Como vencer o dilema das redes sociais

Oi! Seiiti Arata. As redes sociais estão nos colocando em um dilema difícil de resolver.

Por um lado, as redes sociais nos conectam a outras pessoas, abrem portas para novos conhecimentos e podem nos dar várias oportunidades de trabalho.

Por outro lado, as redes sociais sugam o nosso tempo e sequestram a nossa atenção. E, pior ainda: as redes sociais usam os dados que nós geramos para nos influenciar a comprar coisas que talvez nem precisamos. Este é um problema tão sério e evidente que até mesmo filmes tem sido feitos sobre este assunto.

Os aspectos negativos das redes sociais estão se tornando tão evidentes que muita gente propõe que você deve simplesmente apagar as suas contas e sair das redes sociais de uma vez por todas.

Mas essa não é uma forma muito inteligente de resolver o dilema. Sair das redes sociais vai eliminar os aspectos negativos, mas vai fazer com que você também perca todas as vantagens de estar em uma rede.

E essas vantagens não são apenas distrações fúteis. Está errado dizer que usar redes sociais é pura perda de tempo. 

É nas redes sociais que você pode manter contato com amigos e parentes distantes. É lá que você pode fazer o seu marketing pessoal, encontrar empregadores ou clientes, fazer networking. Também é lá que você pode adquirir conhecimentos que estão sendo transmitidos por outras pessoas. Até mesmo o debate público e político muitas vezes só está plenamente acessível a quem participa das redes sociais.

Por isso nessa conversa de hoje nós vamos discutir como vencer o dilema das redes sem você ter que simplesmente excluir as suas contas.

A melhor forma de vencer o dilema das redes sociais é combater tecnologia com tecnologia.

Quando nós estamos diante de um dilema, existe um problema a ser resolvido. Qual é o problema? 

Como é que nós podemos usar as redes sociais de uma forma produtiva, aproveitando as vantagens e minimizando as desvantagens?

Para resolver esse problema, você e eu concordamos que deletar tudo é uma abordagem simplista que não vai nos fazer aproveitar as vantagens da rede.

A segunda abordagem que nos vem à mente é controlar o uso das redes. Se as redes sociais estão sugando muito o seu tempo e a sua atenção, uma solução seria você ter mais autocontrole e gerenciar melhor o seu tempo para só entrar nas redes sociais quando tiver tempo disponível.

O problema é que essa é uma luta injusta. De um lado está você sozinho com seu autocontrole. Do outro lado estão as empresas mais ricas da história da humanidade, com milhares de designers, programadores e cientistas de dados criando algoritmos otimizados para te viciar a usar mais e mais.

A única maneira de equilibrar um pouco essa luta é combatendo tecnologia com tecnologia.

Não confie na sua força de vontade. Programe um ambiente que faça você usar as redes sociais de um jeito saudável.

Para gerenciar melhor o seu tempo nas redes sociais, você vai precisar de duas métricas. A primeira métrica é: quanto tempo você passa atualmente nas redes sociais?

Você pode ver esse tempo no seu próprio smartphone. A maioria dos celulares atuais dão essa informação, basta você procurar. Se o seu modelo for mais antigo e não der essa informação, você pode instalar um aplicativo que faça essa medida. Ou pode simplesmente pensar e fazer uma estimativa de quanto tempo está gastando atualmente com redes sociais.

Agora você já tem a primeira métrica, já sabe quanto tempo gasta nas redes sociais. A segunda métrica é pensar em quanto tempo VOCÊ QUER passar nas redes sociais.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Não existe um número certo para isso. Para uma pessoa que usa as redes sociais como instrumento de trabalho, esse tempo pode ser bem maior do que para outra pessoa que usa as redes sociais apenas como distração. Por isso você deve definir um tempo que acha adequado para o seu caso.

Agora você já sabe onde está e para onde quer ir. O terceiro passo é fazer essa mudança, mas não confiando apenas na sua vontade. Você vai editar as configurações para definir o tempo máximo permitido nas redes sociais. Muitos celulares já têm essa opção, mas caso o seu não tenha, basta baixar um aplicativo que faça isso.

Quando o limite de tempo for atingido, o seu acesso será bloqueado e você só vai poder acessar novamente no dia seguinte.

Use o celular com intenção. Vá até as redes sociais, mas não deixe que as redes sociais venham até você.

Muitas vezes nós olhamos as redes sociais só porque estamos entediados, estressados ou para procrastinar. Na verdade, muitas vezes pegamos o celular automaticamente sem nem saber como fomos parar ali.

Esse comportamento foi condicionado. Muito desse condicionamento vem das notificações. Se você recebe uma notificação dizendo que um amigo te marcou em uma foto na rede social, é difícil resistir a tentação de olhar.

As notificações são a forma pelas quais as redes sociais vêm até você. Por isso, você deve agora mesmo desabilitar todas as notificações automáticas de redes sociais do seu aparelho. Deixe apenas aquelas notificações que foram geradas por uma pessoa real, como por exemplo uma mensagem direta que alguém mandou para você.

Mesmo quando você desligar as notificações, ainda assim vai continuar com o hábito de pegar o celular só para dar uma olhadinha. Quando você se flagrar pegando o celular sem nem saber o porquê, tente antes mesmo de desbloquear a tela se perguntar por que você está pegando o celular naquela hora. Olhe para a tela bloqueada e pense “Porque estou checando redes sociais? O que estou procurando aqui?”.

É difícil realizar essa reflexão em um comportamento automatizado. Mas se por acaso esse momento surgir, não perca a chance de fazer essa reflexão. Uma dica para aumentar suas chances é usar um papel de parede para a tela bloqueada que seja simplesmente preto com a pergunta “Por quê?” no meio.

Reduza o seu tempo nas redes sociais: elimine os artifícios projetados para manter você engajado.

Mesmo que você tenha estabelecido um limite de tempo diário para usar as redes sociais, ainda assim você quer gerenciar o seu tempo para usar esse limite da melhor forma possível.

Imagine que você limitou seu uso a meia hora por dia no Instagram, pois é lá que você vê fotos de familiares e amigos que moram longe e essa é uma forma de você se conectar com essas pessoas queridas.

Aí você entrou lá no Instagram e de repente clicou na aba explorar, e viu um meme, e depois uma publicidade, e aí clicou na foto de algum influenciador… quando você percebe, já se passaram os trinta minutos e você não usou a rede social com a intenção que tinha de se conectar com pessoas queridas.

Em parte, isso não é culpa sua. As redes sociais foram desenhadas para manter você engajado, descobrindo novos perfis, clicando em publicidade, seguindo novas pessoas.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Por isso, o ideal é você deixar bem claro para você mesmo qual é a sua intenção ao usar as redes sociais. Evite clicar nas abas de explorar, de vídeos em alta, de trending topics. Evite consumir publicidade em excesso, para não ser manipulado a comprar coisas que na verdade você não precisa.

Se você usa o computador para acessar redes sociais, pode até encontrar extensões para o seu navegador que eliminem esses artifícios de engajamento. Existem extensões para ocultar a aba explorar, para remover vídeos relacionados, para bloquear publicidade, para esconder comentários… basta pesquisar.

Se você quer usar redes sociais como um profissional, use ferramentas profissionais.

Muita gente argumenta que não pode deixar de usar as redes sociais por motivos profissionais. Essas são pessoas que usam as redes sociais para divulgar o próprio trabalho, para encontrar clientes, para fazer networking.

Se esse é o seu caso, você deve procurar ferramentas profissionais para usar as redes sociais como um profissional.

Ferramentas de gerenciamento de redes sociais têm um custo relativamente baixo. Essas ferramentas permitem que você publique nas redes sociais e até responda mensagens sem precisar ficar entrando nas redes sociais.

Além disso, você pode em um só lugar centralizar e até mesmo agendar todas as suas publicações.

Quando você usa ferramentas de gerenciamento de redes sociais, você otimiza o seu tempo. Você faz o que tem que fazer, divulga o seu trabalho, gerencia as mensagens, e depois volta a trabalhar sem perder boa parte do seu dia preso em um feed infinito de notícias, fotos e vídeos.

Resolver o dilema das redes sociais é aproveitar o aspecto positivo dessas redes e ao mesmo tempo gerenciar o tempo para que elas não consumam toda a nossa atenção.

A melhor forma de resolver esse dilema é combater tecnologia com tecnologia. Limite o seu tempo permitido nas redes, bloqueie sites ou artifícios distrativos e principalmente deixe claro qual é a sua intenção ao usar essas redes.

Essas são algumas formas de você gerenciar melhor o seu tempo. Caso você queira conhecer técnicas ainda mais avançadas, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento do tempo.

Basta acessar https://arata.se/gerenciamentotempo para ver essa aula especial agora mesmo.