A sua urgência é o seu problema

Oi! Seiiti Arata. A sua urgência é o seu problema

Sabe todas as coisas boas que você gostaria de fazer, coisas realmente importantes que vão fazer a diferença na sua vida… mas que você não faz por ter que primeiro resolver urgências? Então. Estas urgências são um grande problema.

1 – Não fique dependendo apenas de motivação para fazer o que é realmente importante

Se você é como a maior parte das pessoas, você só faz o que é verdadeiramente importante quando você tem motivação.

Aliás, perceba que todo ano tem duas fases: existe o começo de ano em que temos muito entusiasmo e conseguimos realizar muita coisa. Fazemos exercícios, estudamos, passamos tempo de qualidade com pessoas queridas, nos dedicamos para atividades espirituais, comunitárias, momentos de qualidade com quem amamos.

E de repente quando chega o mês de março, já voltamos para os nossos hábitos antigos: vida sedentária, voltamos a fumar, nos alimentamos mal, abandonamos aqueles estudos e todas as promessas de ano novo. Por que isso acontece? 

É que entusiasmo é algo passageiro. A motivação oscila: em alguns momentos nós temos, e em outros não temos. Entusiasmo não é um tipo de fonte de energia que podemos contar com certeza e com consistência.

Então depois que o entusiasmo de começo de ano acaba, temos a segunda fase, que é a fase real. É aqui que o urgente pode atrapalhar a vida.

Para lidar com o urgente você precisa de clareza.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

2 – Tenha clareza sobre o que você quer fazer da sua vida.

Vamos então fazer uma atividade básica. Pergunte para você mesmo: o que você deseja fazer da vida?

Alcançar um nível de abundância financeira? Ter um negócio próprio? Ser promovido no seu emprego? Reconectar com alguma pessoa importante na sua família ou alguma amizade ou um grande amor? Entrar em forma? Aprender algo novo? Colaborar com a sua comunidade? Se dedicar para lazer, para artes, religião, filantropia, voluntariado, para algo que permita você se sentir parte de algo maior e fazer a diferença?

Para qualquer uma dessas escolhas, você precisa sair do ponto atual e começar a mover na direção desejada. Não é algo que você resolve em um único dia. Será necessário ter consistência e se dedicar por vários dias ao longo do ano.

E nessa jornada, você com certeza vai encontrar aliados, recursos que te ajudam… e também vai encontrar obstáculos, dificuldades e pessoas que vão fazer você desviar de percurso. 

O problema maior é que quando você percebe que começa a fracassar neste seu plano maior, isso pode também ter impacto em outras áreas. Imagine por exemplo o caso de uma pessoa que tem uma grande decepção amorosa e isso faz com que ela tenha uma queda de rendimento no trabalho, perdendo o emprego. 

Também existe o tipo de sucesso que atrapalha: é o caso da pessoa que consegue uma promoção no trabalho porém a um alto preço. Ela pode ficar muito preocupada com as novas responsabilidades, sobrecarregada e estressada. E isso prejudica o relacionamento dela com a família, ou com os cuidados com o próprio corpo, ficando fora de forma e até pode sofrer com alguma doença que poderia ter sido evitada.

3 – Cuidado com a ilusão de achar que os problemas são temporários

É necessário respeitarmos os problemas que temos. 

Desrespeitar um problema é fingir que ele não existe. Respeitar o problema significa prestar atenção. A palavra respeito vem do latim, respectus, olhar de novo. Observar atentamente.

Por isso, dedique um tempo agora para observar quais são os problemas na sua vida neste momento. Faça uma pausa do vídeo. Todo mundo tem algum problema em qualquer momento da vida. Faça a pausa e identifique agora quais são os principais problemas, obstáculos, desafios e urgências que você tem hoje.

Identificou? Agora vamos mais a fundo no processo de compreensão.

O que estes problemas estão te dizendo? Por que esses problemas surgiram? O que é que aconteceu pra este problema surgir? O que é que não aconteceu que fez o problema aumentar? Quais são as outras dimensões da sua vida que não foram bem cuidadas pelos últimos anos e isso acabou se transformando em um problema ou uma urgência?

A ilusão que nós criamos é quando dizemos para nós mesmos que o problema ou a urgência são temporários. Que quando eles forem resolvidos, tudo vai ficar melhor. 

Mas nós sabemos a verdade: depois de resolver esta urgência, teremos outro incêndio para apagar. Não existe isso de finalmente chegar num momento ideal em que você estará sem problemas urgentes para resolver.

A vida nunca vai ficar calma para que a gente finalmente possa cuidar de certos assuntos que são verdadeiramente importantes. Sempre haverá uma desculpa para deixar para depois aquilo que é realmente importante.

Por isso é que no curso Novo Ano Novo você vai ter acesso a um roteiro de como criar um planejamento completo para viver o melhor ano da sua vida. Por que planejamento completo? Pois nós temos que ter equilíbrio em todas as áreas. É necessário cuidar da parte financeira, da saúde, dos relacionamentos, do amor, da carreira, pois todas essas dimensões estão relacionadas.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

Ao deixar de lado uma dimensão importante da vida, existe o risco de que uma crise aconteça e uma reação em cadeia comece a fazer a gente se sentir perdido. 

O contrário também é verdadeiro: quando todas as áreas estão firmes, com dinheiro no bolso, com boa saúde, com bons relacionamentos, fazendo um trabalho que realmente importa, que nos faz sentir parte de algo maior, o que acontece? Todas as nossas atividades acabam fluindo melhor, com qualidade, com concentração, com organização, com alegria.

Tudo começa no nível de crenças. Se você acredita que não terá resultados, então você não vai agir. E obviamente não terá resultados, confirmando a sua própria crença de que nada dá certo para você.

Porém, se você acredita que pode ter resultados, então você vai implementar ações. E daí duas coisas podem acontecer: ou você tem o resultado desejado logo na primeira tentativa (o que é incomum, mas pode acontecer) ou você terá um resultado indesejado. Preste atenção agora:

Se a sua mentalidade é de quem desiste rápido, você usa o resultado indesejado como uma desculpa para parar de continuar tentando e melhorando. Por isso que no curso Novo Ano Novo nós fazemos o planejamento inteligente para neutralizar esse risco.

E quando a sua mentalidade é de crescimento, de melhoria continuada, você vai utilizar os resultados indesejados como uma maneira de aprendizado, para que a sua próxima tentativa seja ainda melhor, para que você continue aperfeiçoando suas habilidades, acumulando mais recursos, melhores técnicas, mais pessoas para te apoiar. E então você continua implementando novas ações, que te alimentam com novas descobertas e então finalmente alcança os resultados desejados.

Esse processo todo precisa estar alinhado de forma coerente com todas as dimensões para que você não tenha conflito entre diferentes áreas da sua vida. Por isso é que no curso Novo Ano Novo nós cuidamos tanto da estratégia inteligente de planejamento e também temos aulas específicas sobre riqueza, amor e saúde – então para você começar, visite o link e nós nos vemos lá.