Como ter disciplina para o ano novo

Oi! Seiiti Arata. Você sabe por experiência própria que quando você tem disciplina, você consegue aquilo que você quer. A dificuldade justamente é em conseguir encontrar a disciplina quando você precisa. Quem quer viver uma vida acima da média pode escolher vários caminhos, mas todos eles vão exigir uma coisa: disciplina.

Disciplina nada mais é do que a obediência a uma série de regras. Por isso muitas pessoas sentem resistência à disciplina.

Isso pode mudar se você decidir intencionalmente viver de acordo com as suas próprias regras. Você pode decidir assumir o controle do seu futuro e guiar a sua vida exatamente para onde você deseja.

Disciplina é o que separa quem tem resultado de quem só tem desculpas.

Pense agora nos seus sonhos. O sonho de ter uma carreira profissional de destaque, de ter dinheiro para prover conforto para você e para a sua família, o sonho de ter uma boa forma física com saúde, o sonho de dominar com maestria alguma habilidade intelectual ou artística…

Qualquer que seja o seu grande sonho, esse objetivo só vai se transformar em realidade se você tiver disciplina.

Quando você tem disciplina, você faz aquilo que precisa ser feito e vai colher resultados. A pessoa que não tem disciplina simplesmente não faz o que tem que ser feito, não consegue resultados e somente terá desculpas, culpando os outros e usando as circunstâncias para se justificar.

Grandes conquistas não caem no nosso colo. Nós precisamos ir atrás dos objetivos de forma ordenada, com consistência e com resiliência para não desistirmos e superarmos obstáculos.

Disciplina é uma daquelas palavras que achamos que não é preciso explicar, pois todos nós temos uma noção do que significa ser disciplinado.

Para sermos bem práticos, vamos definir nessa nossa conversa que disciplina é a capacidade de nos submetermos a uma série de regras que nós traçamos para nós mesmos para conseguirmos atingir determinados objetivos.

Por exemplo, digamos que você quer aprender um novo idioma. Você cria uma série de regras para si mesmo. Diz que vai estudar uma hora por dia três vezes por semana em casa e vai comparecer a um curso em outros dois dias da semana.

A disciplina vai acontecer quando você cumprir essas regras. Vai ser colocar o plano em prática: de fato estudar o novo idioma por uma hora três vezes na semana e realmente frequentar as aulas do curso em que você se matriculou. É isso. Com disciplina, você faz o que precisa e tem resultados.

Pense em alguma meta que você já tentou cumprir e não conseguiu. Emagrecer, mudar de emprego, parar de beber. Tanto faz. É muito provável que o motivo do seu fracasso tenha sido a falta de disciplina, a falta de capacidade de seguir as regras que você teria que seguir para conquistar esses objetivos. Sem disciplina, você só vai apresentar desculpas e vai tentar culpar os outros ou se vitimizar, justificando a falta de resultados.

Importante! Não confunda a busca pela disciplina com sofrimento.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

Disciplina é liberdade, não aprisionamento.

É comum pensarmos que a disciplina é uma espécie de prisão. Nós temos que estudar tantas horas por dia. Temos que comer isso e não podemos comer aquilo. Temos que seguir regras e mais regras.

É verdade que, no início, a disciplina pode parecer uma prisão. Mas isso só acontece porque está faltando clareza sobre o que realmente queremos. O que é que você quer? Ficar se divertindo assistindo seriados engraçados e “perdendo tempo” ou quer estudar para adquirir uma habilidade valiosa? Você quer comer aquele doce engordativo… ou quer fazer exercícios físicos?

O trabalho de esclarecimento do que nós realmente queremos é fundamental. Precisamos ressignificar, dar um novo significado para a disciplina. Quando as suas escolhas estão alinhadas com o que você realmente quer, então a disciplina se torna um caminho natural e que te conduz para a liberdade e realização.

Quando isso acontece, tudo fica muito mais fácil. Estudar se torna um hábito. Comer os alimentos certos vira algo quase automático. As regras passam a ser vistas como uma ajuda, um modo de facilitar o seu dia, e não mais um obstáculo.

Te interessa fazer essa ressignificação da disciplina e ter mais clareza sobre o que você quer? Para isso, é preciso compreender as três fases da mudança.

Disciplina não é prisão, mas sim liberdade (144) - Seiiti Arata, Arata Academy

Três fases para virar uma pessoa disciplinada.

Para você virar uma pessoa disciplinada, você precisa passar por um processo de transformação de três fases: consciência, ação e disciplina.

A primeira fase acontece quando você toma consciência de que precisa mudar alguma coisa na sua vida. A segunda fase acontece quando, movido pela força de vontade e por aquela empolgação inicial, você começa a agir para mudar.

Todos nós já passamos por essas duas primeiras fases em algum momento. Veja alguns exemplos de passar pelas fases de consciência e ação:

É quando nos vemos aquela gordura indesejada no espelho e começamos a parar de comer alguns alimentos. É quando queremos ser mais inteligentes e começamos a ler um bom livro. É quando decidimos passar menos tempo na internet e desligamos o celular.

Mas apenas consciência e ação não são suficientes. Sem disciplina, a mudança não se concretiza. O problema é que a empolgação inicial logo vai embora… e aí nós voltamos a comer o que não devemos. Deixamos os livros de lado. Voltamos a desperdiçar horas navegando na internet.

Isso acontece porque a força de vontade é um recurso limitado e nós precisamos saber como ter disciplina para superar essa limitação. A força de vontade ajuda a termos uma fagulha inicial, mas ela sozinha não é capaz de sustentar todo o processo de transformação.

Pense por exemplo nas resoluções de ano novo. Quando estamos motivados pela mudança de ano, traçamos metas ousadas e começamos o ano bem, fazendo as coisas de um jeito diferente. Mas já no final de janeiro a empolgação não é mais a mesma. Em fevereiro a força de vontade já se esgotou e estamos fazendo tudo como antes.

Se você está sentindo dificuldade em encontrar disciplina na sua vida, lembre-se deste modelo de três fases: primeiro vem a consciência, depois a ação e somente ao final a disciplina completa o processo. Então primeiramente tenha certeza de ter as fases de consciência e ação bem implementadas.

Vou agora passar para você quatro passos que serão úteis para a terceira fase, de fortalecimento da disciplina.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

4 passos para ter disciplina todos os dias.

1. Entenda os seus verdadeiros motivos.

O primeiro passo para saber como ter disciplina todos os dias é ter um motivo forte o suficiente.

Por que você quer emagrecer? Por que quer ler mais livros? Por que quer aprender outro idioma?

Quando vamos traçar objetivos, a maioria de nós parte direto para o “o quê”. Por algum motivo, dizemos a nós mesmos que queremos ter um corpo mais magro. Que queremos ler mais livros. Que queremos ser poliglotas.

Poucos são os que se perguntam “por quê”. Por que queremos fazer tudo isso?

Quando a sua motivação fica clara, tudo fica mais fácil. Muitas vezes o verdadeiro motivo não está tão aparente. Você diz que quer emagrecer para ficar mais bonito, mas talvez essa seja uma forma que você acredita ser necessária para ter mais autoconfiança, por exemplo.

Por isso, investigue profundamente o seu verdadeiro motivo, aquilo que está por trás do que você deseja fazer. E escreva em papel para que realmente fique claro e de maneira estruturada. Se você apenas realiza este primeiro passo pensando, sem escrever, tudo vai continuar confuso e você vai se esquecer em pouco tempo dos motivos que te levaram a tomar a decisão de mudar. 

2. Crie um ambiente que favoreça a disciplina.

Se você vive em uma casa cheia de doces, com uma televisão gigante no meio da sala e com o computador sempre ligado tendo uma rede social como página inicial, vai ser muito mais difícil entrar em forma, ler mais livros ou navegar menos na internet.

Um jeito fácil de ter mais disciplina é você alterar a sua casa, o seu local de trabalho ou até mesmo as configurações do seu computador e do celular para criar um ambiente de inevitabilidade, um lugar físico e virtual em que seja inevitável você fazer o que deve ser feito.

Ter disciplina é a capacidade de se submeter às regras que você define para você mesmo. (144) - Seiiti Arata, Arata Academy

Dificulte o acesso aos instrumentos que dificultam os seus objetivos. Facilite o acesso aos meios que facilitam as suas metas. Isso pode fazer toda a diferença.

Você deve dificultar a distração para focar na ação.

3. Faça um planejamento efetivo.

É muito mais fácil saber como ter disciplina diária se você, antes elaborar um plano de mudança para cumprir a transformação que deseja.

Esse planejamento pode ser feito por você mesmo ou com a ajuda de um mentor, um bom profissional ou qualquer pessoa que já tenha conquistado o que você quer conseguir.

Em termos bem simples, o seu plano deve conter a situação em que você está hoje, a situação que você quer atingir e os passos necessários para você ir de um ponto a outro.

Não se preocupe em fazer um planejamento perfeito, tentando antecipar todos os passos e obstáculos. Isso é impossível. Faça o melhor que você puder fazer agora, comece a executar o plano e vá ajustando o planejamento no caminho sempre que for preciso.

4. Aprenda com seus erros e continue caminhando.

Não importa qual o objetivo que você deseja alcançar, a única certeza é que cedo ou tarde a sua disciplina vai falhar.

Mudar não é tarefa fácil. Na verdade, é um dos maiores desafios que o ser humano pode enfrentar.

4 passos para ter disciplina todos os dias: entenda os seus verdadeiros motivos; crie um ambiente que favoreça a disciplina; faça um planejamento efetivo; aprenda com seus erros e continue caminhando. (144) - Seiiti Arata, Arata Academy

Nosso cérebro sempre vai preferir economizar energia e se manter em sua zona de conforto. É uma questão evolutiva, ligada à sobrevivência. Por isso, sempre que você tenta mudar e expandir sua zona de conforto, o cérebro reage inventando desculpas, procrastinando ou usando outros artifícios para nos colocar de volta no comportamento que consome menos energia. E isso nos leva aos erros.

O que você precisa fazer aqui é aceitar os seus erros, aprender com eles e seguir caminhando. Quando você aceita desde o início que vai errar, isso evita que você se estresse demais ou entre em crise quando as coisas não saírem como o planejado.

Quando o erro acontecer, nada de estresse ou de desânimo. Apenas se levante e recomece. Continue sempre avançando sem desistir.

Lembre-se da importância de ter clareza. Mantenha um diário e registre o que você está aprendendo e como está evoluindo. Se for preciso, reescreva suas metas todos os dias até que os objetivos estejam enraizados na sua mente. Reescreva os seus motivos para não perder de vista o que você está buscando.

Faça isso dia após dia, semana após semana, e logo aqueles sonhos distantes que hoje estão apenas na sua cabeça vão virar uma realidade concreta muito antes do que você imagina.

Ter disciplina não é algo fácil, mas é uma arte que vai fazer com que você atinja seus grandes objetivos de uma forma muito mais rápida e eficaz.

Quando essa transformação acontece e sua zona de conforto se amplia, a disciplina acaba se transformando em liberdade.

Para conseguir isso, lembre-se de não confiar apenas na força de vontade e siga os quatro passos para ter disciplina todos os dias: entenda os seus verdadeiros motivos, crie um ambiente que favoreça a disciplina, faça um planejamento efetivo e aprenda com seus erros para continuar sempre caminhando.


Uma excelente maneira de utilizar o que você aprendeu aqui é quando você for traçar resoluções de ano novo que realmente funcionam. Se você quiser uma ajuda para isso, dê uma olhada na aula especial do curso Novo Ano Novo acessando aqui.