Não pegue atalhos. Eles demoram demais.

Sabe qual é o caminho mais rápido para chegar onde você quer? É o caminho sem atalhos. Em todos esses anos criando conteúdo da Arata Academy na internet, eu já recebi milhares de mensagens, de todos os tipos que você possa imaginar. E existe uma pergunta em especial que vem se repetindo ao longo dos anos: aquela que pergunta sobre como encontrar atalhos na vida.

São as mensagens das pessoas que querem aprender algo novo sem estudar muito. Que querem emagrecer comendo algum alimento “mágico” para queimar gordura. Que querem ganhar mais dinheiro sem fazer tanto esforço.

Independente da mensagem, a minha resposta é sempre a mesma: não pegue atalhos. Eles demoram demais.

Por que atalhos não funcionam

Se você parar para pensar, o que são esses atalhos que as pessoas buscam?

Eles nada mais são do que uma forma de obter um resultado sem empregar o esforço necessário, sem buscar o próprio desenvolvimento pessoal.

A gente vive em uma época que nos permite ter no bolso um computador com múltiplas vezes mais capacidade de processamento do que toda a nave que levou o homem à lua.

Isso tem um lado positivo, mas também leva muita gente a ficar o tempo todo procurando soluções rápidas, fáceis ou até mesmo “mágicas” para os problemas da vida.

A tecnologia que temos hoje às vezes traz a ilusão de que é possível encontrar atalhos, truques, “lifehacks” que tragam a vida que desejamos. 

Passamos horas procurando respostas nos buscadores, comparando nossas vidas com o que vemos nas redes sociais, pesquisando apps que facilitem o cumprimento das nossas metas. Atrás desse comportamento existe a crença de que acharemos uma resposta fácil para os nossos problemas.

Infelizmente, isso não passa de uma ilusão.

Alguns anos atrás, Martin Scorsese escreveu em um jornal italiano uma carta aberta sobre esse tema para sua filha, Francesca.

Na carta, o cineasta falava sobre como a tecnologia havia mudado drasticamente a forma de fazer e distribuir filmes.

Pela primeira vez na história, os filmes podem ser feitos com muito pouco dinheiro. Isso não existia quando Scorsese era adolescente. Filmes de orçamento extremamente baixo sempre foram a exceção, e não a regra.

Ele disse: “non sono le macchine a fare il film, sei tu. Poter prendere una cinepresa e iniziare a girare e poi mettere il tutto assieme con Final Cut Pro è una forma di libertà, ma fare un film – il film che senti di “dover” fare – è un’altra cosa. Per la quale non esistono scorciatoie.”

(Numa tradução livre, “Você pode facilmente pegar uma câmera e começar a capturar imagens e então colocá-las todas juntas em uma edição final. Mas fazer um filme (aquele que você precisa fazer), é mais do que isso. E não há atalhos”.

Qual é a alternativa

Se não há atalhos, qual seria a alternativa? 

A alternativa é trilhar o caminho correto, é se dedicar para obter o resultado que você deseja. E colher os resultados que você merece.

Você tem que ser absolutamente dedicado ao seu objetivo, tem que dar tudo de si mesmo e proteger os seus sonhos com a sua própria vida.

Se no passado a gente tinha que lutar contra a falta de recursos, hoje em dia a luta é contra a paralisia causada pelo excesso de possibilidades.

Nas palavras de Scorsese, “Le scorciatoie non portano mai da nessuna parte. Non sto dicendo che tutto deve essere difficile. Sto dicendo che la voce che ti accende è la “tua” voce. “

Ou “Não existem atalhos para nada. Não estou dizendo que tudo tem que ser difícil. Estou dizendo que a voz que te ilumina, que inflama você é a sua voz – a sua luz interior. Isso é você. Essa é a verdade”.

Como trilhar o caminho correto

Se você foi uma das pessoas que me escreveu procurando algum tipo de atalho, esta conversa é com você.

E a minha resposta segue sendo a mesma: não procure atalhos, eles demoram demais.

Você pode usar uma técnica específica para memorizar algum assunto. Pode tomar algo que vai te fazer queimar gordura ou ganhar músculos rapidamente. Pode até encontrar algum esquema para ganhar dinheiro rápido e fácil.

Mas, seja honesto com você mesmo: você realmente acha que esses atalhos são sustentáveis, acha que esses truques vão durar muito?

Você acha que é possível alcançar verdadeira maestria em um assunto sem estudar muito para isso? Que é possível ter um corpo em forma e saudável sem alimentação correta e exercícios ao longo da vida? Você realmente acredita que dá para ficar rico usando truques mirabolantes que você encontra na internet?

Estou aqui só para fazer essas perguntas, porque acredito que as respostas você mesmo já sabe.

Não confunda as coisas. Sim, você pode acelerar o seu aprendizado, pode treinar e se alimentar de maneira mais eficiente, pode investir de maneira mais inteligente. O que você deseja nestes casos é evitar desperdício, evitar trilhar caminhos ineficientes, ficar repetindo os mesmos erros.

Mas qualquer que seja o seu objetivo, para ter resultados consistentes ao longo do tempo é necessário trilhar o caminho certo. É preciso colocar o devido esforço e dedicação para fazer por merecer os resultados que você deseja.

E se você desistisse de pegar atalhos?

Eu queria terminar esta conversa com uma provocação: e se você desistisse de pegar atalhos?

E se você tivesse clareza do que quer na vida? E corresse atrás dos seus maiores objetivos pelo caminho correto? Dando um passo após o outro até chegar ao destino desejado?

Será que isso não seria mais rápido do que ficar nessa eterna busca de encontrar o atalho mágico, o próximo grande truque, o novo “life hack”?

Experimente. E talvez você chegue à mesma conclusão que eu: a de que não vale a pena pegar atalhos, porque no final das contas eles demoram demais.

E se você tem interesse nesse tema, eu te convido a assistir a uma aula especial sobre como alcançar melhorias em sua vida começando por você mesmo, como parte do nosso curso Desenvolvimento Pessoal.