Como acabar com o estresse

Oi! Seiiti Arata. Se você anda estressado, existe uma solução rápida e efetiva para acabar o estresse: pare de se preocupar com coisas pequenas. E lembre-se que quase todas as coisas são pequenas.

Você pode pensar que não se preocupar com coisas pequenas vai ter um efeito pequeno sobre o seu estresse. Mas a verdade é que quase tudo na vida é coisa pequena. Portanto, se você para de se preocupar com essas pequenezas, você elimina quase todo o estresse da sua vida.

Esse tipo de estresse é um desbalanceamento grave. Um acúmulo de coisas muito pequenas, até insignificantes, acaba gerando um grande estresse na sua vida. Isso suga a sua energia e gera um gasto enorme de tempo.

O microgerenciamento é um desperdício de tempo que não traz ganhos proporcionais.

Microgerenciar significa se preocupar com cada pequeno detalhe de cada área da sua vida. É quando você se preocupa se comeu exatamente a quantidade de gramas prescrita pelo nutricionista, se sua roupa está sem nenhum pequeno amasso, se outras pessoas estão se comportando exatamente do jeito que você esperava…

Seu tempo durante um dia é limitado e portanto você deve se dedicar ao que é importante. Quando você espalha seu tempo disponível para tentar microgerenciar coisas pequenas de menor importância você fica estressado sem necessidade.

Isso fica muito visível no mundo dos negócios. Um empreendedor que tenta microgerenciar tudo acaba estressado e não consegue um retorno tão grande quanto um empreendedor que foca nos aspectos mais importantes do negócio.

Mas não é só nos negócios que esse problema se manifesta. Na vida pessoal, se você se considera super organizada pode se estressar quando assume um compromisso novo. Chega uma hora em que você pode ficar atarefado demais, sem dar conta de tudo. Se você focasse apenas no que realmente importa sem querer cuidar de cada pequeno detalhe, esse tipo de estresse simplesmente desapareceria.  

Você já deve ter ouvido falar no Princípio de Pareto, que diz que em média oitenta por cento dos seus resultados vêm de apenas vinte por cento das causas. Quando você fica preocupado com todas as causas, microgerenciando, você joga fora um tempo que podia estar concentrado naquilo que gera resultado de verdade.

A questão que fica, então, é como diferenciar o que são as coisas pequenas que não merecem o seu estresse e o que são as coisas pelas quais vale a pena se preocupar.

É fácil distinguir coisas pequenas pelas quais não vale a pena se estressar. É só lembrar que quase tudo na vida são coisas pequenas.

O peso exato da sua refeição, a roupa perfeitamente passada ou a reação correta das pessoas ao seu redor são exemplos claros de coisas pequenas. Mas existem muitas outras coisas que aparentemente são importantes, mas quando paramos para pensar, não tem tanta importância assim.

Será que é realmente tão importante ter aquela aparência inatingível das fotos de redes sociais? Será que você precisa acompanhar todos os eventos recentes das notícias? Será que realmente importa se o seu artista favorito está namorando, se o seu político preferido vence a eleição?

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Poucas coisas são realmente muito importantes na vida. Saúde, família e amigos, dinheiro para pagar as necessidades básicas e ter alguma reserva de segurança… essas são algumas das coisas que importam.

Tirando isso, todas as outras coisas na verdade não têm tanta importância. Nem mesmo a sua profissão. Nós costumamos nos estressar muito com pequenos jogos de poder na carreira para ver quem ganha um pouco mais de dinheiro, quem alcança um cargo um pouco mais prestigiado, até quem ocupa a melhor sala no escritório. 

Enquanto nos estressamos com essas coisas pequenas, a vida vai passando. Deixamos de cuidar da nossa saúde, deixamos de passar tempo de qualidade com amigos e familiares, deixamos de focar em ações que poderiam trazer um maior retorno financeiro.

Para se livrar dessa armadilha, você precisa aprender de uma vez por todas a dizer não para a preocupação com coisas pequenas.

A melhor forma de parar de se preocupar com coisas pequenas é aprendendo a dizer não para tudo que não se alinha com seus valores pessoais.

Microgerenciar é como dizer sim para quase tudo o que você pode se envolver. Pense em cada pequena tarefa que você realiza como um tipo de convite que você aceitou. Você poderia ter se recusado a se envolver naquela tarefa. Mas você aceitou. É por isso que você está dando importância demais para pequenas coisas, gerando estresse desnecessário na sua vida.

O caminho para eliminar esse estresse desnecessário é fazer justamente o oposto. É aprender a dizer não para tudo o que não tem importância.

O detalhe é que cada pessoa tem um conjunto de valores pessoais que define o que é importante ou não.

Por exemplo, vamos pensar na família. A família normalmente é dada como exemplo de algo que é realmente muito importante, algo pelo qual vale a pena se importar. Mas será que é sempre assim?

Pode ser assim para Laura, uma menina que foi criada em uma família amorosa, com pais presentes, parentes que sempre se importaram com ela e de quem ela gosta de verdade.

Mas pode não ser assim para William, um menino que sofreu uma série de abusos na infância pela própria família. Para William, que depois de adulto conseguiu sua independência, essa família pode ser algo pequeno que não merece a preocupação dele.

Esse é só um exemplo de como mesmo os valores que às vezes são tomados como absolutos podem variar de pessoa para pessoa.

Por isso, antes de definir sobre quais coisas vale a pena você se estressar, o primeiro passo é você ter uma clareza muito grande sobre quais são os seus maiores valores pessoais no seu atual contexto de vida.

Para fazer isso, pegue papel e caneta e comece a listar quais são os seus valores pessoais.  Quais são os valores que você consegue imaginar? Família? Saúde? Dinheiro? Educação? Lazer? Carreira profissional? Conforto? Religião? Aventura?

Depois de listar o que parece mais importante para você, tente colocar esses valores em ordem de importância. Por exemplo, imagine que você listou Família e Saúde. Qual dos dois é mais importante? Você sacrificaria a sua própria saúde para cuidar da sua família? Se sim, família é mais importante para você do que saúde.

Quando você listar em ordem de importância os seus maiores valores pessoais, você está pronto para dizer não a todas as pequenas coisas que não trazem grandes impactos para esses valores.

Mesmo que algo esteja dentro dos seus valores pessoais, ainda assim o estresse pode não valer a pena.

Não é porque alguma coisa está dentro dos seus valores pessoais que isso significa que ela automaticamente merece a sua preocupação.

Imagine que você listou que saúde é um dos seus mais altos valores pessoais. Aí você define alguns objetivos como ter uma barriga tanquinho, ter um determinado percentual de gordura. Esses objetivos estão até relacionados ao campo saúde, mas continuam sendo coisas pequenas pelas quais não vale a pena se estressar muito.

Claro que você pode ter objetivos assim, mas você deve correr atrás deles com leveza, com satisfação, como um desafio pessoal. Mas você nunca deve cair no erro de achar que essas coisas realmente têm uma grande importância, que isso vai de alguma forma trazer grandes impactos para a sua saúde.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Dentro de cada valor pessoal, existem apenas algumas poucas coisas que são realmente importantes. 

Para ficar no exemplo da saúde, basta você se alimentar bem a maior parte do tempo, fazer um pouco de exercício físico na maioria dos dias da semana e dormir até estar descansado. Fazendo isso e procurando ajuda médica para prevenir e curar doenças, você está coberto. 

Todo o restante é detalhe, é coisa de pequena importância, é algo pelo que não vale a pena se estressar. Todo o restante é algo para o qual você pode dizer não.

Essa mesma lógica pode ser levada para todas as outras áreas da sua vida. Com um pouco de reflexão, você consegue perceber que existem apenas algumas poucas coisas realmente importantes na vida. São nessas coisas que você deve focar, deixando de lado todo o resto que só gera estresse sem trazer o retorno equivalente.

Para não se estressar, pare de se preocupar com coisas pequenas. E lembre-se que quase tudo na vida são coisas pequenas.

Listando os seus valores pessoais e refletindo um pouco, você vai perceber que existem apenas poucas coisas na vida que são realmente importantes. Por isso, você tem a liberdade de dizer não para o estresse gerado por todas as outras coisas.
Para você que quer fazer isso de um jeito prático e muito efetivo, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Como Dizer Não acessando agora mesmo o endereço https://arata.se/comodizernao