Alimente seu cérebro

Olá! Obrigado a todos vocês que acompanham o trabalho de desenvolvimento pessoal e profissional da Arata Academy. Gostaria de convidar você para também conhecer uma outra iniciativa nossa que é na área de bem estar – temos um canal novo que é o natugood pra isso basta acessar esse link. 

Hoje quero passar uma dica sobre o bom funcionamento do nosso cérebro e as nossas escolhas de alimentação. 

Como você já deve ter visto no nosso curso FOCO, o que faz TODA a diferença é a capacidade de concentração. O que faz toda a diferença é o seu poder de FOCO. Isso é em tudo o que a gente decide realizar. Caso não seja ainda aluno do curso, pode visitar o link aqui.

FOCO aula Arata Academy

O nosso cérebro utiliza muita energia. É até curioso, como um órgão tão pequeno, que não realiza esforço físico igual os músculos, que não fica digerindo alimentos com esforço químico, como é o caso do estômago, enfim, aparentemente paradinho o cérebro na primeira vista não deveria consumir tanta energia, mas ele faz parte de grande parte do nosso consumo diário de oxigênio e de energia. 

Então faz sentido nos perguntarmos que tipo de combustível estamos usando para alimentar o cérebro. 

Lendo materiais tradicionais na área médica vamos encontar muitas obras afirmando que o cérebro utiliza glicose como principal fonte de energia. 

Só que existem cada vez mais pesquisadores dizendo que o cérebro não depende unicamente de glicose. Neste vídeo eu trago os argumentos do doutor David Perlmutter, autor do livro Brain Grain, que foi traduzido como A Dieta da Mente. E ele diz que não é certo falar que nós PRECISAMOS de carboidratos e de glicose para o nosso cérebro.

Em vez de carboidratos, ele recomenda o consumo de gordura pra alimentar o cérebro. Ele diz que o cérebro funciona muito melhor quando nós passamos a queimar gordura, em uma alimentação cetogênica. 

O nome vem de cetonas, que são gorduras. Por isso é David Perlmutter diz que as dietas cetogênicas tem sido usadas para tratamento de epilepsia desde a década de 1920 e hoje estão sendo consideradas para tratamento de doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e até autismo: gorduras boas ajudam o cérebro a funcionar bem.

Este vídeo aqui é rápido e eu não vou entrar em muitos detalhes sobre o livro, mas se vocês acharem importante eu posso depois gravar mais vídeos com uma análise mais completa lá no natugood. Hoje só quero compartilhar uma visão geral da obra, e a ideia é que os carboidratos na alimentação elevam a taxa de glicose no sangue, causando inflamação e prejudicando o bom funcionamento do cérebro.

A recomendação portanto deste livro é em partir pra uma alimentação de baixo teor de carboidratos e portanto com mais gorduras de qualidade como peixes, carnes, ovos, manteiga, abacate, nozes e azeitonas.

Eu concordo com a ideia de que boas gorduras precisam fazer parte da nossa alimentação e que nós temos que fugir das gorduras ruins, que são as gorduras trans. Mas ao mesmo tempo acho que é importante também entendermos que existem diferentes tipos de carboidrato.

Numa explicação bem simplificada, nós podemos priorizar os carboidratos vindos de fontes como vegetais e frutas. O que nós queremos evitar o excesso é com relação aos carboidratos de grãos refinados.

A minha opinião hoje é que não existe uma fórmula que todo mundo deve seguir. Pra algumas pessoas, pode sim fazer sentido buscar se informar mais sobre as dietas cetogênicas e deixar o cérebro utilizar cetonas como fonte de energia. Pra outras pessoas, a dieta cetogênica pode ser radical demais, difícil de ser implementada.

Mas o que é mais importante ainda é esse nosso desejo em aprender mais sobre boa alimentação. Isso faz uma grande diferença. Importante é você saber que é através do natugood que nós teremos este tipo de conteúdo pra gente ir aprendendo junto. Se você gostou gostou da ideia, você ajuda a gente a seguir na direção certa deixando um “gostei”, mas fica também a vontade pra dizer se não gostou, enfim, eu estou sempre vendo as interações pra me orientar nos próximos materiais. E caso ainda não tenha assinado, você agora tem dois canais: um é este, o canal Arata Academy, mas tem também um novo canal mais especializado pros nossos projetos em bem estar e fitness, que é o natugood. Um abraço forte pra você!