Como fazer Repetições espaçadas

Aprendizado Arata! Hoje nós vamos conversar sobre uma técnica que eu gosto muito. Se você tem pesquisado e se interessado por técnicas de estudos nos últimos tempos, provavelmente já esbarrou nesse conceito por aí – vamos conversar sobre a repetição espaçada, que é uma das técnicas que eu aplico nos treinamentos da Arata Academy.

Repetição e memorização

O sucesso dessa técnica está na maneira que o seu próprio cérebro aprende e esquece informações. Se você esquece algumas coisas, fique tranquilo, isso é absolutamente normal. Se você se lembrasse de tudo o que acontece em sua volta, você simplesmente enlouqueceria.

Para que você mantenha a sua saúde mental, o seu cérebro esquece de muitas coisas. Quando acontece algum evento com você agora, durante um curto intervalo de tempo, você vai se recordar. Depois de alguns minutos, você já pode começar a se esquecer. E dentro de alguns dias você já irá ter se esquecido de tudo. Você só não esquece se for o tipo de coisa que você fica pensando repetidamente. Ou revivendo e pensando que poderia ter feito assim ou assado, lembrando do sentimento que teve naquele momento, dos sons, ou pequenos detalhes.

Ou seja, pra você gravar algumas informações em sua cabeça, você precisa repeti-las. Entretanto, existe uma maneira inteligente de realizar as repetições de um modo que você também tem eficiência.

Como Aprender Mais Rápido Seiiti Arata, Arata Academy

Eficiência é fundamental

Se você fica repetindo coisas sem precisar, você vai desperdiçar tempo.

É muito importante ter o conhecimento de técnicas de aprendizagem inteligentes nos seus estudos, afinal, você não pode se dar ao luxo de ficar repetindo a mesma coisa todos os minutos todos os dias.

Se você fizer isso, é claro que vai memorizar. Mas existe um problema: se você pegar um conteúdo longo como é o caso do Direito Civil, você provavelmente vai levar algumas décadas para memorizar a repetir todos os detalhes que você precisa para aquela prova.

Fora que, com o passar do tempo, muito provavelmente as leis vão ter sido alteradas, as interpretações dos juízes mudaram, enfim. Você precisa aprender uma técnica eficiente.

Repetição espaçada

Agora você vai aprender como fazer a sua repetição e memorização de uma forma diferente: ela vai depender da qualidade de como você assimilou o conteúdo ou conceito. 

O que você já domina bem não precisa repetir tão frequentemente. O que é importante nessa técnica são os conteúdos que você ainda não domina bem, então você vai ter que repetir com uma frequência maior, com menores intervalos.

Sabe quando você está pensando de forma intensa? Quando você utiliza seu cérebro para tentar encontrar quais são as associações do passado… ou relembrar os caminhos necessários para chegar até aquele conhecimento … existe algo muito valioso: você está praticando a sua habilidade de recuperar informações.

E a técnica da Repetição Espaçada vai te ajudar a atingir níveis mais altos de memorização.

Como de costume, vou te dar um exemplo mais prático: imagine que você está estudando o vocabulário de algum idioma estrangeiro e se encontra na parte dos animais, você quer aprender como falar os nomes de diferentes animais.

Quando você precisa se lembrar de como falar o nome de um determinado animal, e sente que precisa se esforçar pra lembrar daquela palavra, esse é o caminho mental que você está percorrendo, tentando recuperar aquela informação que você sabe mas não se lembra naquele instante.

O melhor momento pra você fazer a repetição espaçada de uma maneira eficiente é um pouco antes de você se esquecer por completo. Então, se hoje você aprendeu a falar o nome de um animal em outro idioma, pode ser um pouco de desperdício do seu tempo ficar repetindo quase que imediatamente o nome daquele animal, porque aquela informação está fresca na sua cabeça. Você poderia dedicar esse tempo de repetição para aprender o nome de diferentes, alimentos ou então dos meios de transporte.

Atenção: você não pode deixar passar muito tempo ao ponto de que você precisa ler o nome daquele animal de novo – você tem que tomar cuidado para não esquecer permanentemente. O momento ideal pra realizar a repetição é um pouquinho antes de esquecer completamente, lembre-se disso.

Como Aprender Mais Rápido Seiiti Arata, Arata Academy

Aprender também exige esforço

Eu sei que algumas pessoas vão reclamar dizendo que estudar assim é muito cansativo, porque, de fato, é como se você tivesse que fazer mais força com o seu cérebro. Entretanto, te conto uma coisa: você não está sentindo nada enquanto estuda, se os simulados tem sido gabaritados, ou você lembra de tudo facilmente, é porque, provavelmente, está tudo fresquinho demais na sua cabeça.

O processo de aprendizagem envolve um esforço mental um pouco mais intenso, sabe? Você tem de criar as conexões cerebrais para ter domínio sobre um assunto. Quando você está tentando lembrar do nome daquele animal em um outro idioma, se esforça e se lembra, parabéns! Você acabou de fortalecer ainda mais aquele conhecimento, e está dando um passo adicional para dominar aquele conteúdo.

O trabalho mental que envolve operações mais complexas, como a análise e síntese de informações, precisa ser espaçado para que novas conexões neurais se consolidem – é por isso que às vezes a gente coloca a mão no queixo ou na cabeça e fica “mas como era essa palavra mesmo…”. Ahá!

Se você faz exercícios físicos com frequência, já deve ter percebido que precisa dar um tempo às vezes. Não dá pra forçar os seus músculos com treino constante e sem repouso.

Com a nossa mente, temos de fazer o mesmo. Você tem de se permitir um leve esquecimento, para que na hora de revisar o material, fortalecer aquelas conexões.

No começo, a prática vai ser um pouco complicada – você tem de descobrir qual é o seu ponto ideal de esquecimento para ficar evitando de repetir aquele conhecimento que está fresco na sua cabeça. Existem diversos programas e aplicativos para celulares que podem nos ajudar hoje em dia, como o Anki ou o Memrise. E antes de surgirem essas alternativas, as pessoas faziam o mesmo utilizando os cartões ou fichas de estudo, como se fossem flash cards.

Hoje eu tenho uma novidade pra você. Criei uma tabela com as melhores ferramentas de estudos que você pode utilizar para fazer a repetição espaçada. Você pode fazer o download gratuito entrando nesse link.