Como inventar dinheiro identificando oportunidades de negócio

Oi! Seiiti Arata. Existem várias maneiras de você ganhar dinheiro. A forma mais comum é conseguir um emprego e tentar crescer nesse emprego, aumentando o próprio salário. Hoje eu te convido a abrir os olhos para outras opções de enriquecimento, que podem ser bem melhores para você. 

Por exemplo, não seria melhor você investir em uma ideia própria do que insistir no crescimento da sua carreira? A verdade é que, se você quer ser rico, em vez de querer aumentar o seu próprio salário, você pode fazer uma coisa que as pessoas ricas fazem. Os ricos INVENTAM dinheiro.

Inventar dinheiro significa observar uma oportunidade e criar um negócio lucrativo em torno dessa oportunidade. Essa é uma forma de enriquecer transformando ideias em dinheiro.

Como está a sua capacidade de inventar dinheiro? Se você sente dificuldade em responder essa pergunta, isso significa que você está preso a um único pensamento, que é a carreira corporativa. Ou seja, está preso na ideia de trocar seu tempo e seu trabalho por dinheiro. 

Receber um aumento de salário ou conseguir um novo emprego é uma possibilidade, mas existem muitas outras. Vamos entender agora como você também pode desenvolver a capacidade de inventar dinheiro criando negócios lucrativos.

Investir em um negócio paralelo próprio pode ser muito mais lucrativo do que investir na própria carreira.

Imagine a seguinte situação. Alice é uma recepcionista de um consultório médico. O salário dela é médio. Ela consegue pagar as contas do mês, mas não sobra nada para guardar e investir.

Agora imagine que Alice quer aumentar a própria renda. Primeiro ela pensa em crescer no emprego. Ela pode se esforçar mais no trabalho, chegar mais cedo, agradar aos chefes. Se ela se destacar bastante, pode ser que ela receba um aumento de salário. Essa é a estratégia de tentar crescer na própria carreira para aumentar a renda.

Tentar aumentar a renda crescendo na carreira é a única estratégia que a maioria das pessoas considera quando pensa em aumentar a própria renda. E ela até funciona, mas tem um limite. Por melhor recepcionista que Alice seja, existe um teto, um valor máximo que seus chefes vão pagar por esse tipo de trabalho.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Qual seria a alternativa? Bem, Alice poderia usar esse tempo extra não para investir na própria carreira e sim para se dedicar a um negócio próprio e paralelo. Por exemplo, ela identifica que no edifício empresarial onde trabalha muita gente não tem onde comprar lanches a um preço acessível. Assim, em vez de chegar mais cedo e de ficar até mais tarde no escritório para tentar um aumento de salário, Alice poderia usar essas horas extras para preparar lanches que seriam vendidos por outras pessoas no período do expediente.

Se essas vendas derem certo, ela pode começar a usar o dinheiro extra para contratar outras pessoas para fazer mais lanches. Com tempo e esforço, esse negócio paralelo pode ir crescendo enquanto Alice mantém o emprego de recepcionista. Se tudo der certo, o negócio de lanches pode virar a fonte principal de receita, levando Alice a pedir demissão do emprego para se dedicar apenas ao próprio negócio.

O que Alice fez nesse exemplo? Ela identificou uma necessidade de mercado, teve uma ideia e inventou um negócio em torno dessa ideia, criando dinheiro onde antes não havia nada. Isso é aproveitar a oportunidade de inventar dinheiro.

Fique atento às chances de inventar dinheiro. As oportunidades passam na sua frente a todo instante.

A maioria das pessoas só enxerga poucas soluções para ganhar mais dinheiro: trabalhar duro, poupar e conseguir empréstimos.

Ao mesmo tempo, as pessoas de mentalidade rica conseguem enxergar chances de inventar dinheiro. As oportunidades passam na frente e elas conseguem transformar algumas dessas oportunidades em ainda mais dinheiro.

Isso acontece por dois motivos. Um motivo, claro, é que essas pessoas já têm dinheiro. E quando você tem dinheiro é muito mais fácil investir em negócios para arriscar ganhar ainda mais. Afinal, a perda daquele valor investido não vai fazer com que falte comida na mesa.

Mas existe um motivo anterior. Pessoas ricas conseguem enxergar oportunidades de ganhar dinheiro porque possuem inteligência financeira.

Quando o seu olhar está treinado para ganhar dinheiro, você consegue identificar com mais velocidade e clareza uma oportunidade de negócio. Você consegue ler os números para entender se aquela oportunidade é capaz de colocar dinheiro no seu bolso. Isso vale tanto para a análise de investimentos tradicionais em fundos, ações e imóveis quanto para avaliar se é viável abrir uma lanchonete.

E se a oportunidade não passar na sua frente? Então, vá atrás da oportunidade! Você pode encontrar demandas que não foram atendidas, pode descobrir ações com preços abaixo do que valem, pode localizar imóveis com potencial de revenda com lucro.

Quanto maior for a sua educação financeira, maiores serão as suas opções para investir e gerar ainda mais dinheiro. Você passa a ser o tipo de pessoa que cria sua própria sorte, que inventa dinheiro a partir do que tem na sua cabeça.

A inteligência financeira não vai te garantir cem por cento de certeza de lucro. A base de qualquer negócio é o risco. Mas sabendo ler os números, você consegue reduzir um pouco o risco para investir com um pouco mais de segurança. E assim inventar cada vez mais dinheiro.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

O problema dessa estratégia é o medo. O medo de criar um próprio negócio, o medo de investir em uma ideia, o medo de falhar.

É preciso ter autoconfiança para inventar dinheiro. O medo é o grande obstáculo para a geração de riqueza.

Quando o assunto é dinheiro, a maioria das pessoas foi educada para viver com medo. Medo de ficar sem dinheiro, de perder o emprego, de não ter o que comer. Essa falta de confiança é o maior obstáculo para você começar a inventar dinheiro criando um negócio lucrativo. 

Inventar dinheiro nada mais é do que pegar uma ideia que está na sua cabeça e criar um negócio lucrativo em torno dessa ideia. Pode ser algum produto ou serviço que você tenha criado do nada. Mas na maioria das vezes é simplesmente resolver um problema para o qual exista uma demanda.

Sua mente pode ser o seu ativo mais valioso. Se for bem treinada, sua mente pode criar uma grande riqueza em um tempo relativamente curto, implementando um negócio lucrativo. Pode não parecer um caminho fácil, mas certamente é um caminho mais curto do que passar trinta e cinco anos trabalhando em um emprego para viver de aposentadoria depois. 

Porém, transformar uma ideia em negócio requer coragem. Você precisa expandir sua zona de conforto, trabalhar após o expediente, levantar um capital inicial muitas vezes contraindo dívidas, contratar pessoas… A chance de erro é grande. E isso pode paralisar você. 

Na escola aprendemos que erros são ruins. Nossos professores nos puniam quando cometíamos erros. Mas na vida real nós aprendemos errando. Muitas pessoas que teriam condições de ganhar mais dinheiro não conseguem enriquecer pelo medo de perder o que já têm. As pessoas que não conseguem dar um passo adiante para evitar o fracasso acabam evitando também o sucesso.

Para dar esse passo e começar a inventar dinheiro a partir de uma ideia, você precisa estar preparado para falhar. É possível que o negócio que você crie não dê em nada, que você saia em uma situação financeira até pior do que a situação inicial. E esse é o risco que só pessoas de mentalidade rica estão dispostas a assumir.

Você é remunerado pelo risco. Quem tem a ousadia de inventar dinheiro acaba muito bem remunerado.

Existe uma regra básica no mundo das finanças: quanto maior o risco, maior o potencial de remuneração. Alguém que atua sempre na zona de conforto, em um emprego seguro, sem arriscar nada, acaba recebendo sempre um salário compatível com a falta de risco.

Já aqueles que decidem atuar em uma área que pouca gente atua tendem a ganhar mais. Isso é simplesmente a lei da oferta e da procura em ação: quanto menor a oferta, maior o preço a ser pago (desde que exista demanda qualificada, claro). 

Como existem poucas pessoas dispostas a arriscar, o sistema acaba recompensando essa oferta menor com uma remuneração maior.

Muita gente diz que quer enriquecer. Mas essas mesmas pessoas estão mais preocupadas em conseguir um aumento de salário no emprego seguro do que com a possibilidade de ganhar dinheiro em larga escala.

Claro que não estamos falando aqui de quem ainda está em um patamar financeiro muito baixo, lutando para conseguir o mínimo necessário para cobrir gastos básicos com moradia e alimentação. Estamos falando de quem já tem uma certa renda, mas que está deixando de ganhar mais pelo medo de se arriscar em um negócio próprio.

E qual é a principal razão para esse medo todo? A falta de educação financeira.

Educação financeira é a melhor maneira de superar o medo de inventar dinheiro. O conhecimento faz você arriscar com segurança.

Para se arriscar a transformar ideias em dinheiro sem medo, você precisa saber o que está fazendo. Como você classifica a atitude de alguém que não entende nada de finanças e ainda assim se arrisca a contrair dívidas e colocar o patrimônio em um negócio? Essa não é uma atitude ousada… é uma atitude tola, imprudente.

Quem inventa dinheiro não é simplesmente uma pessoa destemida, ousada, sem medos. Se você sabe o que está fazendo, você não está brincando com seu dinheiro como se estivesse em um cassino. Inteligência financeira exige sim ousadia, mas também exige conhecimento técnico.

Você sabe como funciona o fluxo de caixa de uma empresa? Sabe quanto imposto vai ter que pagar ao transformar sua ideia em negócio? Tem noção das obrigações trabalhistas envolvidas em contratar alguém?

Não adianta você achar que está ganhando dinheiro vendendo produtos ou serviços em um negócio paralelo se os custos são maiores do que o seu faturamento. Ou se a margem de lucro é tão pequena que não compensa nem as horas que você está dedicando ao negócio.

Esse tipo de cálculo você só consegue fazer se tiver uma boa educação financeira, uma educação que vá além da superfície, que vá além das frases motivacionais sobre empreendedorismo.

A conversa que costumamos ver na internet sobre empreendedorismo, inovação e geração de riqueza é sempre muito motivadora. Mas quase sempre ela fica apenas na superfície, sem enfrentar de verdade as questões mais complicadas do mundo dos negócios.

Por isso, a alfabetização financeira é o primeiro passo para quem quer desenvolver essa capacidade de inventar dinheiro. Quanto mais educação financeira você tiver, maior será a sua segurança para se arriscar em um novo negócio.

Além disso, a educação financeira abre os seus olhos para enxergar oportunidades que antes passavam despercebidas.

Ricos são capazes de inventar dinheiro porque têm uma boa educação financeira. A boa notícia para você é que o acesso a uma boa educação financeira está cada vez mais facilitado. 

Se antes você precisava estudar livros difíceis de economia e negócios, hoje em dia cada vez mais existem livros simplificados, vídeos explicativos, cursos online. Aqui mesmo no canal você encontra dezenas de vídeos que te ensinam a lidar melhor com o seu dinheiro.

Mas se você acompanhou essa conversa até aqui, você provavelmente quer dar um passo além. Você quer um treinamento estruturado para aumentar a sua educação financeira é uma sequência lógica, didática, fácil de aplicar. Por isso eu te convido a conhecer agora mesmo o nosso curso online de enriquecimento chamado A Classe Alta visitando o link aqui.