Quem desiste antes da hora não enriquece

Oi! Seiiti Arata. Hoje vou te contar uma história diferente. Quero que você entenda como não desistir antes da hora. Especificamente, não desista antes da hora CERTA. E dessa forma, você terá muito mais chances de prosperar nos seus objetivos de enriquecimento financeiro.

E para contar a história de hoje, vamos voltar no tempo. Vamos aos Estados Unidos de mais de cem anos atrás. Lá, milhares de homens sonhavam em enriquecer encontrando ouro. E, no meio de todos, um homem teve sorte. Depois de muitas semanas de trabalho na mineração, encontrou algumas pepitas de ouro. Porém, ele precisava de um maquinário mais pesado para explorar mais profundamente. E este maquinário custava muito caro.

Ele foi discreto e manteve em segredo a localização do ouro. Chegando em casa, contou aos parentes e pessoas de confiança que havia descoberto ouro. Essas pessoas se uniram e juntaram dinheiro para comprar o equipamento necessário para extrair o ouro.

Em poucos dias, o homem voltou para a região da mina acompanhado de seu sobrinho chamado Darby. Depois que Darby e o tio fizeram as primeiras explorações, chegaram à conclusão de que haviam encontrado a mina de ouro mais rica do estado. Era só fazer um pouco mais de mineração para pagar todas as dívidas. E em pouco tempo, chegaria o momento do grande lucro.

Entretanto, foram surpreendidos: depois de retirar as primeiras  pepitas, perceberam que o ouro acabou antes do imaginado! Eles continuaram perfurando na esperança de encontrar algo, mas sempre voltavam de mãos vazias. Desapontados, eles venderam o maquinário para o dono de um ferro-velho.

O dono do ferro-velho viu todo aquele equipamento e resolveu contratar um engenheiro. Ele pediu que ele fizesse uma pesquisa e explicasse porque Darby e seu tio não estavam ricos. Se eles chegaram a adquirir aquele equipamento todo, era porque havia algum bom indício de existir potencial na mina.

O engenheiro explicou que os dois não entendiam o conceito de “linhas de falha geológica”, fault lines, em inglês.

Pelos cálculos, o próximo filão de ouro estava bem perto. Darby e seu tio desistiram a um metro da verdadeira reserva de ouro.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

1. Não desista antes da hora certa.

Nessa história contada por Napoleon HIll, a primeira lição óbvia que temos é a de não desistir de nossos sonhos.  Tenho certeza de que você já não aguenta mais ouvir isso. 

Pessoalmente, eu não gosto do conselho de “não desistir nunca”. Porque se você está seguindo um caminho ineficiente, repetir mais do mesmo apenas vai fazer você perder tempo. Logo, você precisa persistir de modo inteligente. Você não pode desistir antes da hora CERTA. E para saber qual é a hora certa, você precisa de conhecimento.

2. O conhecimento valioso salva.

Darby não tinha expertise em mineração. Ele era apenas um rapaz jovem com muita garra, com vontade de enriquecer. O tio também não era um especialista. Ambos tinham iniciativa e força de vontade. Eles colocaram a mão na massa e suaram muito para fazerem as escavações. Tiveram até o apoio de pessoas queridas. 

Porém, faltou conhecimento. E foi o dono do ferro-velho quem contratou o engenheiro com o conhecimento para orientar o que fazer.

Os anos se passaram. Darby continuou um empreendedor dedicado a diferentes projetos para alcançar a prosperidade financeira. E ele conseguiu. Ele honrou as dívidas e devolveu dinheiro para todos aqueles que investiram no seu sonho da caça ao tesouro. Ele construiu uma grande empresa na área de seguros. Podemos dizer que ele aprendeu uma lição que eu faço questão de dividir com você nesta nossa conversa.

3. A riqueza primeiro é criada na sua mente.

Qualquer riqueza é construída em dois momentos. O primeiro momento é quando você constrói a riqueza na sua mente. Você precisa estar determinado. Entenda o potencial do seu projeto e se dedique para implementar o plano, custe o que custar. Este é o momento em que você tem um propósito firme. 

O segundo momento é quando você colhe os resultados daquilo que você plantou e cultivou. A colheita só acontece depois que você planejou.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

4. Não permita uma derrota temporária se transformar numa derrota definitiva.

A fase do cultivo é bastante trabalhosa. Ela está repleta de adversidades e frustrações. Momentos de derrota temporária são inevitáveis. Se você está colocando a mão na massa, é inevitável que cedo ou tarde você vai errar. Somente não erra quem não está fazendo nada. Na verdade o simples fato de não fazer nada já é um erro. 

Aceite as derrotas temporárias como parte da sua jornada. E siga adiante. Infelizmente, a maior parte das pessoas permite que a derrota temporária se transforme em derrota definitiva. Essas pessoas que vão desistir para sempre. 

Lembre-se do ouro a frente quando você estiver diante de qualquer oportunidade. Existe ouro adiante numa entrevista de emprego. Ou quando você faz uma prova importante. Ou quando vai fazer a apresentação da sua empresa para um novo cliente.

O fato de não ter um resultado positivo no primeiro momento não significa seu completo fracasso. Essa derrota (temporária) significa que sua abordagem naquela hora não foi adequada; ou que o momento não estava certo.

Cuidado com o pensamento rancoroso e derrotista do tipo: eu me esforcei! Fiz o melhor que pude! Mas eu não consegui… nunca vou conseguir… desisto.

Esse pensamento está errado. Você precisa adquirir novas perspectivas.

5. Para não desistir antes da hora certa, use o conhecimento valioso.

O conhecimento valioso salva. Entenda os pontos que precisam de melhoria. Pare de repetir os mesmos erros. Adquira as habilidades que estão faltando. O conhecimento que está faltando. Descubra como colocar em prática aquilo que você sabe porém não pratica – pelo menos não pratica de forma minimamente decente, não pratica de forma consistente. Ficar dizendo “eu já sabia” não traz resultados. O que interessa é o que você faz com aquilo que você sabe. 

Entenda qual é a expectativa que os outros têm sobre você e supere essas expectativas.

Vamos supor que você sempre tira notas baixas em matemática. Para melhorar isso, você talvez precise de um professor particular, ou de novos livros, ou de um grupo de estudos.

Outro exemplo: você quer ser promovido. Mas você nunca é o funcionário escolhido para ocupar aquele cargo de diretoria porque não sabe falar inglês. Certamente você deve investir seu tempo fortalecendo seu estudo de idiomas.

Se você é um empreendedor e sua empresa está indo mal, o que fazer? Provavelmente, você precisa entender quais são as expectativas do seu cliente. Que recursos o seu produto ainda não tem e que você precisa desenvolver? Como melhorar o seu serviço? Como melhorar a comunicação explicando o valor do seu produto?

Vou te contar como eu coloco isso em prática. Na data de gravação deste vídeo o nosso canal Youtube na lingua portuguesa está quase chegando a um milhão de assinantes e me dá uma grande alegria estar junto com tantas pessoas como você que possuem interesse em aprender junto. 

Veja como existe um processo de melhoria para não desistir: Quando comecei a desenvolver o treinamento de enriquecimento financeiro, eu achava que as pessoas queriam um passo-a-passo para investir. Pensei que só queriam saber as diferenças técnicas de investimento. Convidei diferentes especialistas para que eles ensinassem cada produto financeiro e fizemos tutoriais bem simples de implementar.

Entretanto, eu percebi que muitas pessoas que se diziam interessadas não se matriculavam. Isso foi de uma certa maneira uma derrota temporária. Mas eu não deixei que fosse uma derrota permanente. Eu tentei entender o que aconteceu. Aparentemente existia um paradoxo: eu sabia que as pessoas queriam enriquecer, sabia que elas queriam aprender o que fazer. Então eu fui atrás de informação. Igual o homem da história que buscou o conhecimento do engenheiro especialista.

E com melhor informação eu descobri algo: que as pessoas possuem uma certa resistência emocional. Em geral as pessoas acham que ainda não estavam prontas para aprenderem detalhes específicos sobre investimentos. No fundo elas pensam “ah, esse negócio de investir é complicado, é arriscado, não é para mim”.

E conversando com elas, eu entendi que eu deveria criar um conteúdo diferente, para primeiro ajudar a elas se tornarem mais responsáveis financeiramente. Que desse organização,disciplina financeira – e principalmente: a aprender a ganhar mais.

Veja o que eu aprendi. Eu entendi que as pessoas em geral têm interesse em investir depois que aprendem como ganhar mais dinheiro. 

Ou seja, para não desistir antes da hora, eu dediquei esforços para entender as pessoas. E daí fiz adaptações. No caso, foi para explicar as mudanças de mentalidade e o que fazer para ganhar mais dinheiro.

Quando eu comecei a ensinar isso, então o interesse pelas matrículas aumentou mais de 570%. Você também pode ver a nova apresentação que está em o link aqui.

Você pode, e deve, fazer a mesma coisa. Não desista antes da hora certa. Primeiro, identifique qual é o seu objetivo. Levante os números e métricas dos resultados que você está colhendo agora. Compare os números do seus resultados atuais com as suas expectativas. Caso você não esteja colhendo os resultados desejados, busque por novas perspectivas para entender como melhorar.