Joachim de Posada no TED e o sucesso profissional começando na infância, com marshmallows

Este vídeo é sensacional ao compartilhar um experimento feito na Universidade de Stanford sobre o sucesso profissional de crianças. Joachim de Posada apresentava às crianças uma escolha. Deixava um doce de marshmallow em cima da mesa e dizia que se ausentaria por quinze minutos.

Caso retornasse e o doce continuasse intacto em cima da mesa, a criança ganharia um segundo marshmallow. Eis o resultado:

A experiência de Posada (que foi também publicada na forma do livro Don't Eat The Marshmallow Yet!: The Secret to Sweet Success in Work and Life (Não coma o marshmallow ainda! O segredo para o doce sucesso no trabalho e na vida) em co-autoria com Ellen Singer revela que controlar os nossos impulsos pode ser a chave de sucesso.

Esse assunto lembrou bastante a idéia do geneticista Spencer Wells, que diz que não podemos confiar plenamente nos nossos instintos, já que a evolução social, cultural e econômica transformou o mundo de modo muito diferente do ambiente que nossos ancestrais pré-agricultura conheciam.