Como se comunicar melhor com as pessoas

Produtividade Arata! Já percebeu que quando você está caminhando pela calçada e vê uma ambulância ou um carro de bombeiro, muitas vezes está escrito ambulância ou bombeiros ao contrário? Porque eles fazem isso?

A mensagem está especialmente direcionada para que a mensagem “bombeiro” ou “ambulância” apareça com clareza para o motorista que está na rua, que está na frente e que vai olhar através do espelho retrovisor. Isso é para ele dar passagem.

Portanto, a mensagem é escrita de modo especial para ficar mais fácil de ser lida por causa do reflexo.

Para que a polícia ou os bombeiros cheguem rapidamente onde eles precisam chegar, não é muito importante que o pedestre consiga ler a mensagem. A mensagem é enviada para o motorista da frente.

A linguagem foi modelada para uma audiência específica para atender a uma necessidade.

1. Adapte a sua comunicação 

Então, a primeira pergunta que eu deixo para você neste vídeo sobre como se comunicar melhor com as pessoas é: o que é que você tem feito para adaptar a sua mensagem de modo a ser mais fácil de entendida pela pessoa que você deseja se comunicar?

Você fala da mesma maneira em todas as situações? Você usa linguagem mais técnica quando está lidando com profissionais? Você fala com mais gentileza quando está com aquela pessoa que é insegura? Você controla a sua raiva quando você conversa com uma pessoa mais rude?

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

2. Primeiro entenda. Somente depois procure ser entendido.

Esta dica é principalmente importante se a sua principal reclamação é que as pessoas ao seu redor não te entendem. Se você não faz um esforço de primeiro tentar entender os outros, pode ter certeza absoluta que os outros não terão o menor interesse em tentar entender você.

A maior parte das pessoas não sabe escutar de verdade. Elas estão apenas quietas, pensando os próprios pensamentos, aguardando a outra pessoa terminar de falar para poder então dizer o que estão pensando.

Se você está apenas aguardando a sua vez de falar e preparando que você vai dizer depois, você não está escutando.

Se você está apenas ouvindo com a intenção de encontrar as falhas no argumento da outra pessoa para poder retrucar, você também não está escutando.

Você não está escutando quando você fala

– Ah, eu sei exatamente o que você está passando, deixa eu te contar o que é que você pode fazer nessa situação…

… e então começa a dar conselhos que a outra pessoa não pediu.

Você não está escutando quando você solta o famoso “tá bom, MAS” 

Pare de projetar as suas ideias para cima dos outros. Você está apenas afastando as pessoas desta maneira.

3. Não seja chato.

O que é um chato? O chato da festa é aquele que fica falando sem parar e que nunca escuta ninguém. A pessoa fica te alugando. E o pior de tudo é que o chato sempre fala as mesmas coisas. Ninguém quer ficar perto de um chato desse jeito. Preste atenção na proporção de tempo que você está falando e está escutando.

Para não ser esse tipo de chato é necessário ter um mínimo de curiosidade.

Faça perguntas para as pessoas. E, quando elas finalmente começarem a falar, escute de verdade.

Não é para ficar mexendo no celular. Não é para ficar pensando em que tipo de conselho você tem para dar. É apenas para prestar verdadeira atenção no que está sendo dito. Tenha interesse em saber mais.

4. Não fique julgando.

Mesmo que a outra pessoa tenha pedido a sua opinião, você somente pode dar uma opinião útil depois de você entender.

Imagine ir para um consultório médico e de repente o médico faz a receita de um medicamento sem mesmo escutar o que você tem pra dizer ou examinar quais são seus sintomas. Ninguém pode prescrever um tratamento antes de fazer o dever do diagnóstico. 

A sua comunicação é parecida: você só vai conseguir se comunicar bem se você escutar com qualidade.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

5. Eleve a qualidade da sua escuta.

Existem cinco maneiras para você escutar.

(i) Você pode estar ignorando a outra pessoa. Ou seja, não está escutando de forma alguma.

(ii) O próximo nível é fingir que você está ouvindo, dizendo sim, ahã.

(iii) Depois, você pode estar escutando de modo seletivo, ou seja, escutando apenas algumas partes da conversa que são de seu interesse. E quando o papo não é interessante, você deixa a sua mente viajando pensando em outras coisas. 

(iv) Existe o nível da escuta atenta. Ou seja, você está prestando atenção, você está dedicando energia e concentração para entender as palavras que estão sendo ditas, qual é o contexto, o que não está sendo dito, as emoções, a tonalidade e realmente buscando entender a pessoa.

(v) E, por fim, pouquíssimas são as pessoas que fazem o quinto nível de escuta, que é a escuta com empatia. Isso é muito mais intenso do que usar técnicas de escuta ativa. A escuta ativa errada é aquela que apenas faz uma repetição mecânica do que a outra pessoa disse. O problema da escuta ativa mal feita é que ela pode parecer falsa, pode parecer que você está apenas seguindo um certo roteiro robótico com a intenção de manipular e controlar a outra pessoa.

Já a escuta empática é aquela que você realmente tem a intenção de compreender. Não é técnica. É um estilo de agir. Primeiro você vai entender e apenas depois buscar ser compreendido.

6. Se você tentar manipular, você vai fracassar.

Se você cair no erro que muita gente comete de procurar por técnicas de manipulação, por gatilhos mentais e de outras tolices para manipular as outras pessoas, você vai fracassar, você vai dar um tiro no pé.

Isso até pode funcionar em um primeiro momento. Entretanto, logo que a outra pessoa perceber que você está com a intenção de usar técnicas para manipular, você pode ter certeza que ela vai se fechar imediatamente. Talvez ela nunca mais queira ter um relacionamento legítimo com você. Ela estará sempre protegida porque agora ela sabe que sua intenção é manipulativa.

Escutar primeiro não é uma forma de manipular. É uma forma de você demonstrar respeito.

A necessidade de sermos compreendidos é uma necessidade fundamental humana. A pessoa que decide se comunicar com você tem uma grande necessidade de ser compreendida. Se você ignora essa necessidade e começa a também despejar para cima dela as suas ideias, as coisas que você tem pra dizer, seus conselhos, você está lidando com uma pessoa que está sem os elementos necessários para ter condições de entender você.

Isso é gentileza, é empatia, é você primeiro entender que a outra pessoa precisa ser compreendida, afirmada, validada, apreciada. Apenas depois de preencher essa necessidade vital é que vocês dois poderão se comunicar de uma maneira eficiente.

[end card]

Para que você consiga se comunicar melhor com as pessoas é necessário saber escutar. E nós temos um treinamento sobre isso dentro do nosso curso sobre comunicação que você pode visitar no link aqui  – no curso Como Dizer Não você vai aprender diferentes recursos para ter mais clareza na sua comunicação.