Promessas de ano novo vs. Realidade

Oi! Seiiti Arata. Você sabe que existem duas dimensões paralelas: o que você diz da boca pra fora que é a sua promessa de ano novo… e a realidade do que vai acontecer de verdade. Por que é difícil manter a promessa de ano novo? E, mais importante, o que você pode fazer para tornar suas resoluções de ano novo eficientes? 

Você já sabe quais são as promessas de ano novo mais populares: neste ano, eu vou me exercitar mais e emagrecer cinco quilos. Neste ano, vou passar mais tempo de qualidade com a minha família. Neste ano, vou estudar mais.

Algumas dessas promessas são eficientes e outras não muito eficientes e é isso que vamos entender hoje com um truque muito simples de implementar.

Nós já falamos de resoluções de ano novo no vídeo anterior e vamos continuar também hoje por causa da importância deste tema. É bem provável que você também tenha feito diferentes promessas de ano novo. Tem gente que só pensa a respeito e tem pessoas que pessoas inclusive escrevem em um diário ou agenda quais são as promessas, ou seja, quais mudanças querem implementar no ano novo que começa agora.

1. A realidade é que provavelmente sua promessa de ano novo vai fracassar.

Vou começar a nossa conversa pedindo desculpas para você. Não quero desejar má sorte nos seus planos de ano novo, pelo contrário: te convido a encarar a realidade.

A maioria das pessoas vai fracassar nas promessas do ano novo. Por isso é importante você aprender a fazer algo diferente da maioria.

Eu não conheço você pessoalmente, mas esta é a dura realidade do que acontece com a maior parte das pessoas. Elas decidem que vão implementar várias mudanças para melhorar a vida mas isso acaba durando muito pouco tempo. O que você pode fazer de diferente então?

2. Faça perguntas em vez de promessas.

Num estudo recente, um time de pesquisadores examinou um grande acervo de dados científicos a respeito do comportamento humano. Eles fizeram uma metanálise de múltiplos estudos cobrindo mais de 40 anos de pesquisa comportamental. E o que eles descobriram é muito valioso e por isso estou compartilhando a dica prática com você. 

Se você deseja aumentar as chances de você atingir o seus objetivos neste ano e mudar o seu comportamento de verdade, faça mais perguntas para você mesmo.

Em vez de prometer “este ano eu vou me exercitar mais”, deixe a promessa de lado e em vez disso faça uma pergunta para você mesmo: “será que neste ano eu vou me exercitar mais?” 

Esse parece um pequeno detalhe, mas funciona: 

Substitua promessas vazias por perguntas que fazem você refletir. Isso mudará a qualidade das suas escolhas. Vai mudar a maneira como o seu cérebro funciona na sua futura tomada de decisões. Para quem gosta das referências científicas, isso tem origem no efeito questão-comportamento, demonstrado por Steven Sherman em 1980.

Basicamente, quando você apresenta uma pergunta para alguém a respeito de um comportamento futuro, é provável que este comportamento mude.

Este efeito é ainda mais poderoso quando a pergunta é apresentada ou em uma tela de computador ou em modo escrito com caneta e papel. 

Quando os cientistas examinaram diferentes grupos de pessoas e apresentaram perguntas como por exemplo “você vai reciclar seu lixo?”,  este tipo de questionamento fez com que os participantes da pesquisa tivessem que refletir sobre o impacto deles no ambiente. Eles pensaram sobre os problemas causados ao não reciclar. Desta maneira, aconteceu uma maior motivação para que eles lidassem com o sentimento negativo de não reciclar.

Por isso, hoje, em vez de você escrever no seu caderno “eu vou emagrecer”, você pode escrever uma pergunta: neste ano eu vou me alimentar melhor? Sim ou não? 

E daí dedique alguns minutos refletindo e apenas depois de pensar bem você escreve a resposta.

3. Mantenha o foco no positivo.

O líder do grupo de pesquisadores nos informa que este tipo de efeito é mais poderoso e produtivo quando direcionamos o nosso questionamento para comportamentos aceitáveis socialmente. Por exemplo, se alimentar melhor, estudar mais, realizar voluntariado.

É necessário um cuidado adicional quando estamos lidando com comportamento destrutivo. Em alguns casos de pessoas com vícios crônicos como por exemplo problemas com álcool e o uso de entorpecentes, os resultados não foram bons. 

Direcione o foco da suas promessas de ano novo para o positivo. Em vez de “não fumar”, escolha prometer “praticar esportes todas as manhãs” ou qualquer outra resolução que estimule você buscar se ocupar com atividades positivas que você deseja realizar.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

4. Ajude as pessoas a refletir.

Se você tem filhos, você deve então está percebendo que não será muito útil ficar dando conselhos como por exemplo “filho, não dirija depois de beber”. Provavelmente, o filho vai apenas dizer “tá bom pai” e aí não vai prestar muita atenção pois ele não foi estimulado a raciocinar. Ou seja, ele fez uma promessa vazia. É parecido com a promessa de ano novo que não dá certo: não existe um real comprometimento.

Será muito mais eficaz você apresentar uma pergunta que faça com que ele reflita. 

Você pode dizer “é você quem vai dirigir quando sair com seus amigos hoje de noite? Você vai dirigir depois de beber?” 

Esse é um pequeno detalhe que vai fazer uma grande diferença. Ao perguntar você vai dirigir depois de beber? Você está estimulando o cérebro está outra pessoa para refletir um pouco mais e dar uma resposta. Este pequeno ato traz uma mudança positiva de comportamento.

Lembre-se: de acordo com as estatísticas, as probabilidades de você alcançar consistência na suas promessas de ano novo são muito baixos.

Por isso, aproveite agora que você tem entusiasmo e esclarecimento. Neste momento você consegue perceber a importância e o valor de promover mudanças positivas neste ano. Em vez de apenas escrever as suas promessas, comece a realizar mais perguntas para você mesmo. Utilize papel e caneta e isso vai estimular ainda mais a sua reflexão.

Dentro do nosso ambiente de cursos, temos um curso especial chamado Novo Ano Novo. O curso Novo Ano Novo é especialmente preparado para que você realize as melhores reflexões que vão trazer o resultado mais próximo daquilo que você deseja. Visite agora o link aqui.