A Síndrome do Objeto Brilhante acaba com as suas metas

Oi! Seiiti Arata. Sabe como você faz para uma criança largar um brinquedo? É só mostrar a ela um brinquedo novo. Aquele novo objeto brilhante vai chamar a atenção dela e ela vai esquecer do brinquedo antigo. Mesmo que o brinquedo antigo seja melhor.

Nós adultos não somos muito diferentes. Sempre que nós descobrimos algo novo, aquele objeto brilhante chama a nossa atenção e nos faz abandonar o que nós tínhamos em mãos. Mesmo que nós estivéssemos no caminho certo.

Esse comportamento é tão comum que tem até nome: a Síndrome do Objeto Brilhante. Ela faz você agir com base mais na emoção do que na razão. E, apesar de parecer inofensiva, ela pode estar atrapalhando todas as áreas da sua vida.

A Síndrome do Objeto Brilhante impede que você realize os seus maiores sonhos.

A maioria das pessoas consegue atingir objetivos de vida se usar um bom plano. Um bom plano é aquele comprovado pelo tempo, que já foi usado por outras pessoas para atingir os mesmos objetivos.

Se você quer emagrecer, o desafio é encontrar adesão ao plano de restrição calórica. E existem diferentes possíveis caminhos para isso: por exemplo, pode escolher uma dieta de baixo carboidrato, ou de baixa gordura, ou uma dieta vegetariana, ou uma dieta carnívora… desde que você siga a dieta, você vai chegar ao objetivo.

Se você quer ganhar com investimentos, pode escolher a análise fundamentalista de empresas, pode escolher a análise técnica de ações, pode investir em negócios próprios, pode comprar bitcoin e aprender a guardar suas próprias chaves. Existem muitos caminhos… desde que você mantenha a consistência na estratégia, você vai chegar ao objetivo.

Se você quer aprender um novo idioma, pode escolher fazer cursos presenciais, cursos online, intercâmbio, aulas particulares, filmes e séries… é só manter a consistência que você vai chegar lá.

Com estes três exemplos, perceba que um plano bom é aquele plano que você consegue seguir pelo tempo necessário. Na medicina baseada em evidências isso é chamado de grau de aderência. Não adianta apenas apresentar a um paciente o melhor protocolo para boa saúde. É necessário que o paciente seja capaz de implementar o plano pelo tempo necessário.

Entretanto, é difícil ter uma boa aderência pois as pessoas sofrem da síndrome do objeto brilhante. Elas começam empolgadas na Dieta da Banana, mas logo conhecem a Dieta do Abacate e mudam de ideia antes de dar tempo de a primeira dieta dar algum resultado. E logo que sabem de uma novidade, mudam de estratégia outra vez. E assim passam a vida pulando de galho em galho, esperando que o próximo objeto brilhante traga o resultado. Só que esse resultado já teria vindo se ela tivesse se mantido no plano original por um tempo maior.

Objetos brilhantes são distrações que atrasam os seus objetivos de vida.

Síndrome do Objeto Brilhante é apenas um nome bonito para algo que é ao mesmo tempo muito simples e também muito difícil de ser combatido: a distração. 

A distração mexe com as suas emoções. Seu desejo por novidades faz você tomar decisões irracionais.

Imagine se você tivesse que ir do ponto A ao ponto B e o único caminho disponível fosse uma estrada reta e livre de qualquer sinal ou obstáculo. Você só teria que percorrer essa estrada no único caminho possível e logo chegaria ao destino desejado.

Agora imagine que você tem que ir do mesmo ponto A ao mesmo ponto B. Porém, agora existem centenas de caminhos diferentes, cada um com várias bifurcações, buracos, obstáculos, atalhos, desvios… e ao longo desses caminhos existem várias propagandas dizendo que o outro caminho é melhor, que existe um jeito de chegar mais rápido, que você está no caminho errado.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

É isso o que acontece quando você não mantém aderência ao plano que traçou para conquistar os seus objetivos. Você fica mudando de estratégia de tempos em tempos e nunca vê os resultados aparecerem. Isso não significa que o seu plano original sempre vai ser o melhor caminho. Mas mesmo que ele não seja o melhor caminho, provavelmente é melhor insistir nele por um tempo do que ficar mudando de estratégia a todo momento, sem dar tempo para o plano produzir os resultados que você deseja.

Por isso, aprenda a dar tempo ao seu plano inicial. Você não precisa ficar eternamente preso ao plano original, sem flexibilidade para mudar quando constata que aquele caminho não vai gerar resultados. Mas você precisa pelo menos dar tempo para ver se o plano funciona ou não.

Você pode fazer isso eliminando distrações, mantendo o controle emocional e aprendendo a dizer não. 

Voltando ao exemplo do emagrecimento, se você escolheu a dieta xis, mantenha o seu foco nela. Não fique lendo sobre a dieta ipsilon, não fique procurando na internet sobre a dieta zê. Quanto menos distrações você tiver, mais fácil será se concentrar no seu plano e dizer não para os objetos brilhantes que ficam chamando sua atenção.

Nosso desejo por novidades é inevitável, então aprenda a usar essa necessidade a seu favor.

Não importa se você é uma pessoa super focada ou alguém que se distrai com facilidade. Se você é um ser humano, você tem a tendência natural a se interessar por novidades. E já que os objetos brilhantes cedo ou tarde vão chamar a sua atenção, você pode aprender a usar essa tendência a seu favor.

A melhor maneira de fazer isso é reduzindo o prazo das suas metas, para que você tenha mais foco. Com um período curto e uma meta próxima, será difícil você perder interesse pelo seu planejamento original.

Então, em vez de traçar uma meta dizendo que você vai emagrecer quinze quilos no período de um ano usando a dieta paleolítica, trace um objetivo menor em um tempo mais curto. Assim você vai intencionalmente ter avaliar o seu progresso com mais frequência.

Por exemplo, tenha como meta emagrecer três quilos em um mês com essa dieta. Se ao final desse um mês você estiver insatisfeito com a dieta ou achar que ela não está produzindo resultados para você, mude o planejamento e experimente algo novo.

Um bom jeito de fazer isso é usando a técnica das mini metas semanais que nós ensinamos no episódio 203 da série Oi! Seiiti Arata. Se você reduzir os seus objetivos a pequenos pedaços de sete dias, pode renovar o seu ânimo e encontrar novidades toda semana.

Só tome cuidado porque, para a maioria dos objetivos, não é muito efetivo mudar a estratégia a cada duas semanas. É um tempo muito curto para ver resultados em uma dieta, em um plano de investimentos, no aprendizado de um idioma. 

Mas mesmo sem mudar a estratégia, você pode ter um objeto brilhante dentro do plano mudando o cardápio, as ações a serem analisadas, o tipo de exercícios que vai fazer… 

Não existe uma regra de tempo para mudar de estratégia. Você precisa analisar com bom senso por que os resultados não apareceram.

Ficar preso a uma estratégia que não está funcionando é tão ruim quanto ficar pulando de galho em galho sempre que você vê um novo objeto brilhante. Por isso, você precisa ter equilíbrio e bom senso para definir quando uma estratégia não está funcionando para você e quando ela precisa ser substituída.

A melhor maneira de ter esse bom senso é analisando dados. Faça um planejamento com o seu objetivo, defina qual vai ser a estratégia para alcançar aquele objetivo e depois execute a estratégia por um tempo definido. 

No final desse tempo, analise os dados para ver se o plano funcionou. Se não estiver funcionando, aí sim você pode trocar de estratégia com intenção, agora movido pela razão e não pela emoção.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Voltando ao exemplo do emagrecimento. Imagine que você escolheu a dieta paleolítica, consultou um nutricionista da sua confiança, seguiu o cardápio na maior parte do tempo e mesmo assim depois de noventa dias não viu nenhuma perda de peso significativa.

Nesse exemplo, talvez essa dieta simplesmente não funcione para você. Talvez seja mais efetivo trocar de estratégia, tentar outra coisa, buscar os resultados que não apareceram.

Veja como esse tipo de abordagem é muito diferente de se distrair com informação que aparece na sua frente a todo momento. Na Síndrome do Objeto Brilhante, as novidades estão desviando você do caminho e atrasando o cumprimento das suas metas com muitas distrações. Aqui você é quem está no comando, experimentando estratégias e observando resultados antes de testar alguma novidade.

Para isso funcionar, você precisa ter um planejamento. Precisa ter clareza do que quer conseguir, ser realista, saber de qual estratégia vai usar e qual é o tempo necessário para observar os resultados. Pode parecer complicado, mas é muito mais simples do que ficar a toda hora tentando soluções novas e mirabolantes sem nunca ver o resultado chegar.

Síndrome do Objeto Brilhante é a tendência que nós temos de buscar novidades a todo instante, perdendo o interesse e abandonando o que nós já tínhamos. Mesmo que aquilo estivesse funcionando bem. Esse tipo de comportamento atrapalha todas as áreas da sua vida, atrasando em muito o cumprimento dos seus objetivos.

Para vencer a Síndrome do Objeto Brilhante, você precisa ter um planejamento e se ater ao plano. Você precisa dar tempo para o plano funcionar e apresentar resultados, para só depois analisar se realmente precisa de alguma novidade.
No curso Planejando Sua Vida você aprende a fazer um planejamento assim. Um planejamento que vai desde os seus mais importantes valores pessoais até os passos práticos que você precisa dar para transformar os seus objetivos planejados em realidade. Você pode ver uma aula especial do curso Planejando Sua Vida agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida