Simplifique a vida para estudar melhor

DISPOSOFOBIA

A disposofobia é uma acumulação compulsiva, uma desordem no comportamento caracterizada pela extrema dificuldade de descartar objetos.

O resultado? Uma casa cheia de lixo, que vai além de ser uma mera bagunça: é uma doença que apresenta riscos de saúde, de higiene básica e afeta outros membros da família. A disposofobia parece ser mais comum em pessoas com desordens psicológicas como a ansidedade, depressão e o transtorno de déficit de atenção.

Mesmo pra quem não sofre de disposofobia, ainda assim dá pra perceber o valor de simplificar a vida.

Este é mais um vídeo criado a partir da leitura do livro A Vida Intelectual, de Antonin Sertillanges pra nossa série Arata Livros. O episódio de hoje é sobre Simplificar a vida para estudar melhor

Organização interna e externa para estudar melhor

Se você acompanhou os vídeos anteriores da nossa série examinando o livro A Vida Intelectual, você já está colocando em prática algumas ideias para a organização da sua vida interna. Mas não basta apenas isso: é necessário também organizar a vida externa, as obrigações, os relacionamentos… e a dica principal é SIMPLIFICAR A VIDA.

A vida intelectual é como uma viagem. Quem tem uma mala muito pesada vai sentir dificuldades em ficar arrastando esse peso adiante. O que isso significa? Que precisamos nos livrar de compromissos, posses e conceitos que vão atrasar a nossa vida.

Quem valoriza muito a vida social, participando de reuniões, festas, coqueteis, eventos, encontros e todo tipo de formalidade pode se enroscar e ter dificuldades com uma vida intelectual. De repente você está participando de um jantar em um lugar longe, comendo uma comida que não gosta, na companhia de pessoas que você também não liga muito, pagando caro e, pior de tudo, na hora de ir embora, pela educação acaba soltando um “precisamos marcar de novo!”

Selecione suas ocupações

Assim, a dica de Sertillanges é não se deixar aprisionar em ocupações que pouco a pouco vão monopolizando seu tempo, seus pensamentos, seus recursos, seu poder. As convenções sociais não devem ditar a sua vida. É você quem precisa ser seu próprio guia. Obedeça as suas convicções e não os costumes da sociedade. Valorize os seus próprios objetivos intelectuais!

Simplicidade de posses

Eu quero complementar sugerindo também uma simplicidade de posses. Eu conheço gente que diz que não gosta de sair porque tem medo de ladrão entrar na casa.

Aliás, casa essa que além de ter vários objetos de valor, também tem um jardim enorme, que precisa de contratar serviço de jardinagem constante.

E aquele carro caríssimo na garagem, que o sujeito tem um xodó doentio, tem medo de riscarem, de roubarem, de tomar sol, de tomar chuva. Ou seja, o veículo que deveria proporcionar liberdade causa aprisionamento. Na verdade não é nem um único carro: são vários, que precisam de IPVA, manutenção, etc etc.

Então, não deixe que tuas posses te possuam. Lembre-se da Psicologia do Consumo.

Convite

Quero te fazer um convite: vamos implementar essa ideia de simplificar a vida?

Essa semana eu doei algumas roupas que eu não usava muito. Aliás, sempre no final do vídeo eu gosto de passar uma dica bônus: quando alguma pessoa abre um guarda roupa cheio e reclama que não tem o que vestir, o que é que está acontecendo? Ela está vendo várias roupas que ela geralmente não usa. Ora bolas, numa situação dessas não faz sentido manter aquela roupa por perto: quando você vende ou doa essas roupas que estão em boa condição mas que você raramente tem vontade de usar, o que é que acontece? Na próxima vez que você abre o guarda roupa vão aparecer apenas as suas roupas favoritas, e daí você encontra o que realmente quer vestir.

Então se você gostou do vídeo de hoje da série Arata Livros, verifique na sua vida o que é que você pode fazer pra simplificar e deixe um comentário contando pra gente qual é a sua dica. Um forte abraço e obrigado por participar da nossa série Arata Livros, da Arata Academy!

Agradecimento

Quero agradecer aqui os amigos Douglas Brito e Rafael Bastos por uma interação muito bacana que eles deixaram nos comentários do vídeo Arata Livros episódio 04. E o papo foi a respeito de uma técnica que eu gosto de passar adiante chamada técnica Pomodoro.

Crédito foto de destaque (link)

Receba mais vídeos da série Arata Livros

Você acabou de assistir a um vídeo rápido do Arata Livros. Pra receber mais vídeos, assine o nosso canal youtube e cadastre seu email na nossa lista em arataacademy.com.