Como desenvolver sua criatividade

Oi! Seiiti Arata. Se a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, o que é que nós podemos fazer para treinar o nosso potencial criativo?

1. Deve existir desafio adequado.

Você não deseja enfrentar desafios fáceis demais nem difíceis demais.

Para atingir o potencial máximo de criatividade, os desafios adiante devem ser possíveis de serem realizados de acordo com as suas habilidades e recursos atuais.

Caso o desafio criativo adiante seja tão difícil a ponto de desestimular, seremos tomados pelo sentimento de medo e impotência, de pequenez. Poderemos desistir.

Lembra do efeito golem em que discutimos anteriormente? Veja o vídeo aqui.

A profecia auto realizável entra na nossa cabeça, acreditamos que o desafio adiante é impossível e portanto não teremos a motivação ou persistência para continuar desenvolvendo habilidades para poder superar desafios.

Por outro lado, se o desafio criativo for fácil demais, não sentiremos o grau necessário de ânimo e motivação para fazer o melhor possível. Não sentiremos que podemos fazer a diferença. Desafio simples demais não valem a pena o nosso tempo.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

2. Desenvolva o ritual criativo que funciona para você.

Quando lemos as biografias de pessoas consideradas criativas, como filósofos, cientistas, escritores, pintores e artistas em geral, percebemos que alguns deles tinham hábitos bastante específicos.

Alguns gostavam de se inspirar enquanto tomavam banho, outros enquanto caminhavam, outros enquanto tomavam uma solitária xícara de café. Alguns trabalhavam no primeiro horário da manhã. Outros só conseguiam trabalhar de forma criativa no meio da noite.

Será que existem hábitos que ajudam na criatividade? Será que a solução é você copiar exatamente os mesmos rituais, seja beber uma taça de vinho antes do trabalho, ou fumar cigarros igual uma chaminé, ou acordar antes do sol nascer ou qualquer outra excentricidade? Não. Você não vai ter o mesmo nível de criatividade apenas por repetir os mesmos rituais.

A estratégia que funciona para uma pessoa não vai necessariamente funcionar para outra. O segredo não está no cigarro que aquele escritor fumava enquanto escrevia. O segredo está no ato desse escritor… escrever!

Se você quer uma dica garantida, aqui vai: nós temos que trabalhar. Precisamos de disciplina para realizar o trabalho com regularidade, com consistência e ter a dedicação para pagar o preço necessário do comprometimento.

O que diferencia um grande escritor de um escritor medíocre? É levantar todos os dias e continuar trabalhando e produzindo material. Existem alguns dias melhores que outros? Com certeza. Mas o valor de ter consistência e fazer todos os dias é inigualável.

Em outras palavras, apesar de ser útil encontrar a hábitos para criatividade, isso não significa que a criatividade surgiram a partir dos hábitos. A criatividade não pode ser manifestada se não houver um esforço para refinar as habilidades. É necessário comprometimento. É necessário foco.

Não existe fórmula mágica. Encontre o que funciona para você.

3. Desenvolva proteção contra interrupções de distrações.

Se você não consegue se proteger contra telefonemas, visitantes, e-mails e outras interrupções você dificilmente conseguirá a tranquilidade necessária para desenvolver sua criatividade.

Faça o que for necessário para evitar interrupções durante momento em que você pratica sua criatividade.

Tenha certeza de fazer o seu preparativo: talvez você precise de um café da manhã reforçado para não ficar com fome, talvez você precise avisar o seus colegas de trabalho que estará disponível apenas no final da tarde para resolver emergências. No curso FOCO, nós ensinamos tudo o que você pode fazer para se preparar contra interrupções.

Algumas vezes, será necessário investir alguns minutos em todo o processo preparativo para ter a certeza que você não será interrompido. Parece que estamos desperdiçando tempo nestes preparativos, porém, o retorno poderá ser valioso e compensará todo o investimento.

É importante você fazer todos os ajustes e preparativos para não ser interrompido, principalmente se você trabalha em áreas que precisam do seu poder intelectual e criativo. Respeite o valor do seu potencial criativo e não se permita ser interrompido.

4. Desenvolva habilidades complementares para que a sua criatividade se manifeste.

Imagine que você deseja fazer vídeos no YouTube. Porém, se você não tiver conhecimento sobre iluminação, técnicas de fotografia, como regular o ISO, a velocidade e a abertura, técnicas de controle de som e reverberação, habilidades com o programa de edição de vídeo, então ficará bastante difícil permitir a sua criatividade florescer pois você estará muito tempo ocupado com os desafios técnicos.

Este foi apenas um exemplo. Olhe pro trabalho que você realiza e identifique o que faz parte do coração criativo do seu trabalho e quais são as habilidades técnicas de apoio, as habilidades complementares.

Entenda quais são as habilidades técnicas mínimas que você precisa dominar para manter o seu foco dedicado a área criativa e não na resolução de problemas técnicos.

Além de todas as condições internas do estado mental para buscarmos a nossa criatividade, também queremos o ambiente adequado para a nossa criatividade. Este ambiente ideal varia de pessoa para pessoa e portanto você deve experimentar modificações até encontrar aquilo que funciona para você. Modifique o horário que você trabalha. Modifique as ferramentas que você usa para seu trabalho. Experimente diferentes locais. Preste atenção em quais são as pessoas ao seu redor. E sempre perceba a cada instante como está a qualidade do trabalho que você realiza.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy


No curso produtividade ninja, nós primeiramente trabalhamos as nossas habilidades internos. E depois que aprendemos a concentrar a nossa mente para ter maior produtividade com bons hábitos, também realizamos mudanças no nosso ambiente externo. De nada adiantará você está no ambiente mais propício possível para realizar um bom trabalho se a sua mente está divagando com vários pensamentos que não são relacionados ao trabalho. Primeiro aprenda a gerenciar a si mesmo. Você pode começar agora visitando o link aqui.