruim: Amor Fati

Oi! Seiiti Arata. Uma vida boa precisa de um lado ruim. Qual é o lado ruim da sua vida? Você acha que seu rosto é feio? O lado ruim da sua vida é uma doença crônica incurável? Você foi traído por quem você mais confiava? Seus próprios filhos não gostam de você? Os seus pais não aceitam as suas escolhas? Você perdeu dinheiro em um investimento mal feito? 

Parabéns, você encontrou o lado ruim da sua vida e agora pode AMAR esses problemas. É isso mesmo. Este é o conselho milenar conhecido como Amor Fati. Para você se tornar uma pessoa melhor, você pode pensar no maior problema da sua vida… e amar esse problema.

Amar o problema.

Amar o problema é diferente de tentar resolver o problema. É diferente de suportar, tolerar ou fingir que o problema não existe. Amar o problema significa reconhecer o valor desse lado ruim. É você celebrar o lado ruim, pois ele tem um papel de valor na sua vida.

Amor Fati significa amar o seu destino e celebrar também os aspectos mais cruéis, injustos e dolorosos da vida.

Amor Fati é uma expressão em latim que significa amor ao destino. Essa expressão surgiu lá na Grécia Antiga na escola de filosofia conhecida como Estoicismo.

Nós já falamos sobre algumas práticas estóicas no episódio 45 da série Produtividade Arata. Basicamente, o Estoicismo acredita que existe uma ordem natural das coisas. Você vai sofrer se você não aceitar a vida como ela é. E você vai viver uma boa vida se você aceitar as regras dessa ordem natural.

Uma dessas regras da ordem natural é que a vida de qualquer pessoa é cheia de problemas. E que não adianta querer combater, fugir ou apenas tolerar esses problemas, pois eles vão continuar a aparecer de qualquer jeito.

Então, em vez disso, você deveria AMAR tudo o que acontece na sua vida. Isso inclui os seus problemas, pois eles são parte da vida. Entendeu? Vamos amar a vida como ela é por inteiro, incluindo as partes ruins.

Felicidade Seiiti Arata, Arata Academy

Muitos séculos depois, essa ideia voltou a ganhar atenção. O filósofo Friedrich Nietzsche definiu que Amor Fati é a fórmula para a grandeza de um ser humano. E isso é fácil de entender: uma pessoa comum consegue, no máximo, suportar grandes problemas. Porém, apenas uma pessoa superior seria capaz de amar esses problemas.

Amor Fati significa celebrar o valor dos seus problemas. Você deve aprender a amar as coisas do jeito que elas são e aceitar o seu destino de forma integral e com entusiasmo.

Todos nós concordamos que o amor é um sentimento nobre, que eleva as pessoas para um patamar superior. Só o amor é capaz de transformar coisas ruins em coisas boas. Por isso, praticar amar qualquer coisa que apareça na sua vida, incluindo as ruins, é encher a sua vida de amor por todos os lados.

Amor Fati não é conformismo. É querer que as coisas boas e ruins aconteçam exatamente como elas acontecem.

Quando você escuta o conselho de aceitar as coisas como elas são e de amar o seu destino, pode parecer que esse é um conselho conformista. Essa é uma interpretação equivocada. Amor Fati não significa se conformar com os problemas, mas sim amar o fato de que são essas adversidades que transformam você na pessoa que você é.

Em vez de ficar desejando que a vida fosse diferente, você deve aceitar e até querer que as coisas aconteçam exatamente do jeito que elas acontecem. Sem tirar nem acrescentar nada.

Pense como você teria mais satisfação com a vida se abrisse mão do controle. Se você pudesse voltar no tempo, você deixaria tudo acontecer do mesmo jeito, inclusive as coisas ruins? Essa é uma regra simples: ao amar tudo em sua vida, você se desapega do seu desejo de controle e boa parte do seu sofrimento vai embora junto.

Em vez de ficar desejando controlar o que é incontrolável, aceite que os problemas vão sempre aparecer e pense em amar esses problemas conforme eles aparecem na sua vida. 

Pense em enxergar esses problemas como os degraus de uma escada que vão fazer você subir para o próximo nível, dando o melhor de si com a realidade que você tem.

Isso liberta você de ficar pensando “ah, se eu tivesse isso ou aquilo eu conseguiria resolver esse problema”. Pare de ficar se comparando com outras pessoas e sentindo inveja delas. Perceba como é inútil se comparar com os outros ou desejar voltar pro passado e fazer as coisas diferente. Mesmo que você voltasse no passado, é certeza que outros problemas apareceriam na sua vida. Mesmo que você fosse igual aquela outra pessoa que você tem inveja, você teria outros problemas.

Ficar querendo que as coisas fossem diferentes acaba se tornando uma fonte de sofrimento e frustração. Aceite quem você é e quais são as suas circunstâncias e, a partir daí, use as suas dificuldades como combustível para se tornar maior do que os seus problemas.

Dificuldades funcionam como combustível para você se tornar uma pessoa melhor. Problemas não devem ser evitados, mas sim abraçados e até desejados.

Os problemas ajudam você a melhorar e atingir o seu pleno potencial. Se você evitar o aparecimento de problemas, está também perdendo oportunidades de se desenvolver. 

Também não adianta fechar os olhos e negar a existência dos problemas. Você precisa observar os problemas. Grandes empresas como Google, Microsoft e Tesla oferecem grandes prêmios em dinheiro para hackers que conseguem encontrar vulnerabilidades. Eles incentivam os hackers a procurar o que está vulnerável para que eles possam melhorar ainda mais.

Quando um problema aparecer na sua vida, agradeça. Se o problema te causa inquietude, fique feliz porque isso te faz se sentir vivo, com um desafio pela frente. E esse desafio vai exigir que você dê o seu melhor.

Felicidade Seiiti Arata, Arata Academy

Se os problemas são inevitáveis e se eles ajudam você a crescer, o caminho lógico é amar esses problemas. Nem sempre o lado positivo vai superar os pontos negativos de um grande problema. Mas ainda assim você deve abraçar todos os lados do problema, porque na verdade essa é a sua única opção.

Qual seria outra opção? Ficar frustrado, com raiva ou triste não vai fazer com que o problema desapareça. Esses sentimentos negativos na verdade vão até dificultar que você entre em ação para resolver o problema. Então é melhor usar um sentimento positivo como o amor como combustível para você mesmo crescer e se tornar maior do que o problema.

Você consegue se imaginar se sentindo ótimo pelo aparecimento de um problema? Ou até desejando que um problema surja na sua vida? Você consegue se imaginar sendo capaz de até mesmo agradecer por esse problema ter aparecido do jeito que apareceu, pois só assim você vai ter a oportunidade de crescer como pessoa?

Eu sei que não é tarefa fácil. Desde o momento em que nós nascemos, nós somos treinados para evitar problemas e reclamar quando eles aparecem. Por isso é necessário ter uma mente superior, um controle emocional muito bem desenvolvido, para ser capaz de amar os próprios problemas.

Não fique se julgando se depois dessa conversa você não se sentir capaz de amar os seus próprios problemas. Isso não é algo que muda de repente. Em vez disso, comece a treinar sua mente aos poucos para dizer sim, para abraçar com amor os problemas que aparecem e quem sabe até agradecer pela oportunidade de ter novos desafios pela frente. No treinamento Felicidade que você pode conhecer em https://arata.se/felicidade nós vamos fazer vários exercícios para isso com base em psicologia positiva.

E assim, com o tempo, a ideia de Amor Fati pode se tornar mais natural para a sua mente e trazer ganhos consideráveis para os seus níveis de felicidade e de satisfação com a própria vida.

Amor Fati é uma ideia que surgiu muitos séculos atrás na Grécia Antiga, foi definida por Nietzsche como a fórmula para a grandeza humana e pode começar a ser usada por você hoje mesmo para aumentar os níveis de felicidade na sua vida.

Para isso, você deve começar a treinar a prática de amar os seus problemas. Ou melhor, de amar tudo o que acontece na sua vida de maneira integral, incluindo as partes mais cruéis e dolorosas da vida, sem ficar apegado ao desejo de que as coisas fossem diferentes do que são. Essa é uma prática que vai reduzir o sofrimento e encher a sua vida de amor por todos os lados, elevando você para um patamar superior em termos de desenvolvimento emocional.
Para você que se interessa em práticas como essa para se tornar uma pessoa mais feliz, eu te convido a conhecer o projeto Felicidade, acessando o endereço https://arata.se/felicidade