Como alcançar objetivos com clareza olhando pro espelho

Oi! Seiiti Arata. Se eu te perguntasse qual é o fator número um para você alcançar seus objetivos de vida, o que você me responderia?

Caso você seja, por exemplo, um administrador ou um gerente de projetos, você provavelmente sabe que para alcançar metas é preciso dividir o objetivo final em tarefas menores, encontrar os recursos necessários, dedicar tempo e obter feedback para fazer melhorias. 

Em outras palavras, você responderia que o fator número um para o cumprimento de objetivos de vida é planejar e executar. É agir de forma consistente e estruturada.

Isso é o que vem à cabeça da maioria das pessoas. Mas vamos deixar um pouco de lado a parte de execução das ações e pensar o seguinte: o que vem antes das ações? Qual é a primeira dificuldade?

Muitas vezes, a primeira dificuldade é simplesmente definir quais objetivos são nossas metas de vida. E essa dificuldade acontece por um motivo: falta de clareza sobre os seus valores pessoais. 

Seus objetivos de vida dependem dos seus valores pessoais. (121) - Seiiti Arata, Arata Academy

É por isso que se você quer alcançar objetivos, você tem que olhar pro espelho. Quer dizer, você precisa urgentemente fazer um exercício para se conhecer melhor e entender com clareza o que é que realmente importante para você. 

Ter essa clareza sobre quais são as coisas que você mais valoriza na vida é o fator número um para você cumprir os seus grandes objetivos.

É importante ter clareza sobre seus valores

Você já teve a experiência de definir uma meta e correr para tomar as ações que precisava para cumprir o objetivo traçado? 

Se você já fez isso algumas vezes, deve ter notado que em alguns casos nós ficamos felizes e satisfeitos quando alcançamos as metas. Mas outras vezes, em vez de felizes nós ficamos confusos, nos perguntando: “por que é mesmo que eu corri atrás disso?”.

Esses casos acontecem de acordo com a sintonia entre os seus objetivos e os seus valores pessoais.

Por exemplo, digamos que você tenha a sua família como o seu mais alto valor pessoal. Aí você traça uma meta profissional e, para cumprir essa meta, acaba passando mais tempo no trabalho. 

Relacione seus objetivos de vida aos seus valores pessoais se quiser encontrar satisfação no cumprimento das suas metas. (121) - Seiiti Arata, Arata Academy
Relacione seus objetivos de vida aos seus valores pessoais se quiser encontrar satisfação no cumprimento das suas metas. (121) – Seiiti Arata, Arata Academy

Quando você cumpre a meta, pode não ter a sensação de satisfação que achava que teria. Você acabou sacrificando um valor pessoal mais do que gostaria para poder cumprir aquele objetivo.

O problema é que poucas pessoas têm clareza sobre quais são os valores pessoais mais importantes. E aí traçam metas que podem ou não estar alinhadas com esses valores.

Por isso, na hora de formular as nossas metas, existe uma necessidade de esclarecimento dos valores que vão orientar essas metas. Que vão dar forma e corpo às metas traçadas.

Você só vai ter uma verdadeira satisfação quando estiver buscando objetivos que estão alinhados com seus próprios valores de vida. 

Imagine por exemplo um objetivo que não tem nada a ver com você, que não tem relação com seus valores. Quando você conquistar aquele objetivo, será algo de pouca importância. 

Se você é uma pessoa que não tem o menor interesse por esportes, ter a meta de treinar e correr uma maratona pode ser apenas uma perda de tempo. Para outra pessoa que valoriza os esportes e encontra na corrida uma realização pessoal, conseguir completar a maratona pode ser um dos eventos mais importantes da vida.

A meta é a mesma, mas a satisfação pessoal com o cumprimento do objetivo varia de acordo com o que cada pessoa valoriza.

Por isso uma pergunta extremamente valiosa e que pode mudar muito sua vida é você ter a prática de fazer a seguinte reflexão: por que estou fazendo o que eu estou fazendo? Isto que eu estou fazendo, esta busca deste objetivo, é algo que tem sentido para mim? É algo que representa um valor importante para mim? Ou será que eu estou apenas copiando os outros ou fazendo coisas que me foram solicitadas porém que eu não consigo encontrar o valor nas minhas ações ou naquele objetivo?

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

A falta de clareza é um problema que você deseja evitar

Se você não tem esta clareza dos seus valores pessoais, será muito difícil enfrentar os desafios do dia-a-dia, principalmente as dificuldades que você vai encontrar enquanto está buscando realizar os seus objetivos.

É muito mais fácil enfrentar as dificuldades quando temos a motivação baseada em valores.

Vamos voltar para o exemplo da maratona. 

Quando eu não consigo encontrar nenhum valor que me ajude a concluir uma maratona, provavelmente eu não terei a vontade de fazer os treinos. Vou sempre ficar pensando que é uma corrida muito longa, que toma muito tempo, que talvez eu deva me dedicar fazendo alguma outra atividade…

Por outro lado, quando eu valorizo coisas como superação física, garra e perseverança, eu estou perfeitamente alinhado com o espírito esportivo de uma maratona. Isso faz com que, mesmo nos dias de preguiça, que ainda assim eu tenha vontade de fazer os treinos. Aquilo significa muito para mim, está em sintonia com as coisas que eu mais valorizo.

No nosso vídeo sobre o sentido da vida, compartilhamos a mensagem de Viktor Frankl, que relata no livro Em Busca de Sentido a experiência psicológica vivida em um campo de concentração. 

Ele conta que os prisioneiros que conseguiram sobreviver não eram necessariamente aqueles que tinham maior força física ou maior saúde ao chegar ao campo de concentração. Os que sobreviveram foram justamente aqueles que tinham maior clareza sobre valores pessoais e propósito de vida.

Até aqui, nossa conversa focou na importância dos valores para a nossa busca de objetivos, mas o que fazer quando sentimos dificuldade em encontrar esses valores? 

O que fazer quando sentimos dificuldade em encontrar nossos valores?

Muita gente tem dificuldade em identificar os próprios valores. Para essas pessoas, existem vários tipos de práticas de autoconhecimento que podem ser feitas para a descoberta daquilo que mais valorizam na vida.

Sem clareza sobre seus valores, cumprir metas pode ser inútil. (121) - Seiiti Arata, Arata Academy

Algumas dessas práticas são complicadas e demoram muito tempo. Para facilitar, eu escolhi a que considero a mais simples de todas, que pode levar menos de 1 minuto para ser feita.

Tudo o que você precisa é de uma ferramenta de anotação. Vá para um lugar tranquilo e liste diferentes palavras que representem valores para você.

Faça isso até não conseguir pensar em mais qualquer outra palavra que represente algo que você valoriza. Quando terminar, escolha apenas um dos valores listados. Aquele que, nesse momento, parece ser a coisa que você mais valoriza na vida.

Este pode ser o valor inicial que vai orientar a sua vida a partir de agora. Entenda que você não precisa ficar permanentemente orientado a partir unicamente deste valor. Tudo vai depender do contexto e do momento. 

Seus valores mudam dependendo do momento e do contexto

Seus valores pessoais não são fixos. Eles são dinâmicos. 

Heráclito há muito tempo já dizia que nenhuma pessoa pode entrar no mesmo rio duas vezes. Isso por que na segunda vez que ela entrar, as águas já passaram e o rio já é diferente, assim como a própria pessoa já mudou e é diferente. A mudança é a única constante.

Com o passar do tempo, seus pensamentos mudam, suas prioridades mudam, até o seu corpo físico muda. Por que os seus valores não mudariam?

Eu falei sobre esse assunto no episódio número 3 da série “Oi! Seiiti Arata” e deixei uma mensagem muito clara: as pessoas mudam. 

Pode ser que poucos minutos depois de fazer a prática que eu sugeri, você perceba que existem outros valores tão importantes quanto ou até mesmo mais importantes que o valor que você acabou de escolher. Isto é normal. Você pode e deve repetir esta atividade frequentemente na busca do autoconhecimento. 

Mesmo que ao longo de muitos anos você continue com os mesmos valores, a maneira como você entende aquele valor muda com o tempo. A sua interpretação muda conforme você vai se tornando uma pessoa mais madura.

Para ficar em um exemplo bem simples, pense em alguém que tem como maior valor a família. Quando você é bem jovem, valorizar a família pode significar valorizar seus pais. Com o passar do tempo, você pode considerar que seus amigos mais íntimos também façam parte da sua família. E quando casar ou tiver filhos, o conceito de família pode mudar novamente.

Se você não tiver clareza sobre seus valores pessoais, cumprir metas e objetivos de vida pode se tornar um fardo e trazer insatisfação. (121) - Seiiti Arata, Arata Academy

O que fazer quando seus valores não estão presentes na sua vida?

Uma pergunta frequente que eu recebo de alunos é sobre o que fazer quando nós não sentimos aquele valor presente na nossa vida. 

Vamos supor que você seja uma pessoa que sente muito medo. Será que você pode escolher a coragem como um dos seus valores pessoais? Sim, com certeza. 

O fato de hoje você se identificar como uma pessoa cheia de medo e com falta de coragem não significa que você está proibido de buscar o valor da coragem. Esta é uma aspiração. A coragem é o valor que você vai buscar construir e trazer para sua vida e nas próximas escolhas que fizer. 

Não é necessário que você sinta prazer total ou conforto total seguindo aquele valor. O desconforto é normal quando estamos passando por um processo de desenvolvimento pessoal. 

Afinal de contas, o valor é justamente revelado quando temos que fazer sacrifícios, abandonando outras escolhas mais fáceis e fazendo esforço para continuarmos no rumo que desejamos.

Em outras palavras, diferente dos seus objetivos de vida, que são pontos específicos aonde você quer chegar, o valor pessoal é simplesmente uma direção. Uma espécie de bússola que vai manter você no rumo certo até que consiga alcançar o seu objetivo.

Como seria sua vida se você tivesse clareza sobre os seus valores?

Antes de terminar essa nossa conversa, eu queria que você fizesse um rápido exercício de imaginação.

Como seria a sua vida se você tivesse uma grande clareza sobre os seus valores pessoais? Se você pudesse ver, de forma cristalina, quais são as coisas que você mais valoriza na vida?

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Que impactos esse tipo de clareza traria na hora de você decidir fazer uma coisa e não outra? O que mudaria na forma como você se relaciona com as outras pessoas? Que mudanças traria para a maneira como você age em busca dos seus objetivos de vida?

Eu espero que tenha ficado claro a importância de você conhecer intimamente os seus valores pessoais e não confundir esses valores com os seus objetivos de vida. Os objetivos são os pontos aonde você quer chegar, enquanto os valores te dão a direção correta.

O que você deseja sempre fazer, para aumentar a qualidade da sua tomada de decisões, é sempre se perguntar: por que estou fazendo isso? Como devo agir para estar de acordo com o que eu mais valorizo?

Aqui eu apresentei para você uma maneira bastante simples e prática para que você encontre seus valores pessoais e não fique paralisado. Faça essa atividade. Ela vai ajudar bastante você a planejar melhor os seus objetivos.

Ter clareza sobre os seus mais altos valores pessoais é o passo inicial para criar um planejamento de vida que te leve a cumprir os seus maiores objetivos com satisfação e alegria. 


Se você quiser conhecer quais são os passos seguintes e descobrir outras técnicas para ter mais clareza sobre os seus valores, acesse o link aqui.