Como ser mais criativo

Produtividade Arata! Se você deseja aumentar as chances de sucesso nas atividades que você realiza, então é necessário utilizar seu potencial criativo. Com a criatividade você pode desenvolver melhores formas de alcançar resultados. Neste vídeo o pensamento criativo será a ferramenta para acelerar a nossa performance.

1. Perceba a cegueira automática

O que é que você diria diante das seguintes sugestões:

— Cortar os impostos pela metade.

— Encerrar o uso de papel moeda e só utilizar moeda digital.

— Colonizar o planeta Marte.

Para a nossa criatividade, temos que tomar cuidado com a cegueira automática que é acionada quando queremos descartar uma ideia de imediato.

Quando você se depara com qualquer conceito novo e sente a vontade de imediatamente rejeitar as ideias sem pensar duas vezes ou deu risada por estarmos diante de ideias absurdas, essa é uma maneira de cegueira automática. 

Na cegueira automática eu já tenho uma noção preconcebida de que não vai dar certo sem nem mesmo realizar um raciocínio criativo sobre os detalhes das possibilidades. 

Sempre que dizemos “essa ideia é idiota”, “isso é impossível” nós estamos fechando as portas da criatividade por causa da cegueira automática. E essa primeira decisão vai influenciar as futuras conclusões que terei: meu cérebro estará num modo de busca ativa por motivos que justifiquem meu preconceito de que essas ideias são impossíveis ou inadequadas.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

2. Criatividade não é apenas criação artística

Algumas pessoas pensam que criatividade só é necessária para quem é artista, pintor, músico, quem inventa tecnologia ou software. Não é nada disso. 

Eu posso ter o emprego mais burocrático do mundo e ainda assim desenvolver a minha criatividade para negociar um aumento, por exemplo. Ou usar a criatividade para conseguir alcançar a minha liberdade financeira. A criatividade é necessária para melhorarmos os relacionamentos e comunicação com pessoas com quem interagimos, encontrando soluções que agradam a todos. 

A criatividade pode ser usada para conseguir mais resultados com menos esforço.

Por isso a criatividade faz parte do episódio de hoje da série Produtividade Arata.

O pensamento criativo é a capacidade de encontrar melhores maneiras de fazer o que nós fazemos.

3. Aprenda a desenvolver cenários possíveis

Não vou apresentar para você aquela atitude do “acredite que você consegue”, que é muito inocente e muito superficial. Haverá momentos em que você tem uma visão criativa que simplesmente não é prática ou viável. Pode ser que a ideia seja péssima ou, de fato, impossível.

De um lado, não queremos um pensamento mágico e inocente de que tudo é possível, basta pedir para o Universo. Essa seria uma ilusão sem um embasamento racional. Entretanto, também é uma ilusão achar que é impossível sem analisar racionalmente. Não queremos é fechar as portas imediatamente como se estivéssemos sofrendo de cegueira automática.

Por isso, o nosso processo criativo será em cenários imaginados. Vou primeiro pensar “como é que eu faria para alcançar este resultado”? E este tipo de pensamento me ajuda a destruir a cegueira automática que automaticamente conclui que é impossível.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

Quando eu sofro da cegueira automática eu nem mesmo vou me dedicar para examinar as possibilidades existentes. 

É apenas quando eu realizo o exercício de desenvolvimento de cenários possíveis que a minha mente criativa é ativada para identificar caminhos que podem ser usados.

Onde existe vontade existe um caminho. 

Quando eu me deparo com uma ideia e imediatamente digo que é impossível, estou tomado pela cegueira automática. Quando eu pergunto “como será que isso pode ser realizado? Vamos pensar mais a respeito” eu estou ativando a minha criatividade.

4. Mantenha o radar atento para melhorias

Para ser mais criativo, nunca assuma que as coisas sempre devem se manter iguais, que tudo já está otimizado. Ao contrário: sempre olhe para os processos com novos olhos e arrisque realizar mudanças e monitore que resultados você colhe.

Por exemplo: Se você tem uma loja, mude a maneira como os produtos estão nas prateleiras e observe qual é o comportamento dos clientes. Se você vender mais, então é um sinal que sua criatividade foi positiva. Pense na maneira como os clientes chegam até sua loja. O que você pode fazer de diferente para promover a loja? Talvez algum evento temático? Talvez um programa de fidelidade? Lembre da filosofia Kaizen de melhoria contínua e você conseguirá ser mais criativo.

O pensamento criativo somente aparece quando você supera a cegueira automática.  Você precisa aprender a definir novos objetivos. Para saber como desenvolver objetivos inteligentes eu convido você a realizar o curso Novo Ano Novo usando o link aqui.