Um presente para você: vacina contra desculpite

Oi! Seiiti Arata. Hoje é um excelente dia para você presentear a você mesmo. E o presente que você vai se dar é acabar com a desculpite. Essa é uma doença que afeta todos nós: a desculpite. Inventar desculpas é um comportamento parecido com uma doença e você pode encontrar a forma de se curar. Mas por que é importante aprender a parar de dar desculpas? 

Conforme nós vimos no episódio 49 da série Oi! Seiiti Arata é importante ser proativo e assumir responsabilidade pelos nossos resultados.

Quem não assume uma postura proativa, é o que? É reativo. E a pessoa reativa fica reclamando o tempo todo. Essa é uma diferença grande das que são proativas e assumem controle do próprio destino. 

1. Todo mundo passa por dificuldades. Alguns enfrentam e outros dão desculpa.

Quem tem uma mentalidade de sucesso não fica usando desculpinhas como muleta.

E não se engane com a ilusão de que você consegue chegar a um nível que todos os problemas desaparecem. Independente do estágio que nós estamos na vida, sempre haverá alguma dificuldade. 

Todo mundo passa por dificuldades. A tipo de dificuldade que é diferente: algumas pessoas tem dificuldade de garantir o mínimo necessário para sobreviver: comida e abrigo. Entretanto, depois que alcançamos a prosperidade, os desafios continuam existindo, apenas mudam de natureza: é a necessidade de lidar com burocracias para os tributos, lidar com funcionários, com competidores.

Por isso, não queremos desperdiçar foco nas desculpas e justificativas da falta de resultado. A pessoa que está presa em uma espiral de fracasso tem uma lista pronta de razões que a estão atrapalhando. As pessoas de resultados medíocres sempre possuem alguma explicação do porquê não chegaram onde queriam.

Ao estudar as biografias de pessoas de sucesso, você vai perceber que todos poderiam dar desculpas. Richard Branson tem dislexia. Steve Jobs e Bill Gates não concluiram os estudos. JK Rowling estava desempregada e era mãe divorciada vivendo à beira da miséria antes de publicar a série Harry Potter. Essas pessoas não deixaram a desculpite atrasar a vida.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

2. O problema com a desculpite é quando acreditamos nela.

O nosso cérebro aprende através de repetições. Quando eu digo quais são os motivos que bloqueiam meu sucesso, eu estou repetindo uma rota neural em que uma mensagem vai se tornando cada vez mais forte. A neurociência prova que os pensamentos repetidos acabam fortalecendo com o tempo e começam a modelar nosso caráter.

Quanto mais eu repito a desculpa, mais ela se torna verdadeira para mim.

Além disso, temos a necessidade humana de consistência e coerência. Se eu digo que não tenho capacidade por causa da minha desculpa, em situações futuras que eu me deparar com aquele desafio eu nem mesmo vou tentar (ou buscar melhorar) pois eu tenho que ser coerente com a narrativa que eu criei.

É assim que eu me torno vítima da minha própria desculpa. Ela começa a se tornar parte da minha identidade.

3. O problema com o medo é ficar paralisado.

O medo pode tomar conta de você e te paralisar. E então as desculpas são usadas para justificar a dificuldade de lidar com o medo.

A solução para isso é muito simples. Não estou dizendo que é fácil. Muitos de vocês sentirão uma grande dificuldade para implementar a solução. Mas o caminho que precisa ser percorrido é simples de entender.

Para superar o medo você precisa agir. Apenas isso.

Imagine que você tem medo de um certo evento pois não sabe como as pessoas vão reagir. Você tem medo de ser inadequado. A solução é simples: prepare-se e dê o melhor de você mesmo. Ou seja, siga adiante.

Se você tem medo de perder um cliente, o que fazer? Pesquise para entender o que o seu cliente espera e se esforce em agradar mais. Faça o que nenhum outro competidor realiza. Corrija seus erros. 

Se você tem medo de uma prova, em vez de passar a noite acordado preocupado e imaginando os cenários terríveis do fracasso, levante e estude. Se você realmente estudar de verdade, estará tão cansado que quando for para a cama vai pegar no sono imediatamente por estar exausto.

Se você tem medo de coisas que estão além do seu controle, busque apoio no que está além de você. Uma rede de pessoas que te apoiam. Uma prática religiosa, espiritual. Esportes. Caridade, voluntariado e filantropia. Ajude outras pessoas. Aprenda a controlar o seu foco – nós temos um curso exclusivamente sobre foco que você pode realizar hoje.

Entendeu o que existe em comum em todas as situações? Para lidar com o medo você precisa agir. O que você não pode de jeito algum é ficar paralisado e aumentar o seu medo imaginando cenários catastróficos. Quanto mais tempo você passa fantasiando sobre o medo, mais ele aumenta. A melhor hora de agir é AGORA. Se você deixa para depois, será pior.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

4. Ninguém nasce confiante. Confiança é algo que nós cultivamos.

Algumas dificuldades na sua vida estão dentro da sua esfera de controle. Então você é responsável por fazer o que precisa ser feito. 

Entretanto, algumas dificuldades estão fora da sua esfera de controle. Em vez de usar isso como desculpa, use essas dificuldades como oportunidades para fortalecer sua determinação. As tragédias da vida são uma bênção para vermos do que somos capazes. Seneca dizia que infeliz é aquele que nunca foi infeliz. Quem nunca passou por tempos difíceis não teve que encarar desafios dignos. Ninguém saberá do que ele é capaz. Nem ele mesmo. 

Isso significa que temos muito a ganhar quando olhamos para a adversidade como uma oportunidade de conhecer qual é o nosso potencial. E, ao encontrar o potencial, ampliar ainda mais o que somos capazes de superar.

Eu não sei qual é a sua definição de sucesso. Pode ser algum progresso financeiro, pode ser amoroso, pode ser de saúde, pode ser uma conquista pessoal. Mas seja lá o que for, para alcançar sucesso em qualquer empreitada que estamos buscando, o maior presente que você pode dar para você mesmo é se vacinar contra a desculpite.

Pode parecer um processo difícil e é justamente para isso que temos o curso Novo Ano Novo, um curso rápido que cobre as áreas de finanças, amor, relacionamentos, saúde e definição de objetivos de uma maneira leve e efetiva para que você transforme o seu futuro começando com uma transformação pessoal. Veja como fazemos isso visitando o link aqui.