Por que resoluções de ano novo fracassam?

Oi! Seiiti Arata. Por que as resoluções de ano novo acabam fracassando? Com a virada de ano muita gente deseja fazer mais exercícios físicos, emagrecer, aumentar as fontes de renda ou estudar mais. E por que é que tantas dessas promessas de ano novo não são cumpridas? 

No nosso episódio anterior nós mencionamos que a grande maioria das pessoas fracassa em manter a consistência e dedicação suficiente para fazer com que a resolução de ano novo seja mantida. Em algumas estatísticas, apenas 8% das pessoas que faz uma promessa de ano novo consegue manter com sucesso.  

Porque será que é tão difícil cumprir a promessa de ano novo?

Quem acompanha o canal Arata Academy faz tempo sabe que uma das metodologias que nós usamos é estimular a sua reflexão. Eu nunca trago uma resposta enlatada, uma doutrina que todo mundo precisa seguir cegamente. E aliás eu recomendo fortemente que você saia correndo quando encontrar alguém querendo te doutrinar. Pense por conta própria, sempre!

Por isso que eu deixo uma pergunta para você: 

— Qual é a causa do fracasso das resoluções de ano novo? Será que a preguiça? Será que é azar? Será que existe algum fator externo atrapalhando? Faça a pausa no vídeo, reflita na sua própria vida e responda nos comentários dizendo quais são os principais motivos que fazem as pessoas fracassar ao definir resoluções de ano novo.

Pronto? Vamos então olhar cinco motivos que causam o fracasso de resoluções de ano novo.

1. Falta de um plano inteligente

No episódio anterior, falamos sobre os problemas na falta de um verdadeiro compromisso e comprometimento. Entretanto, apenas o comprometimento não basta. Existem pessoas que possuem muita energia, disposição e realmente vão atrás das coisas. 

São pessoas que dizem de verdade que distribuíram mais de mil currículos e mesmo assim não conseguiram nem mesmo uma única entrevista de emprego. Então algo está errado aqui.

Neste exemplo não adianta fazer mais esforço e distribuir outros mil currículos, pois está muito claro que a estratégia não foi boa e o plano não era inteligente nem mesmo foi bem implementado.

Se eu faço um currículo que não consegue comunicar o valor do meu trabalho nem mesmo o meu potencial, ou que estou espalhando pelos caminhos errados, não adianta enviar várias vezes, pois o resultado dificilmente vai mudar.

Um plano inteligente tem processos específicos e eficientes. Um plano ineficiente só considera o destino final, sem esclarecer quais são os passos necessários para implementar.

O caso do curriculo foi apenas um exemplo para ilustrar. O que você precisa aprender é avaliar a qualidade do seu plano e também a qualidade da execução do seu plano.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

2. Falta de clareza

Outro problema clássico é falta de especificidade. Seu objetivo de ano novo precisa ser específico! 

Por exemplo, apenas dizer que você deseja se alimentar de forma mais saudável não quer dizer muita coisa. Dizer que você vai estudar mais também não significa muita coisa pois não é um objetivo claro.

Seu plano precisa de clareza e ser coerente com o seu contexto. 

Não fique totalmente entusiasmado agora fazendo promessas que serão difíceis de ser cumpridas. Comece com projetos realistas e siga a filosofia de melhoria continuada. 

Você não precisa fazer as coisas de maneira perfeita agora. É mais importante que você comece alguma coisa, tenha continuidade e também tenha a capacidade de melhorar constantemente. Você melhorando sempre.

3. Para ter continuidade, crie sistemas

Se você está dependendo apenas da sua força de vontade para a sua resolução de ano novo, você tem um problema. A força de vontade é um recurso limitado. Uma hora acaba. Tem dias que você não terá vontade.

Imagine que você decidiu por exemplo fazer aula de natação às 7h00 da manhã. Entretanto, você sabe que se ficar dependendo da sua força de vontade, é muito provável que você acabe faltando em várias aulas porque vai desejar continuar dormindo.

Neste caso, você precisa criar algum tipo de sistema que torne garantido você acordar na hora certa para ir para a natação. Por exemplo, se você tem algum amigo que tem o hábito de acordar bastante cedo, você pode convidar este amigo para ir junto até a natação na mesma turma que você e daí você promete dar carona para ele. A única condição é o seu amigo aparecer na sua casa para vocês irem juntos. Desta maneira, agora você tem um sistema em que o seu amigo sempre vai telefonar e vai bater na porta da sua casa até você levantar para que ambos vocês acabem indo para aula.

4. Se você não acredita em você mesmo, você tem um grande problema

Preste muita atenção nos fatores que estão fazendo você fracassar em atingir suas metas de ano novo. Além de você não ter o benefício dos resultados desejados, pode acontecer algo ainda pior: você pode começar a perder a confiança em você mesmo. Isso é o que se chama de learned helplessness – ou seja, criar a crença de que você é uma pessoa que não consegue fazer nada direito.

É o que acontece com pessoas que dizem que a única promessa de ano novo que elas fizeram que deu certo foi parar de fazer promessas de ano novo.

Muitas pessoas costumam dizer que é uma perda de tempo tentar definir resoluções de ano novo pois elas sempre dão errado. Cuidado pois isso é fechar as portas, apenas vai limitar as possibilidades adiante.

5. Deixar para depois

Se existe alguma coisa que é importante para você e você diz que vai fazer amanhã, preste atenção. Quando amanhã chegar, realize. Se você perceber que precisar adiar para depois de amanhã, você tem um problema.

O hábito de constantemente deixar para depois significa que estamos com dificuldade em implementar alguma ação concreta hoje. 

Começar amanhã geralmente não funciona. Você precisa implementar algo agora. Isso vai ajudar você a quebrar o hábito da procrastinação.

Sem uma boa prática e sem orientação, é muito fácil acabar se perdendo com o tempo. Muitas resoluções de ano novo incluem planos complexos e gigantescos que serão realizados ao longo de 12 meses. Em vez de montar planos complicados, defina objetivos menores com prazos mais curtos e que assim ficará mais fácil para que você consiga realizar e verificar quais são os próximos passos. 

As resoluções de ano novo somente vão trazer resultados de longo prazo como resultado de mudanças de comportamento, de visão, de conhecimento, prioridades e de crenças. Não adianta apenas dizer que nós desejamos este ou aquele resultado. Nós precisamos pagar o preço para implementar as mudanças necessárias.

A maior parte das pessoas nunca parou para refletir a respeito dos recursos necessários para realizar a mudança. Nada é de graça. Você tem que pagar o preço para não ser uma dessas pessoas que quer algo a troco de nada. 

Será necessário ter paciência, será necessário investir tempo, será necessário investir recursos financeiros para conseguir as ferramentas e orientação necessária de pessoas mais experientes que podem acelerar os nossos resultados. 

Você tem que priorizar: será necessário abrir mão de atividades e compromissos de menor valor. É assim que você  eleva a um maior grau de prioridade aquilo que deseja realizar como parte da promessa de ano novo.

Entretanto, nada disso adianta se o plano desenvolvido não for inteligente. Para que você aprenda a realizar planos inteligentes e que evitam os erros mais comuns na hora de definir suas resoluções de ano novo, eu convido você para conhecer o curso Novo Ano Novo. Visite o link agora.