Como eliminar os pensamentos negativos


Oi! Seiiti Arata. Como você pode eliminar os pensamentos negativos? Ou, quem sabe, como você pode CONTROLAR os seus pensamentos negativos? 

Quando lemos entrevistas e biografias de centenários, pessoas que viveram mais de cem anos de idade, nós notamos um traço comum entre eles. Quem vive vidas longas e saudáveis sabe evitar o stress e os pensamentos negativos.

1. Pare de se preocupar com aquilo que você não tem controle.

Por uma perspectiva puramente lógica, para eliminar o pensamento negativo basta você parar de se preocupar.  Portanto, para eliminar pensamentos negativos, basta manter seu foco no que é positivo. Se você ainda não sabe controlar o foco dos seus pensamentos visite o link aqui.

Pense assim: Se você tem um problema, só existem duas alternativas. Ou é algo que está sob o seu controle ou algo que está além do seu controle. 

Se está além do seu controle, não se preocupe. Não faz sentido você se preocupar com coisas que não pode fazer absolutamente nada. A preocupação não vai ajudar a mudar a realidade e portanto é perda de tempo, é uma irracionalidade eu me preocupar com algo que está fora do meu controle.

Por outro lado, se você percebe que está preocupado com algo que está sob seu controle, não se preocupe: preocupar também não vai mudar a realidade. Você simplesmente precisa fazer o que pode e deve ser feito. 

Parece simples, não? Nós precisamos aprender a aceitar a situação tal como ela é. Haverá momentos em que nós não podemos fazer nada a respeito e então temos que questionar quais são as nossas crenças a respeito da situação. E neste processo de autoconhecimento é possível descobrirmos que temos que mudar as nossas crenças.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

2. Entenda a diferença entre o acontecimento e a sua interpretação do acontecimento

Imagine que você acabou de tomar um pé na bunda. Seu relacionamento com aquela pessoa que você amava tanto acabou. O que isso significa? Se você quiser, você pode interpretar isso como o fim do mundo e que você nunca mais vai encontrar alguém que te ame tanto. E se você descobre depois que aquela pessoa praticava canibalismo e matava e comia as pessoas com quem ela se relacionava? O fato do rompimento continua sendo o mesmo, mas agora o sentimento que aparece é o de alívio em você não ter sido a próxima vítima.

Esse exemplo macabro serve para ilustrar a seguinte mensagem:  Quem atribui emoções aos fatos é apenas você. Quem cria significado é você. O mundo ao seu redor é indiferente. Os fatos são objetivos. O que é terrível para uma pessoa pode ser normal para outra. 

Existe uma grande diferença entre “este evento tal e tal aconteceu” e “este evento tal e tal aconteceu e isso é terrível”. A parte sobre o que é terrível, aceitável ou bom é um tipo de avaliação. E é você quem realiza esta avaliação das coisas.

Os sentimentos destrutivos e pensamentos negativos possuem uma fonte: as suas crenças. São suas crenças que filtram os acontecimentos e dão um significado.

3. É natural que o sentimento negativo e medo sejam fortes

Quando você tenta alimentar um passarinho, ele geralmente só vai comer se você deixar as migalhas um pouco longe de você. É muito raro um pássaro silvestre desenvolver o conforto necessário para se aproximar de um humano. Isso acontece pois nos milhões de anos de evolução, apenas sobreviveram as aves que possuiam um medo instintivo. 

Dizem que os dodôs eram aves enormes que não tinham medo de humanos. Portanto, foram alvo fácil para caça e acabaram em extinção. Falamos disso no episódio 10 da série Oi! Seiiti Arata.

Com seres humanos é a mesma coisa. Eles sempre publicam manchetes de violência e tragédia nos jornais é porque isso vende. E garante audiência. A mídia precisa vender anúncios. O anunciante somente vai colocar dinheiro onde existe atenção. E a atenção é conseguida com notícias assustadoras.

O nosso cérebro está constantemente procurando avaliar situações de perigo e de risco. Temos muito medo das coisas. Apesar de a vida na cidade ter todo o conforto da civilização, em nosso material primário somos criaturas selecionadas pela evolução para ter medo do desconhecido.

Faça o teste: olhe ao redor da sua sala agora tudo que é da cor azul. Pronto? Feche agora os olhos. Fechou? Muito bom, mantenha os olhos fechados e diga o que existe na cor verde.

Pode abrir os olhos. Provavelmente você esqueceu várias coisas, pois o seu foco estava naquilo que pedi, que era a cor azul. De maneira semelhante, quando seu foco de atenção está no risco e no medo, você deixa de prestar atenção nas oportunidades e nas coisas boas.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

A sua mente é muito poderosa. Seu cérebro tem a capacidade de responder a solicitações que você formula. Por isso se você começa a procurar na sua memória os motivos pelos quais você vai fracassar, você certamente vai se lembrar de situações no passado em que você não teve sucesso. Quer eliminar pensamentos negativos? Então procure por explicações de como você tem condições de alcançar o resultado e a sua mente conseguirá identificar memórias de fatos em que você teve sucesso.

Essa conversa sobre sucesso e fracasso é muito interessante e por isso vamos continuar esse papo no episódio da semana que vem. O que eu quero que você faça hoje é o seguinte: confira a aula de demonstração que nós temos no curso Novo Ano Novo visitando o link aqui – e isso nos ajuda a termos tudo preparado para continuar a preparação de um ano excelente e com o controle e eliminação dos pensamentos negativos que nos atrapalham. O Novo Ano Novo é um curso rápido e que vai equipar você a pensar de maneira diferente para finalmente superar seus pensamentos negativos com uma série de atividades práticas. Por isso visite agora link aqui.