Qual é o melhor investimento para o dinheiro?

Oi! Seiiti Arata. Então você tem economias feitas e deseja aprender quais são as diferentes possibilidades para investir o seu dinheiro e ter um bom retorno financeiro. Mas será que o melhor investimento é aquele que paga mais? Ou será que é o que te oferece a maior segurança? Ou o que exige menos trabalho e tempo do seu lado? O que é, afinal de contas, o melhor investimento? Para que você entenda qual é o melhor investimento, é muito importante entender quais são os seus objetivos, suas capacidades e o seu perfil. Vamos ilustrar com a história do Alexandre.

1. Alta liquidez e baixo risco.

Alexandre tem um excelente emprego que paga a ele com um salário acima da média. Como é que ele chegou até aqui?

Desde a época de estudante ele sempre se esforçou bastante para estar acima da média. Além de ter um domínio técnico impecável na sua área de formação, ele fez investimentos em treinamentos e certificações adicionais. Ele pagou por professiores particulares de idiomas. Ele foi voluntário em eventos na área dele, participou de associações também como voluntário. Conheceu muitas pessoas do setor. Ou seja, os primeiros investimentos do Alexandre não foram exatamente investimentos financeiros. Foram investimentos em educação, investimento nele mesmo, investimentos em relacionamentos.

Por estar financeiramente educado, o Alexandre gasta menos do que ganha. Se ele quisesse, ele teria a capacidade de alugar um apartamento muito maior e poderia fazer também vários gastos de luxo. Entretanto, ele pensa no futuro e quer ter uma vida tranquila adiante sem endividamento. Por isso hoje ele vive uma vida moderada e consegue poupar 40% do que ele ganha. Ele tem planos de comprar uma casa própria no futuro, porém existe muita incerteza adiante. Alexandre ainda é solteiro. Ele gosta do que faz. Está crescendo rápido na carreira e está recebendo muitas propostas interessantes de diferentes empresas. Talvez resolva fazer uma pós-graduação no exterior, mas ainda não é certeza. Talvez aceite uma proposta para mudar de cidade.

Como Alexandre é jovem e não tem raízes fixadas na cidade atual, ele prefere manter as economias em títulos do governo que dão uma boa liquidez e baixo risco. Ele não precisa tentar buscar o investimento mais rentável de todos pois a principal fonte de prosperidade para ele é continuar avançando rápido na carreira.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

No tempo livre, em vez de ficar assistindo seriados, noticiário genérico ou reality shows, ele dedica esse tempo para estudar o comportamento de ações, criptoativos como o bitcoin e também tem noção do mercado de imóveis na região dele. Ele ainda não está investindo em nada disso pois ele não tem suficiente confiança de entender como funciona. Ele está fazendo uso de simuladores de investimento para pegar prática sem precisar se comprometer. E, fazendo as simulações, ele está aprendendo que se em vez de ter comprado títulos do governo ele tivesse escolhendo algumas daquelas ações, bitcoin, ou até mesmo terrenos, ele teria ganhado mais.

Porém, o grau de incerteza era maior do que o título do governo. Alexandre fez a decisão consciente de focar no trabalho para continuar sendo um profissional excelente e com alta demanda.

Além disso, ele sabe que existem outros tipos de investimento que podem pagar mais. Porém existem alguns problemas: alguns deles exigem um comprometimento mínimo de tempo para poder resgatar. Quer dizer, se o Alexandre quiser usar o dinheiro, ele não pode. Existem também diferentes impostos que serão cobrados se ele resgatar antes do prazo-alvo. Isso também é um impacto negativo na liquidez. 

Perceba portanto que neste cenário o melhor investimento de todos para o Alexandre foi em títulos do governo. A lição que tiramos aqui é que na hora de escolher entre diferentes possibilidades de investimento, é necessário avaliar qual é a rentabilidade esperada e também levar em consideração a quantidade de tempo e esforço para fazer a pesquisa e acompanhamento.

Também é necessário entender que alguns tipos de investimento oscilam muito. Veja por exemplo o caso de ações e de bitcoin. Examine os gráficos. Existem épocas em que o preço sobe bastante e também existem épocas em que o preço cai bastante. O problema de investir neste tipo de ativo é que caso você precise do dinheiro numa época de desvalorização, você pode perder muito.

2. Liquidez e riscos médios.

Alguns anos depois, o Alexandre acabou mudando de cidade. Realmente valeu a pena ter segurado o desejo de dar entrada em um financiamento na cidade natal dele pois agora ele tem planos diferentes. Ele está muito feliz com o investimento feito em títulos do governo. Isso proporcionou a ele a tranquilidade de continuar primariamente concentrado na carreira. Ele escolheu passar menos tempo navegando de bobeira nas mídias sociais, continuou investindo nele mesmo, lendo livros, fazendo cursos, representando a empresa dele em diferentes congressos e associações. Tudo isso resultou em novas promoções de trabalho.

Muita coisa aconteceu também na vida pessoal. Ele casou recentemente. O casal está morando de aluguel. Eles possuem o dinheiro suficiente para dar entrada no apartamento financiado mas acham que ainda está um pouco cedo para esta decisão. O aluguel foi escolhido por causa da mobilidade. Eles escolheram um local bastante prático e de tamanho pequeno. Tanto ele e a mulher trabalham e estão muito entusiasmados com os desafios profissionais e o reconhecimento que estão conquistando pelo trabalho honesto e esforçado. Eles passam pouco tempo dentro de casa. De noite eles gostam de sair para jantar com amigos e nos fins de semana e feriados costumam viajar. Por causa disso, entenderam que não faria sentido assumir um apartamento muito caro desnecessariamente. O baixo aluguel ajuda a continuar poupando e investindo.

Como o valor investido em títulos do governo já está de bom tamanho, agora o Alexandre quer diversificar mais. Usando o conhecimento que ele obteve na educação financeira, ele está agora também comprando boas ações, ouro e criptomoeda. Ele sabe que estas são modalidades mais arriscadas e que existem momentos em que o dinheiro investido vai diminuir quando o preço cai. Mas ele não tem preocupação pois ele não vai precisar do dinheiro tão cedo. Aliás, nos meses em que o preço cai, ele fica feliz pois assim que recebe o salário ele investe ainda mais. Quando o mercado está em pânico vendendo baratinho, ele compra com desconto.

Sabendo que o Alexandre tem boas economias, diferentes conhecidos e amigos chegaram a convida-lo para ser sócio de diferentes negócios. Ele também foi chamado por um grupo que queria comprar um grande terreno e transformar em uma galeria comercial para alugar espaço para lojas. Examinando os detalhes, a possibilidade de lucro era bastante interessante, com rendimentos muito superiores ao que estava sendo recebido com a cartela diversificada de títulos do governo, ações, ouro e bitcoin. Mas Alexandre entendeu que se entrasse neste os negócios, ele teria menos tempo para dedicar ao trabalho e, principalmente, teria menos tempo para curtir a vida junto com sua esposa. Por causa disso, apesar da possibilidade de grandes ganhos, ele recusou. Novamente, o melhor investimento para ele não era necessariamente o que pagava mais. O melhor investimento é aquele alinhado com as expectativas e contexto.

Ao longo dos próximos anos, Alexandre continuou sendo um investidor passivo. Ele apenas dedicava uma pequena quantidade de tempo para ficar monitorando rapidamente o que acontecia com seus diferentes investimentos. Ele não tinha interesse em ser um investidor ativo (trader) pois a cabeça dele continuava focada em duas áreas: a carreira profissional e a família. Ele foi convidado para ser diretor da empresa. A esposa engravidou. Agora entrava mais uma fase nova da vida.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

3. Casa própria e reserva de emergência.

Agora, o casal começou a procurar nos fins de semana por diferentes opções de apartamentos sendo vendidos. Com o bebê chegando, as necessidades do casal são diferentes.

Depois de encontrar, feita a negociação, deram uma entrada suficiente para quitar 60% do preço total do imóvel. Os outros 40% foram financiados com excelentes condições: a baixos juros e com parcelas pequenas que causavam pequeno impacto no orçamento mensal.

Pelos próximos meses, Alexandre sempre conferia como estava o preço dos seus ativos variáveis como as ações e criptoativos (aqueles ativos que sobem e descem dependendo do mercado). E nos momentos de alta, ele vendia com lucro e usava este dinheiro extra para acelerar a quitação da dívida do imóvel.

O principal cuidado nesta fase foi manter uma reserva de emergência bastante generosa. Teria sido possível na verdade fazer a quitação de 80% do imóvel, mas o casal achou que isso poderia ser um pouco arriscado pois envolveria usar todas as economias. Usar todo o dinheiro poderia ter exposto o casal a vulnerabilidades caso surgisse qualquer tipo de emergência. Ter a reserva de emergência foi importante para passar por diferentes momentos com tranquilidade e harmonia no relacionamento.

Durante este tempo de quitação do imóvel, apareceram diferentes oportunidades de investimento. Muitas delas com aparente risco baixo e com bom potencial de lucro. Alexandre recusou todas as oportunidades, pois para ele o mais importante continuava sendo finalizar o pagamento do imóvel.

4. Qual é a sua história?

Nós poderíamos apresentar outras versões desta história. Talvez um Alexandre mais agressivo nos empreendimentos próprios. Ou um trader interessado em ter rendimento acima do mercado. Poderíamos ver o que ele faria numa fase futura, depois dos filhos se formarem e sairem de casa. A história que contamos é apenas uma possibilidade. E foi uma história muito simples. A simplicidade é uma forma didática de explicar uma ideia, um princípio.

O que nós queremos aprender é que quando estamos procurando pelo melhor investimento, temos que entender em qual momento da vida nós estamos. Quais são as nossas expectativas. Que aprendizado nós ainda precisamos fazer antes de nos arriscarmos. Não existe investimento absolutamente melhor. Se existisse, todos investiriam na mesma coisa. O processo de educação financeira envolve auto conhecimento e é isso o que nós fazemos quando você visita o link aqui.

Quando falamos de auto conhecimento, importante saber o que sabemos, saber o que não sabemos e questionarmos aquilo que nós pensamos que sabemos mas que podemos estar errados. Esta é a base do pensamento crítico, racional, do ceticismo útil para alcançar nossos resultados desejados.

Você sabe investir em títulos do governo? Sabe investir em ações? Sabe investir em cripto moedas? Sabe identificar qual é o momento certo para entrar e sair de cada um destes investimentos? Sabe fazer a devida distribuição de cada um destes investimentos no seu portfólio? Sabe lidar com o risco de desvalorização da sua moeda, usando moedas estrangeiras como proteção?

Saber é uma coisa, fazer é outra.

Examine qual é a distribuição hoje dos investimentos economias que você tem. Veja o que você está realmente fazendo (e não apenas sabendo somente na teoria).

E com relação a imóveis, treinamento e educação, negócios? Percebe que a estes também são diferentes tipos de investimento com grande potencial de retorno? E a qualidade de vida e tranquilidade? Tudo isso deve ser pesado junto, avaliado de forma inteligente para termos escolhas conscientes. Exatamente isso que nós faremos juntos no nosso curso. Visite o link para continuarmos.