A ansiedade e a preguiça estão estrangulando sua consistência

Oi! Seiiti Arata. Hoje vamos falar de esforço e consistência. Qualquer que seja o seu plano para uma vida nova, para um ano completamente novo ou para o melhor ano da sua vida, você vai precisar de consistência. Consistência para realizar as ações que você precisa realizar.

Ser consistente sempre foi algo importante para quem quer realizar metas. Mas hoje em dia, com tantas escolhas na nossa frente, a consistência ficou ainda mais importante.

Pense na geração dos seus pais ou na geração dos seus avós. A quantidade de informações disponível era menor, a quantidade de escolhas era menor. Geralmente, depois que você escolhia uma área de estudo, você seguia aquela carreira até se aposentar. A consistência era quase automática.

Hoje, é muito comum a pessoa se matricular em uma faculdade, interromper os estudos, se matricular em uma outra faculdade completamente diferente. E muitas vezes caso ela acabe se formando, pode ser que ela acabe trabalhando em uma área não relacionada ao diploma recebido. 

Neste mundo de grandes mudanças, em que novas opções aparecem a todo instante, a consistência é ainda mais importante. Nós estamos sendo treinados para trocarmos de áreas de interesse a todo momento.

Consistência é você ser persistente naquilo que você está fazendo

Existe uma famosa frase que define que a loucura é você fazer várias vezes a mesma ação esperando resultados diferentes. Isso quer dizer que quando você não está colhendo os resultados que deseja, é necessário trocar de atitude e de abordagem.

Tome muito cuidado para esta frase não ser mal interpretada. Imagine que seu objetivo seja derrubar uma árvore. Você dá um golpe de machado e a árvore não cai. Dá outro golpe e a árvore não cai. E mais outro. E mais outro.

Isso não significa que você deve abandonar o plano. Caso você não tenha uma motosserra à disposição e a única ferramenta que você tem é o machado, basta você ter o machado bem afiado, saber dar os golpes certos e simplesmente ter consistência de perseverar. Você vai continuar avançando e cedo ou tarde a árvore vai cair.

Eu gosto de usar esse exemplo da árvore derrubada pelo machado porque neste caso não é loucura você insistir na mesma ação, no caso dar golpes de machado na árvore, esperando resultados diferentes. Para alguns tipos de objetivos, o resultado só vai aparecer depois de um certo tempo aplicando a mesma ação com consistência.

O problema é que hoje em dia as pessoas não têm paciência para chegarem ao resultado. Elas veem uma transformação na televisão ou na internet e querem ter o mesmo resultado rapidamente, mas sem empregar o mesmo esforço.

Por exemplo, se você começa uma dieta para emagrecer e deseja perder aquela gordura que se acumulou ao longo das anos apenas com uma semana de mudança alimentar, este é um sinal de falta de paciência. 

Se você começa a aprender um idioma estrangeiro e deseja ser fluente em poucos dias, você está com falta de paciência. 

É claro que existem técnicas para você acelerar os seus resultados. Além disso, também existem técnicas que são comprovadamente ineficientes e que não vão te trazer os resultados desejados. Por isso você deve identificar quais são as práticas ineficientes e evitar realizar essas ações que demoram mais.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

Você deve se manter distante daquilo que é fácil

Ficar distante do que é fácil é um conceito essencial para que você tenha uma vida boa e eu já falei sobre isso antes. No futuro eu ainda quero falar sobre a minha posição crítica em relação aos chamados life hacks, aos atalhos para o sucesso.

Basicamente, quando você está viciado em procurar por atalhos, você deixa de praticar aquele treinamento que é necessário para que você se desenvolva e adquira importantes habilidades. O life hack não substitui habilidades, você precisa ter a consistência de focar nos fundamentos.

Se você realmente deseja afiar o machado, você deve fazer força e repetidamente pressionar a lâmina contra uma pedra dura. Vai haver a necessidade de uma dedicação, de hábitos, de um ritual realizando aquilo que não é fácil. 

Devemos estar dispostos a enfrentar resistência e fricção. Mantenha esta simbologia em mente, você deve estar preparado para o esforço físico, mental e emocional. Basta olhar o mundo dos esportes e você vai ver que nenhum grande esportista reconhecido por alta performance chegou aonde chegou sem dedicação, consistência e esforço. Em qualquer área da atividade humana onde exista grande competição, apenas os mais consistentes conseguem destaque. A resiliência vai ajudar você.

Consistência não pode depender apenas de motivação (145) - Seiiti Arata, Arata Academy

A ansiedade e a preguiça são inimigas da consistência

Infelizmente, nós estamos vivendo em uma sociedade ansiosa que deseja resultados instantâneos e quer cada vez mais praticidade e menos esforço.

Vou te dar dois exemplos. Ler e se alimentar.

Existe uma preguiça hoje em dia de ler na internet algum artigo. Você faz uma busca pelo Google e descobre que tem algum artigo, mas dá preguiça de clicar para ler porque você sabe que depois de clicar naquele link você vai ter que primeiro aceitar os cookies, vai ter que concordar com a política de privacidade, vai ter que dizer que você não quer receber notificações daquele site e somente depois de fazer todos esses cliques aqui o artigo vai aparecer e muitas vezes o artigo não aparece inteira e ainda você tem que dar mais um clique para poder ler mais e expandir o texto e fechar as janelinhas de propaganda. Dá preguiça.

E na hora de se alimentar? Hoje, já não adianta mais oferecer no supermercado por exemplo uma refeição já congelada que basta colocar no micro-ondas ou alimentos já lavados e cortados. As pessoas querem delivery de comida e muitas vezes tem até mesmo preguiça de pedir o delivery de comida porque tem que abrir a porta para receber o entregador ou ficar escolhendo o que pedir pelo aplicativo. É seu caso? Compartilha com a gente nos comentários as suas histórias de preguiça.

Por que é que aparece tanta preguiça e tanta necessidade de atalhos e conveniência?

Essas facilidades da vida moderna não permitem que a gente naturalmente desenvolva a consistência. A própria natureza humana pela evolução deseja economizar energia para não fazermos atividades que causem fadiga. 

Observe crianças ou até mesmo filhotes de animais que vivem correndo, tropeçando, pulando. Tudo isso é influenciado por hormônios que dão um estímulo para aquele filhote aprender os movimentos. Para ele ganhar equilíbrio e principalmente com essa atividade física começar a desenvolver os músculos necessários para a vida adulta. Depois que chega a vida adulta, ele vai viver uma vida buscando economizar energia e portanto encontrar conveniência e facilidade.

As empresas sabem disso e aproveitam para nos oferecer produtos e serviços que nos poupam tempo e esforço. Não estou dizendo que as empresas são malignas e com um plano estratégico para nos deixarem preguiçosos. O objetivo das empresas é ter lucro. As empresas apenas entendem qual é a nossa necessidade, o que nós desejamos. E depois desenvolvem soluções que atendem os nossos desejos.

Sendo assim, você primeiramente precisa estar consciente de que na vida adulta você está vivendo dentro de um ambiente que vai favorecer a sua preguiça e não está proporcionando o devido estímulo para que você seja uma pessoa consistente. A conscientização é o primeiro passo.

É por causa disso que no episódio 142 nós vemos a importância de você entender a diferença entre metas de processo e metas de resultado. Você não pode ser o tipo de pessoa que deseja alcançar o resultado se você não gosta do processo ou não está disposto a realizar o processo.

A ansiedade é inimiga da consistência. (145) - Seiiti Arata, Arata Academy

Consistência exige prática e habilidade

Muitas pessoas me procuram para mentoria de negócios. Quando eu converso com elas, eu vejo que muitas já estudaram muito, acompanham influenciadores e empreendedores que compartilham dicas de negócios e já leram vários livros. São pessoas que possuem muito conhecimento, porém não possuem prática. 

São pessoas que nunca implementaram nada. Elas ainda não têm um produto ou um serviço que pode ser vendido. Elas ainda não têm uma campanha de marketing para poder vender. Em outras palavras, não adianta nada você passar horas e horas aprendendo teoria se você não coloca em prática. Não interessa aquilo que você sabe, o que interessa é aquilo que você faz com o que você sabe.

Não adianta nada você me dizer que você já sabe quais são os gatilhos mentais que fazem a pessoa querer comprar. 

Se você nunca fechou uma venda na sua vida, se você nunca conversou com um cliente de verdade, desculpe, você não sabe de nada. O verdadeiro conhecimento acontece quando você coloca a sua teoria na prática. Caso contrário você simplesmente será um papagaio de palco, uma pessoa que fala muito, mas que realiza pouco.

Novo Ano Novo Seiiti Arata, Arata Academy

Consistência não pode depender apenas de motivação

Outro erro comum é deixar a consistência depender só de motivação. O problema de você depender da sua motivação é que alguns dias você não vai ter a motivação necessária para fazer aquilo que tem que ser feito. Por causa disso, você também deve acima de tudo construir rotinas e hábitos que coloquem em você no modo automático para superar os dias de maior preguiça ou os dias que você não tem a motivação.

Dentro do nosso curso Novo Ano Novo, eu trago para você de forma já organizada como é que você vai conseguir a consistência em diferentes áreas da sua vida. Este é um passo muito importante. Você precisa ser específico para saber que áreas da sua vida precisam de mais consistência para você se tornar quem você deseja ser.

É necessário que você aumente a sua consciência para que você avalie melhor de forma objetiva o que você já conseguiu realizar até agora e também quais são os outros aspectos em que você ainda não atingiu os resultados desejados.

Quando você fizer essa avaliação, é muito importante que você consiga fazer a diferença entre as razões reais e quais são as suas desculpas. Você precisa ter clareza sobre qual é o processo de confabulação e racionalização que nós tendemos a realizar e que nos afastam da verdade. Só com com boa informação e com dados reais e objetivos nós podemos fazer melhores escolhas.

Neste processo, você tem que tomar muito cuidado com as armadilhas do ego que vão tentar afastar você da verdade. E é garantido que você vai tropeçar no caminho, que os seus defeitos vão aparecer, que muitos obstáculos terão que ser superados. O processo de encontrar os seus próprios defeitos é parte do seu caminho de melhoria.

Daniel Kahneman nos mostra que nós temos aversão a perdas. Nós queremos evitar o sentimento de dor associado a perder. Por isso muitas vezes realizamos escolhas incoerentes e irracionais.

Não basta saber que consistência é essencial para atingir suas metas, você precisa colocar em prática aquilo que sabe e ser consistente todos os dias, independentemente da sua motivação (145) - Seiiti Arata, Arata Academy

Veja por exemplo, o caso de uma empresa que não está dando lucro. Em vez de aceitar o fato de que aquele mercado não está adequado para aquele produto, o empreendedor insiste no erro e aumenta cada vez mais se o prejuízo financeiro. O correto seria fechar aquela empresa até encontrar algo completamente diferente, ou um novo produto ou um novo mercado. A lição aqui é que você tem que tomar cuidado com a maneira como seu cérebro funciona porque muitas vezes existe a tendência de não reconhecer os próprios erros.

Como seria sua vida após um ano de consistência?

Vamos terminar fazendo um pequeno exercício de imaginação. Se precisar, faça uma pausa. Eu vou pedir que você imagine como seria a sua vida daqui a um ano se você conseguisse manter a consistência para realizar os seus grandes sonhos.

Se você estivesse prestes a entrar no melhor ano da sua vida, o que você faria de diferente? Que resultados você desejaria obter? O que você não quer mais que se repita na sua vida?

Quais são as áreas da sua vida em que você precisa ser uma pessoa melhor? Para que você possa oferecer uma vida melhor para quem está ao seu redor?

Quais são as suas áreas de interesse em que você adquiriu e acumulou informação demais e colocou em prática de menos?

Principalmente: que ações você precisa tomar com consistência, na prática, no dia a dia, para trazer para o mundo concreto aqueles sonhos que hoje estão apenas na sua mente?

Imagine como você vai ser daqui a um ano se mantiver a consistência em tomar as decisões corretas. Em ser consistente nos bons alimentos que come, nos exercícios que pratica, nos livros que lê. Em ser consistente nas ações que toma, nos relacionamentos que mantém, na forma como gerencia suas finanças.

Procure responder essas perguntas por escrito. Agora é hora de você priorizar e montar um planejamento realista dentro do seu calendário.

Você pode priorizar aquilo que é mais importante para você ou, caso você sinta que é necessário, você pode provar para você mesmo que é possível. Você pode priorizar as atividades que são mais simples e pequenas pois quando você concluir estas atividades você aumentará o seu nível de motivação.

Ao longo do ano, é importante que você examine como está o seu planejamento e quão dependente você está da motivação. É isso que eu chamo de auditoria da motivação. Você tem que certificar de que o seu plano é bom e que ele não fica dependendo de você estar motivado ou não.

Como seria a sua vida daqui a um ano se você mantivesse a consistência para realizar todo dia as ações necessários para ter a vida que você tanto deseja? (145) - Seiiti Arata, Arata Academy

Entra ano e sai ano, uma coisa que eu escuto sempre quando alguém se descreve dizendo que é muito inteligente, que tem um grande potencial, mas o problema é que ela não consegue se dedicar o suficiente. Em outras palavras, isso é falta de consistência.

Se você for consistente ao longo do ano, pode ter certeza que você vai viver o melhor ano da sua vida em qualquer área, pode ser no trabalho, nos relacionamentos, na sua própria saúde, no amor, nas finanças. Tenha certeza que consistência é o que vai trazer resultados para você quando você está fazendo aquilo que é certo e que deve ser feito.
Para você que tem interesse em ter o melhor ano da sua vida, eu te convido a conhecer o nosso treinamento online Novo Ano Novo, acessando aqui.