Como agir apesar do medo

Oi! Seiiti Arata. Quer saber como superar o medo de uma vez por todas? Bem…infelizmente, eliminar o medo completamente é impossível. O medo faz parte da própria natureza humana.

Em vez de tentar eliminar o medo, você tem que aprender a lidar com ele. O que você precisa é aprender a agir APESAR do medo.

O medo é uma resposta natural do nosso organismo dependendo de nossa percepção de certas condições.   O medo tem a função de ajudar a nos defender.

Como agir apesar do medo? Use a técnica do pior cenário possível

Para agir apesar do medo, existe uma técnica chamada Definição do Medo (Fear-Setting). É uma técnica que foi popularizada por Tim Ferriss a partir de ensinamentos de Sêneca. 

Sêneca discursava sobre a importância de pensar com antecedência no que de pior pode acontecer com a nossa vida.

Ter clareza dos seus medos é essencial para entender suas  emoções. Quando você ganha clareza sobre seus medos, você consegue agir apesar do medo.

Entendeu? O problema não é você sentir medo. O problema é você sentir medo de situações que não precisaria sentir medo. Isso acontece quando você não tem clareza suficiente.

Nós sofremos mais com os medos que existem na nossa mente do que com os perigos reais que a vida nos apresenta. Pense na enorme quantidade de problemas que você já enfrentou na sua imaginação, mas que na verdade nunca chegaram a acontecer de verdade.

Antecipando os piores cenários, você aprende a agir apesar do medo. (132) - Seiiti Arata, Arata Academy

É necessário distinguir aquilo que você pode controlar e o que está fora do seu controle. E focar apenas no que podemos controlar.

Vamos enfrentar o medo? Você deve analisar e descrever em detalhes os piores cenários possíveis. Quais são as coisas que você mais tem medo na vida? Quais temores estão impedindo você de agir para realizar os seus maiores objetivos? 

Vamos raciocinar de forma lógica. Diante de uma situação que você tem medo, apenas existem três escolhas possíveis. Você pode agir e fracassar, você pode agir e ter sucesso e você pode escolher não agir. 

Vamos agora continuar com três passos simples:

Passo 1: E se eu agir e fracassar?

Nesse primeiro passo, vamos ganhar clareza sobre o fracasso diante da situação que causa medo. Você deve traçar três colunas em uma folha de papel e definir na primeira coluna os seus dez maiores medos, as dez piores coisas que poderiam acontecer na sua vida.

Superar o medo é impossível, mas você pode aprender a agir apesar do medo. (132) - Seiiti Arata, Arata Academy

Na segunda coluna, escreva as dez maneiras de prevenir cada um desses dez maiores medos. Você deve responder à pergunta “O que eu posso fazer para evitar que estes cenários aconteçam ou diminuir a sua probabilidade de acontecerem?”

Depois, na terceira coluna, escreva as dez maneiras de consertar cada um desses dez maiores medos, caso eles venham a acontecer. Para isso, responda à questão “Se os piores cenários acontecerem, o que eu posso fazer para reparar os estragos? O que posso fazer para melhorar as coisas? Para quem posso pedir ajuda?”.

Vou te dar um exemplo prático. Digamos que você está com medo de ficar desempregado. Escreva isso na primeira coluna.

Na segunda coluna, escreva o que você poderia fazer para evitar ficar desempregado. Você pode se comprometer a se aperfeiçoar sempre, fazendo cursos e investindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Pode aprender técnicas de relacionamentos para se dar bem com seu chefe e com seus colegas de trabalho. Pode se esforçar para ser um ativo valioso para a empresa onde trabalha.

Depois, na terceira coluna, escreva o que você precisaria fazer caso realmente fique desempregado. Talvez você precise usar suas reservas de emergência enquanto consegue outro emprego. Talvez precise distribuir currículos. Talvez precise abrir o seu próprio negócio ou trabalhar como autônomo.

O importante desse primeiro passo é visualizar quais são os piores cenários possíveis. Isso te dá clareza de que o mundo não vai acabar mesmo que os seus maiores medos se tornem realidade.

Com isso, você já pode passar para o segundo passo, que é a clareza sobre o cenário de sucesso diante do medo.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Passo 2: E se eu agir e der certo?

O segundo passo é você responder à seguinte pergunta: “Se eu agir apesar do medo, quais podem ser os benefícios? E se der certo? E se der parcialmente certo?”

Esse segundo passo nos traz clareza sobre quais podem ser os benefícios se formos minimamente bem sucedidos na nossa tentativa de agir apesar do medo. Ou seja, se você entrar em ação mesmo morrendo de medo, o que acontece se as coisas derem certo? 

Reflita bem para responder esse segundo passo. O ideal é você passar pelo menos entre dez e quinze minutos formulando a sua resposta.

O primeiro passo nos traz clareza sobre os piores cenários. Este segundo passo nos mostra o lado bom, o que pode acontecer de positivo caso você comece a agir mesmo sentindo medo.

Lembre-se que diante de qualquer situação que te causa medo, somente existem três possibilidades: você pode fracassar, você pode ter sucesso e você pode não fazer nada. Por isso agora vamos para o terceiro passo.

Nós somos bons em imaginar o que pode dar errado se nós tentarmos fazer alguma coisa. Mas poucos de nós consegue pensar com exatidão sobre o que pode acontecer se nós NÃO fizermos alguma coisa. (132) - Seiiti Arata, Arata Academy

Passo 3: E se eu não agir?

O terceiro e último passo se chama “O Custo de Não Fazer Nada”.

Aqui você deve escrever o que vai te custar emocionalmente, fisicamente e até financeiramente se você se paralisar e não entrar em ação.

Primeiro, escreva o que a falta de ação vai custar para você nos próximos seis meses. Depois, em um ano. E, finalmente, o que poderá acontecer daqui a três anos se você não entrar em ação por conta do medo. 

Nós somos bons em imaginar o que pode dar errado se nós tentarmos fazer alguma coisa. Mas poucos de nós conseguem pensar com exatidão sobre o que pode acontecer se nós NÃO fizermos alguma coisa.

Por exemplo, o que vai custar para a sua saúde se você não fizer exercícios físicos nos próximos seis meses? O que vai custar dentro de um ano? E dentro de três anos?

Toda decisão que nós tomamos, seja a de fazer ou de não fazer alguma coisa, tem um custo. O terceiro passo tem como objetivo deixar claro que custo é esse.

O ideal é que você faça esse exercício pelo menos uma vez a cada três meses. É assim que terá clareza do que está te parando e entender como agir apesar do medo.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Monte um plano de ação para agir apesar do medo

O medo é um aliado, um componente que nos ajudou a evoluir e a evitar perigos desnecessários. A maioria dos nossos medos existe apenas na nossa mente, que amplifica desnecessariamente os medos por falta de clareza.

Por isso, aprendemos um exercício prático para definir os piores cenários possíveis, antecipando por escrito tudo o que podemos fazer para prevenir ou reparar esses medos. 

Não espere superar o medo para entrar em ação. Busque maior clareza para poder entender melhor o seu medo e assim conseguir superá-lo. (132) - Seiiti Arata, Arata Academy

O que nos resta, agora, é entrar em ação. E para isso nós precisamos de um plano de vida, de um passo a passo para agir apesar do medo.

Esse plano de vida deve conter desde os seus maiores e mais abstratos sonhos até o próximo passo prático que você precisa dar para transformar esses sonhos em realidade, mesmo que tenha que agir apesar do medo.

Um dos primeiros componentes desse plano de vida deve ser uma lista hierárquica dos seus mais importantes valores pessoais.

Com clareza dos seus valores, você terá uma facilidade maior em agir apesar do medo.

Eu preparei uma aula especial do curso Planejando Sua Vida com técnicas sobre como você pode descobrir os seus valores para analisar com clareza o custo de não fazer nada, o custo de se deixar paralisar pelo medo. 


Você pode assistir a essa aula especial agora mesmo acessando o endereço aqui.