Perguntas frequentes

Decidi criar um post simples para responder a algumas perguntas frequentes. Provavelmente você vai ler essa “Rapidinha” ao receber um link em email de resposta minha.

De tempos em tempos, vou editando o post para incluir mais respostas, ou mesmo editar e manter as respostas atualizadas.

Produtividade

1. Qual programa de mapas mentais você usa?

Uso o MindManager da empresa MindJet. Mas no meu artigo “Como fazer mapas mentais (estilo MindMap Ninja)” existem boas recomendações nos comentários, como por exemplo o gratuito MindMeister.

2. Sei que você lê bastante. Vale mais a pena comprar um Kindle ou um iPad?

Leitura constante faz parte do meu trabalho. Não é todo mundo que precisa ler uma média de um livro por semana (dependendo da sua área, pode até ser contraproducente ler demais… e implementar pouco). Mas caso seja o caso de ter a leitura de livros intensa no seu dia a dia, recomendo o Kindle. (Grifei “livros” pois para revistas, web, RSS feed e jornais o iPad me parece melhor escolha.)

Motivos? Primeiro, a tela e-ink do Kindle é a que mais se aproxima do papel. Não tem reflexo ou brilho que cansa a vista. A navegação é boa para permitir o estado de fluxo, mergulhando no livro e esquecendo de todo o resto. É também mais leve e tem bateria de maior duração do que o iPad (na data deste post, estou comparando o Kindle com o iPad 3).

Para mim, o Kindle funciona bem pois eu já tenho um laptop (MacBook Pro) e um iPhone. Portanto, para mim o iPad seria uma versão maior do meu iPhone. Não acho que um iPad adicionaria muito valor no meu estilo de trabalho e por isso o Kindle veio em ótimo momento.

Porém, caso você não tenha um laptop e/ou um smartphone, o iPad pode suprir a necessidade de um gadget que traz portabilidade.

Leve, portanto, em conta: 1) volume de livros que deseja ler, 2) outros gadgets que já possui. Eles indicarão a sua necessidade de um portátil multifuncional. O Kindle é para ler livro, e só. Eu sequer uso as funções de anotação, grifar e compartilhar trechos de livros pois não me parecem práticas.

3. Te mandei um email semana passada e ainda não recebi resposta. Você está chateado comigo?

Imagina! Eu fico feliz demais quando recebo mensagens (além de email, tem notificação em tudo quanto é serviço de mídia social). Mas como tenho recebido uma média de 300 a 800 mensagens todos os dias, não dá para responder a todos no ritmo desejado.

Algumas vezes eu deixo alguns tipos específicos de mensagens acumular para responder a todas de forma padronizada ou uso o próprio blog como forma de me comunicar baseado nas principais perguntas que recebo, como estou fazendo aqui no “perguntas frequentes”. Também uso ferramentas de expansão de texto e respostas pre-programadas para assuntos que são bastante corriqueiros.

Além de emails, eu gosto de me comunicar através dos comentários no blog, Facebook e pelo Twitter. Existem plataformas que eu decidi que não vou me aventurar a responder, como por exemplo comentários deixados no YouTube (não acho que é uma boa plataforma pra comentários).

Enfim, eu demoro um pouco, mas sempre respondo. Caso realmente não tenha recebido uma resposta, você me ajuda a eu me organizar se me enviar uma segunda mensagem ou um @seiitiarata pelo Twitter.

Empreendedorismo

1. Qual provedor você utiliza para seu site?

Usei bastante tempo o Bluehost e recomendo – não apenas pelo programa de afiliados deles, mas recomendo por ser realmente bom entre as opções de servidor compartilhado. Apenas depois de você já ter alguma experiência com sites é que eu recomendo o MediaTemple, que é mais robusto e que é o que uso hoje.

2. Acabei de ser demitido e ao invés de procurar emprego novo, quero ser empreendedor. O que acha?

Caso você não tenha reservas financeiras, é uma péssima ideia. Procure os materiais grátis que o Sebrae oferece a respeito do “empreendedorismo de oportunidade” v. “empreendedorismo por necessidade”. Pessoalmente, recomendo que antes de pensar em empreendedorismo, que você tenha um colchão financeiro para pagar suas contas por no mínimo 12 meses sem prejudicar seu estilo de vida.

3. Gostaria de empreender utilizando o potencial da Internet. Que treinamento você oferece?

Convido conhecer o nosso curso de Empreendedorismo Digital – EmpreDig para mais detalhes.

Vídeos, câmera e edição

1. Qual editor de vídeo você usa?

Depende. Nos primeiros vídeos do canal YouTube da ArataAcademy (antes de 2011), usei o iMovie para coisas simples. Foi ótimo para começar pela praticidade, e conforme fui progredindo na área de vídeos, passei a achar o iMovie um pouco muito limitado. Não gostava de ficar importando vídeos para a Library e muitas vezes o iMovie rejeita algumas fontes. Ele te força a seguir um certo modelo da Apple e trava a criatividade. Mas, repito, valeu muito para começar.

Entre os anos de 2011 a 2012 usei muito o Screenflow para a edição, por ser um programa bem simples e rápido.

Em 2013, passei a usar o pacote Adobe (Premiere e After Effects).

O motivo de contar toda essa história é para ilustrar o seguinte: se você está começando agora, não é necessário (nem viável economicamente) ter o software mais complexo. Na verdade, isso pode até te prejudicar. Comece BEM SIMPLES, e vá evoluindo com o tempo e com a prática. Software não faz nenhum milagre, é apenas uma ferramenta. A arte deve vir de você.

2. Que editor de áudio você usa?

Audacity.

3. Qual câmera você usa?

Canon Legria HF 200 e Nikon D90, além de alguma filmagem ocasional usando o celular ou tablet pra coisas mais informais. Tenho começado a usar também a GoPro 3 Black, que é bastante prática. Mas não recomendo ficar demasiadamente preocupado com câmeras: qualquer uma serve. O importante é que tenha bom som profissional (vide resposta abaixo).

4. Que microfone usa?

Sennheiser Evolution ew-100 g3. É um pouco caro mas vale a pena.

Para vídeos de screencast, eu usava também o microfone USB chamado Blue Snowflake, mas também não recomendo: é muito frágil e não pode ser transportado em viagens sem quebrar com o tempo. Além disso, o volume é muito baixo. Pior compra de todos os tempos.

Tenho também usado um microfone externo. Qualquer um serve, é meio parecido. No caso, aconteceu de eu ter encontrado o Sony IDC-SX712 mas qualquer um outro (ZOOM, Olympus, por exemplo) serviria de forma parecida.

Coaching

1. Quero fazer treinamento para me tornar coach. Qual escola vc recomenda?

No Brasil não tenho nenhuma instituição preferida. Sempre recomendo fortemente que você entre em contato com alunos formados pela instituição (pelo menos 3) e pergunte diretamente para eles o que acham. Para ter maior certeza antes de investir, procure fazer uma sessão de coaching com profissionais formados pela instituição.

2. Gostaria de fazer um coaching profissional com a Arata Academy. Qual é o processo?

Não estamos agendando novos clientes individuais de coaching por tempo indeterminado. Uma boa alternativa é o programa Produtividade Ninja, que é totalmente online – clique aqui.

3. Quando abrem novas turmas para o curso de enriquecimento A Classe Alta?

Ainda não temos previsão. Neste momento estamos concentrados no desenvolvimento da turma existente. Assim que tivermos novas vagas, avisaremos primeiro os amigos cadastrados na nossa Lista Arata Academy por email.

(última atualização: 10 maio 2013)