Faça aquilo que ama

O quarto segredo dos milionários é fazer o que amamos. Neste ponto, apesar de concordar com a idéia básica que Brian Tracy apresenta, preciso fazer algumas ressalvas.

Um dos problemas que vejo em materiais de desenvolvimento pessoal e auto-ajuda é que existem dicas genéricas de “faça aquilo que ama”, deixando o leitor confuso e frustrado.

Foto: Patricia Alim Riquelme Wolpat
Foto: Patricia Alim Riquelme Wolpat

Imagine que o leitor gosta de jogar bola na praia, tomar caipirinha e tocar um violão.

Seguir a regra “faça aquilo que ama” nesse caso é uma grande burrada. Se for feito ao pé da letra. Como é que alguém vai ganhar a vida, ou mesmo ficar milionário, jogando uma pelada totalmente não-profissional, enchendo a cara e tocando aquelas chatices sempre repetidas em roda de acampamento?

O que eu recomendo, ao implementar a regra do “fazer aquilo que se ama” é filtrar o que é uma atividade de lazer ou distração (futebol, capipirinha, violão nesse caso) e de atividades que acrescentam valor aos outros.

Quem fala muito bem sobre isso é o Napoleon Hill, no Pense e Enriqueça (link afiliado). A nossa atividade deve ser alinhada com um propósito, um desejo ardente que nos orienta. Falamos disso em detalhe e com exercícios práticos no livro A Classe Alta.

Por isso, a idéia de “fazer o que ama” é melhor explicada quando dentro de um contexto maior, que é uma missão na vida, um grande objetivo. Como Bill Gates, que teve a visão de que um dia todas as pessoas teriam um computador pessoal.

Mesmo com esse esclarecimento, continua sendo fácil falar da boca pra fora.

Nem sempre é fácil encontrar esse propósito e seguir adiante. É nesses casos que um trabalho de coaching pode ser bastante útil.

Caso tenha interesse, entre em contato comigo e podemos agendar um bate papo.

(Este post é a continuação de uma série que critica o programa 21 Segredos dos Milionários Independentes de Brian Tracy. Nesta série, analisamos as idéias de Brian à luz de outros autores e usando experiência própria de Seiiti Arata Jr., autor de A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer)