Como adicionar comentários no blog WordPress usando o Facebook – existe plugin pra isso?

Hoje cedo meu amigo Paulo me perguntou no Twitter como foi que eu coloquei comentários de Facebook aqui no WordPress.

Ele perguntou se eu usei um desses Social Plugins do Facebook Developers, via Facebook Comments.

Respondi que esse é um caminho possível, mas eu adotei uma recomendação do meu amigo Gus Fune, killer panda do Papo de Homem. Usei o Facebook Comments for WordPress do Graham Swan, do grahanswan.com

Por que acho importante sair do modelo Disqus, Gravatar e outros sistemas toscos de comentário via WordPress?

É a resposta que eu dei para o guru do “trabalhe menos e viva mais” Tim Ferriss, que hoje de manhã confessou não conseguir dar conta de moderar 600 comentários em blog pessoal:

Ao estar bem conectado com caras como o meu amigo Gus que deu a dica de usar esse plugin Facebook Comments for Wordrpress, eu consegui implementar com facilidade aqui.

Mas vejam a ironia da coisa: o fato de eu ter implementado… e estar conectado (via Facebook) com o Tim Ferriss, que é autor do Trabalhe Quatro Horas por Semana (link afiliado) permitiu que eu contribuísse de volta.

Dei uma dica sobre produtividade para um autor que me ensinou bastante sobre lifestyle design e eficácia.

Se ele vai usar ou não, aí já é com o próprio Tim. Mas a dica que eu dei resolve o problema que ele aparentemente está enfrentando em não ter tempo para moderar e aprovar comentários.

Quando nos tornamos maiores que nós mesmos

Essa é a beleza em estar conectado e o motivo de eu ter mencionado os nomes dos amigos no começo do post. Somente descobrimos essas dicas e as passamos adiante através de nossas amizades.

As amizades podem ser com quem a gente já viu pessoalmente (no meu caso o Gus, com quem já tomei umas brejas junto) ou apenas por meio intermediado (Paulo, com quem troco vários tweets mas ainda não tive o prazer de encontrar pessoalmente).

Esse processo de se conectar para poder fornecer e receber idéias que não seriam possíveis ao viver de forma individual e isolada acontece cada vez mais com as mídias sociais.

E não é jogando Farmville ou simplesmente bisbilhotando o perfil alheio.

É o uso ativo da mídia social que conta.