Como parar o tempo

Oi! Seiiti Arata. Tempo é o recurso mais importante que você tem, porque você precisa de tempo para fazer qualquer projeto ou cumprir qualquer objetivo. Infelizmente, tempo também é um recurso muito escasso, especialmente diante de tantas distrações e obrigações que temos nos dias de hoje.

Desde as notificações no seu celular até aquela pessoa que precisa de atenção constante, tudo ao seu redor parece querer tomar um pouco do seu precioso tempo. Muitas vezes, nós queremos ter o poder de parar o tempo para dar conta de tudo o que temos a fazer.

Se parar o tempo na prática é impossível, você pode pelo menos aprender algumas técnicas que vão te dar tempo praticamente ilimitado para você realizar seus projetos, cumprir seus objetivos ou conseguir fazer qualquer coisa que você se proponha a fazer.

Para isso, você precisa primeiro dominar três pilares para fazer o seu tempo render.

Para ter todo o tempo que você precisa, tenha clareza sobre o que você está fazendo, quanta energia você tem e o quanto você está presente.

Vamos imaginar que você realmente pudesse parar o tempo. Que você literalmente tivesse o poder de estalar os dedos e fazer o relógio parar. Você teria tempo ilimitado para fazer qualquer coisa que você quisesse.

Mesmo se você tivesse esse poder mágico, parar o tempo seria inútil se você continuasse apenas mexendo no seu smartphone, ou se não tivesse energia para nada, ou se ficasse distraído pensando nos fracassos do passado ou nas preocupações do futuro.

O escritor Pedram Shojai diz que o que você obtém do seu tempo depende de como você gasta seu tempo, quanta energia você tem e quão presente você está. Esses são os três pilares fundamentais para fazer o seu tempo render: 1) as suas ações, 2) a sua energia e 3) a sua atenção.

A nossa tendência é pensar que o tempo é algo fixo. Um dia tem vinte e quatro horas, uma hora tem sessenta minutos e um minuto tem sessenta segundos, não importa o que você faça. Mas a verdade é que a nossa percepção do tempo é muito mais flexível e pode ser moldada se você souber gerenciar os três pilares.

Todos nós sabemos que uma hora pode passar rapidinho e ser inútil quando estamos procrastinando, sem energia e sem foco. Ou pode render muito quando estamos fazendo algo produtivo, com energia e atenção plena.

Objetivamente, o tempo é uma dimensão imutável. Porém subjetivamente você pode parar o tempo. A nossa percepção do tempo é algo que pode ser modificado usando as técnicas certas.

Use o mindfulness para mudar a sua percepção do tempo. Ganhe clareza fazendo as perguntas certas.

A sua percepção do tempo é o que faz com que algumas horas passem rápido e sejam inúteis para os seus objetivos, enquanto outras horas parecem durar muito mais e gerar muito mais resultados.

Mas como você pode alterar intencionalmente a sua percepção do tempo? Fazendo as perguntas certas sobre os três pilares do bom uso do tempo: o que você está fazendo, quanta energia você tem e como está o seu foco.

Primeiro, pergunte como você está usando o seu tempo. O que você está fazendo? Por que você está fazendo o que está fazendo? Esse é o melhor uso que você pode fazer do seu tempo agora?

Nem todo o seu tempo precisa ser gasto com atividades produtivas. Às vezes o melhor uso que você pode fazer do seu tempo é justamente se distrair, descansar, ficar sem fazer nada. Mas isso precisa ser feito de forma intencional, com muita clareza. A pior coisa é você desperdiçar o seu tempo com distrações. Se você deveria estar fazendo algo mais importante, faça melhores escolhas.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Segundo, pergunte como está a sua energia. Você está se sentindo disposto, animado, entusiasmado para fazer suas tarefas? Ou está cansado, exausto, sem energia para nada?

O seu nível de energia depende de fatores físicos e psicológicos. Do lado físico, você precisa dormir bem, consumir alimentos minimamente processados, beber água e praticar exercícios físicos. Do lado psicológico, precisa evitar o excesso de estresse e de ansiedade.

Terceiro, pergunte como está o seu foco. Você está focado no momento presente, com atenção plena para o que está fazendo? Ou sua mente está distraída pensando em acontecimentos passados ou preocupações futuras?

Eu já falei da importância do mindfulness no episódio 160 da série Oi! Seiiti Arata. De modo resumido, mindfulness é estar absolutamente focado naquilo que você está fazendo, concentrado no momento presente, sem deixar se distrair e sem ficar pensando no passado ou no futuro.

Uma boa técnica para usar o mindfulness para aproveitar melhor o seu tempo é mover-se mais DEVAGAR. Em vez de sair correndo querendo fazer tudo ao mesmo tempo para ser mais produtivo, pare, respire, coloque toda a sua atenção no que você está fazendo no momento. Uma só atividade, uma só aba aberta, sem distrações. Faça o que você está fazendo com calma, para fazer bem feito e não ter que refazer depois.

Seja mais devagar para ser mais produtivo. Parece estranho no começo, mas depois que você se acostumar a fazer isso repetidas vezes, você vai começar a achar que o tempo simplesmente parou ao seu redor enquanto você estava fazendo as suas tarefas com intenção, energia e atenção plena.

Gerencie suas ações para conservar seu tempo, sua energia e sua atenção.

Tempo, energia e atenção são recursos limitados e essenciais. Nenhum dos seus projetos de vida será alcançado se você não investir tempo, energia e atenção nesses objetivos.

Por serem recursos limitados, você precisa gerenciar os seus recursos com muito cuidado. Não desperdice tempo, energia e atenção com projetos que não fazem mais sentido para você. Você não precisa ficar preso a decisões ruins do passado. Você pode largar um livro ruim no meio, pode desistir de um curso que não desperta mais o seu interesse, pode até interromper um trabalho que não vale mais a pena.

Preste atenção ao custo de oportunidade. Quando você dedica tempo, energia e atenção a objetivos que não fazem mais sentido, está deixando de investir esses três recursos em algo que hoje seria muito mais útil para você.

Proteja o seu tempo como se estivesse protegendo um bem material de muito valor.

Pense que você tem uma jóia de muito valor na sua casa. Um anel de diamantes que vale muito dinheiro no mercado de joias. Você deixaria um valioso anel de diamantes jogado pela casa? Você usaria esse anel de um jeito descuidado, arriscando sujar, danificar ou até perder? Provavelmente não. Nossa tendência é proteger com cuidado os bens materiais de valor que nós temos. Da mesma forma, nós deveríamos proteger nossos bens imateriais de valor. Especialmente o recurso mais importante que você tem, que é o seu tempo.

A melhor forma de proteger o seu tempo é observando o que você está ganhando em troca quando investe tempo em alguma atividade. Antes de começar um projeto, ou se comprometer com um objetivo, pergunte sempre quanto tempo você vai ter que investir e qual é o retorno esperado.

Esse retorno nem sempre significa dinheiro. Investir meia hora em exercícios físicos traz um retorno em termos de energia e saúde. Investir uma tarde inteira em um encontro com amigos traz retorno em termos de relaxamento e relacionamentos humanos.

Agora, o que você ganha quando investe duas, três horas do seu dia olhando o celular e puxando para baixo os feeds infinitos das redes sociais? O que você ganha quando fica sentado em frente à televisão zapeando sem saber o que está fazendo?

Você tem mais tempo do que imagina. A liberdade de escolha quase sempre está nas suas mãos.

Quando nós dizemos que não temos tempo para mais nada, geralmente estamos dividindo nosso dia em grandes blocos de tempo. “Ah, eu passo oito horas dormindo, oito horas no trabalho com uma hora de almoço, mais uma hora de trânsito para ir e outra para voltar… não sobra tempo para mais nada!”.

As mesmas pessoas que dizem isso de algum jeito encontram tempo para checar as redes sociais, acompanhar o time no campeonato ou maratonar a série do momento.

Mesmo que os grandes blocos de tempo ocupem boa parte do seu dia, gerenciar o tempo quase sempre é uma questão de prioridade. E prioridade é sobre escolher. A liberdade de escolha quase sempre está nas suas mãos.

Você provavelmente não pode escolher exatamente qual o seu horário de trabalho, mas pode escolher o que faz nos pequenos intervalos que aparecem durante o expediente. Não pode escolher o tempo que vai levar no transporte, mas pode escolher como usa aquele tempo para ouvir as últimas notícias do seu time no campeonato ou escutar um podcast educativo, um audiobook ou até mesmo um curso.

Não há nada de errado com uma escolha ou outra, você só precisa ter clareza do que está escolhendo e decidir se aquela escolha está alinhada com os seus objetivos.

Além disso, quando você tem clareza sobre o que você quer e como está gastando o seu tempo, pode decidir com mais segurança abrir mão de compromissos que não fazem mais sentido.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

A sua liberdade também está no COMO você faz as suas obrigações. Se você não pode abrir mão de um compromisso, sempre pode fazer esse compromisso com mais energia e atenção, aproveitando o melhor do seu tempo.

Quer ver um exemplo de liberdade de escolha? O smartphone é quase sempre apontado como o grande vilão que impede um bom uso do tempo. Mas você pode escolher usar o aparelho não para ficar checando redes sociais, lendo notícias e trocando mensagens, mas sim para consumir materiais educativos, organizar suas tarefas e produzir mais em menos tempo.

Por isso, sempre que se flagrar reclamando que não tem tempo para nada ou que gostaria de fazer o tempo parar para dar conta de tudo o que tem a fazer, faça uma reflexão. Observe quais atividades você está fazendo, qual o seu nível de energia e principalmente se você está atento ao momento presente. Gerenciando esses três recursos, você pode alterar a percepção do tempo para produzir mais e melhor.

Você não pode fazer o tempo parar, mas pode mudar a sua percepção do tempo para aproveitar cada minuto da melhor forma possível. Para isso, você precisa gerenciar três recursos: o bom uso do tempo, a sua energia e a sua atenção.

Usando mindfulness você pode fazer suas tarefas com foco, energia e intenção. Você pode se mover mais devagar e ter a sensação de que o tempo parou ao seu redor para que você conclua suas tarefas com mais qualidade.
Além disso, você pode usar técnicas práticas de gerenciamento de tempo para obter ainda mais resultados das suas ações. Eu ensino várias dessas técnicas em uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento do tempo. Você pode ver essa aula agora mesmo acessando https://arata.se/gerenciamentotempo