Pague a si mesmo primeiro

O que é a idéia de pagar a si mesmo primeiro? Como implementar essa idéia em nossa prática financeira?

Guarde e invista pelo menos 10% de sua renda ao longo de sua vida. Todo mundo conhece aquele papo de que quem consegue guardar pelo menos cem reais por mês em um investimento conservador terá mais de um milhão na época da aposentadoria.

Mas será que é fácil adotar essa prática?

A idéia de pagar a si próprio primeiro não é nova, e ficou popular com o livro O Homem Mais Rico da Babilônia de George Clason. Fiz um resumo deste livro que pode ser lido aqui.

O ponto que discordo com a maior parte dos autores é que eles costumam dar muita ênfase em mudar o estilo de vida para ser extremamente muquirana. Como se raspar miolo de pão na borda da embalagem de margarina fosse deixar alguém rico.

Concordo que o motivo das pessoas não conseguirem acumular fortuna ao final da vida por causa de suas compras de impulso e inclusive escrevi já bastante sobre isso no blog da Arata Academy, comentando como Edward Bernays reinventou o mundo, saindo de uma cultura de necessidades para uma cultura de desejos.

Por isso que a idéia de pagar a si primeiro funciona para qualquer pessoa. Dedique uma porcentagem que tem a ver com seu estilo de vida: para quem ganha pouquíssimo e mal consegue pagar as contas atuais de sobrevivência, esse valor deve ser baixo, como 1%. Mas para quem está já com a carreira bem estruturada, é normal investir mais do que 50% da renda, acelerando o crescimento dos investimentos.

Para tornar a prática inevitável, verifique com seu banco um mecanismo automático de depósito de valores em uma conta de investimento. Dependendo do tipo de investimento existem valores mínimos, então tudo dependerá da sua condição financeira atual. E, para facilitar e evitar a preguiça e perda de tempo de ir até a agência, tenha certeza de utilizar seu eBanking de forma segura.

Gostou do conceito e quer saber mais? Veja o que meu amigo Fabricio Peruzzo escreveu sobre o tema na Papo de Homem Lifestyle Magazine. Em breve, vou contar sobre outras parcerias e colaboração que estamos fazendo junto com o Fabricio.