Como parar de procrastinar usando a regra dos 70%

Oi! Seiiti Arata. Se você está com um monte de coisa importante para fazer, mas fica procrastinando (ou seja, deixando tudo para depois), você precisa conhecer a regra dos setenta por cento. Essa regra foi criada pelo homem mais rico do mundo para que você reduza sua procrastinação, entre em ação e conquiste os seus maiores objetivos.

A regra dos setenta por cento faz com que você entre em ação mesmo na incerteza, mesmo com medo, mesmo quando não quer agir. Com essa regra, em vez de você ficar esperando ter certeza absoluta sobre alguma coisa para começar a agir, você passa a agir quando tem somente setenta por cento de certeza. Eu vou te explicar em detalhes como isso funciona e por que essa é a regra usada na empresa mais valiosa do mundo hoje.

Fique atento ao que vou dizer agora, pois com essa técnica simples de produtividade você poderá superar um dos maiores obstáculos para a realização dos seus maiores sonhos.

O homem mais rico do mundo recomenda que você entre em ação quando tiver 70% de certeza, para quebrar a inércia, obter feedback e corrigir os erros no caminho.

Em uma carta aos acionistas da Amazon, Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, recomendou que quando você tiver setenta por cento de certeza sobre o que fazer, você deve simplesmente entrar em ação e ver o que acontece.

Ele disse: “A maioria das suas decisões provavelmente deve ser tomada com algo em torno de setenta por cento das informações que você deseja ter. Se você esperar noventa por cento, na maioria dos casos, provavelmente está demorando. Além disso, de qualquer maneira, você precisa ser bom em reconhecer seus erros e corrigir rapidamente as más decisões. Se você é bom em corrigir suas ações, estar errado pode custar menos do que você pensa, enquanto demorar a decidir certamente terá um custo muito alto”.

Se você perguntar a algumas pessoas por que elas estão procrastinando para fazer isso ou aquilo, muitas delas vão responder que não entram em ação por que não têm certeza de que aquele é o caminho certo a seguir.

Por que você não procura um novo emprego?
– Porque não estou cem por cento certo de que quero deixar o meu emprego. 

Por que não começa um curso para aprender uma nova habilidade?
– Porque não tenho certeza de que é isso que quero para minha vida. 

Por que não termina um relacionamento disfuncional?
– Porque não sei se vou encontrar alguém melhor.

Geralmente a gente procrastina até ter noventa ou cem por cento de certeza sobre o que quer fazer. 

A escola ensinou que só devemos tomar decisões quando tivermos um alto grau de certeza. Se você acerta apenas setenta por cento de uma prova na escola, você é considerado um aluno apenas medíocre. 

Mas na vida real, fora do ambiente escolar, se você acerta setenta por cento das decisões que toma, será que isso é ruim?

Pense assim: se você tivesse tentado fazer tudo o que sempre quis fazer e tivesse acertado setenta por cento das vezes, como seria a sua vida hoje? Você estaria triste pelos trinta por cento que errou ou contente pelos setenta por cento que acertou?

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Não espere ter certeza para começar a agir ou você vai perder muitas oportunidades. Entre em ação, veja o que funciona e ajuste rapidamente as suas ações.

A vida real não é como uma prova da escola, em que marcamos a opção certa ou errada. Se você entrar em ação mesmo sem ter cem por cento de certeza sobre o que está fazendo, você pode corrigir as suas ações assim que tiver os primeiros resultados. 

Se você tenta um novo emprego e não gosta, você pode procurar outro. Se inicia um novo relacionamento e ele não dá certo, você pode procurar outro. Se começa um novo curso e não gosta, pode desistir e tentar outro.

Mesmo que isso tenha um custo emocional ou financeiro, ainda assim será menos custoso do que ficar procrastinando, perdendo meses e às vezes até anos sem agir. 

Quantas oportunidades você já perdeu por não ter entrado em ação quando não tinha certeza sobre o que fazer? A regra dos setenta por cento faz com que você não desperdice essas oportunidades e não tenha mais medo de errar.

Perder o medo de errar é um dos segredos para procrastinar menos. Não se preocupe com o que os outros vão pensar de você e foque apenas na sua próxima ação.

Muitas vezes nós procrastinamos uma decisão por medo de errar. Temos medo de parecer ridículo no novo emprego, parecer que fracassamos no novo relacionamento ou parecermos incapazes de aprender uma nova habilidade. Ficamos preocupados com o que as outras pessoas vão pensar de nós em caso de um fracasso.

Esse medo não faz sentido por dois motivos.

O primeiro motivo é que quando pensamos “e se eu fracassar, o que as outras pessoas vão pensar?”, a mesma pergunta também significa “e se eu tiver sucesso, o que as outras pessoas vão pensar?”. Se existe a possibilidade de você fracassar na sua decisão, também existe a possibilidade de você ser bem sucedido. 

Geralmente, o benefício caso você tenha sucesso é proporcional ou até mesmo maior do que o prejuízo caso fracasse. E, assim, um fator cancela o outro, de modo parecido como enxergar o copo meio vazio ou meio cheio. É um erro de lógica você considerar unicamente o risco de fracassar. Você também precisa calcular qual é o prêmio em ser bem sucedido. Além disso, não fazer nada também é uma escolha. Sem fazer nada, é quase certeza que você não vai receber os benefícios que teria se tivesse tentado com sucesso.

O segundo motivo é que as outras pessoas não estão tão preocupadas assim com a sua vida. Essa é uma visão distorcida que temos da realidade. Para nós, nossas ações são o centro do universo, mas para as outras pessoas, nossas ações são apenas mais uma pequena informação em um mundo de coisas que acontece com elas. As outras pessoas estão mais preocupadas com os problemas delas. Nós temos muito menos importância para elas do que achamos que temos.

Claro que as pessoas mais próximas, como os familiares e amigos íntimos… eles se importam com o que acontece com você. Mas essas são pessoas que vão gostar de você independente do sucesso ou fracasso das suas ações. Provavelmente elas vão até se inspirar em você por ter parado de procrastinar, por ter entrado em ação.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

A procrastinação está nos nossos genes e nos ajudou a evoluir, mas a regra dos 70% pode superar a genética.

A procrastinação é o maior obstáculo para você atingir os seus grandes objetivos. E mesmo sabendo disso, você continua a procrastinar.

Por que isso acontece? Uma das explicações foi dada em um estudo de 2014 [ source: https://arata.se/source-fnyo ]. Os cientistas concluíram que existe um componente genético na procrastinação. 

Nós evoluímos para agir no curto prazo. Nossos antepassados precisavam fugir de predadores e encontrar a comida do dia. Por isso esperamos a situação ficar urgente para começar a agir, procrastinando tudo o que pode ser deixado para depois.

Sim, nós somos geneticamente programados para agir nas urgências e para fugir de situações estressantes. Mas agora nós não precisamos mais caçar a comida do dia. Em vez disso, nós precisamos pensar também no longo prazo.

Mas a genética não é uma sentença definitiva: usando a regra dos setenta por cento, você pode reduzir bastante a sua procrastinação.

Pense em algum grande objetivo que você esteja procrastinando. Agora se pergunte: por que você está procrastinando? É por medo de parecer um fracassado na frente dos outros? É por não ter cem por cento de certeza sobre o que você quer?

Em qualquer caso, experimente começar a agir assim mesmo. Se estiver com medo do fracasso, entre em ação com medo mesmo. Se não tiver cem por cento de certeza, entre em ação com setenta por cento de certeza.

Tenha a coragem de agir apesar do medo e incerteza. A ação é o único remédio contra a procrastinação.

Sempre que você se pegar procrastinando uma decisão, pergunte a si mesmo: “Eu tenho pelo menos setenta por cento de certeza de que quero fazer isso?”

Eu tenho setenta por cento de certeza de que quero procurar um novo emprego? Eu tenho setenta por cento de certeza de que quero um novo relacionamento? Eu tenho setenta por cento de certeza de que quero fazer esse curso?

Se a resposta for sim, entre em ação imediatamente. Tenha coragem para entrar em ação mesmo apesar do medo de fracassar, de entrar em ação mesmo com a incerteza de que é isso que você realmente quer.

Agindo assim, duas situações podem acontecer. A primeira situação é que tudo por dar certo. Se for isso, ótimo. A segunda situação é que alguma coisa pode dar errado. E aí você vai ter a chance de corrigir, de tentar outra coisa, de no mínimo ter agora a certeza de que não era aquilo que você queria.

Em qualquer situação, as opções são bem melhores do que passar a vida procrastinando, adiando suas decisões, pensando em como o futuro poderia ter sido se você tivesse agido. 

A regra dos setenta por cento é uma excelente técnica para reduzir a sua procrastinação, mas ela não é a única. Existe todo um arsenal de ferramentas que você pode utilizar para procrastinar menos, agir mais e se tornar um verdadeiro ninja da produtividade.


Por isso eu te convido a ver a uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento do tempo. Nessa aula, você vai aprender a dominar os seus horários para nunca mais dizer que não tem tempo para nada. Se você tem setenta por cento de certeza de que quer gerenciar melhor o seu tempo, então aja agora mesmo e acesse o link para ver a aula especial do curso Produtividade Ninja.