DINHEIRO: Se você é jovem, cuidado com estas 3 ideias

Oi! Seiiti Arata. Se você ainda é jovem, provavelmente existe muito ainda que pode amadurecer com relação ao seu relacionamento com o dinheiro. Aliás, a área financeira é onde muitos adultos mais tarde acabam com algum arrependimento no futuro… e surge a vontade de voltar no tempo para fazer algumas coisas diferentes. Por isso, aproveite este momento para refletir sobre qual é a maneira mais apropriada para você cuidar do seu dinheiro agora e no futuro. Aqui vão três ideias para refletir com cuidado:

1 – Eu não ligo para dinheiro e não preciso de dinheiro

Esse é um pensamento muito comum na época que somos jovens. Talvez você não ligue para o dinheiro agora, mas é possível que você precise cuidar dos seus filhos. 

E mesmo que você tenha decidido nunca ter filhos, você poderá ter que cuidar de seus pais. Esta é uma tendência que vem aumentando recentemente. Como os planos de aposentadoria estão fracassando ao redor de todo o mundo, a geração dos seus pais não está conseguindo dar conta de sobreviver por conta própria. Ou seja, vão depender de ajuda financeira extra. 

Se você não liga para dinheiro, talvez seja importante reconsiderar pois você provavelmente terá que ajudar sua família.

O nosso objetivo aqui não é assustar ninguém, é apenas informar para que a gente tenha informação atualizada para realizarmos escolhas conscientes. E infelizmente, as tendências na área de saúde pública apresentam péssimos indicadores. Na geração anterior, a maioria dos falecimentos acontecia com evento fulminante, como ataques cardíacos ou um câncer maligno que chegava rapidamente. 

Hoje, essas mortes rápidas diminuíram, com declínio de mais de 50% e em alguns casos até redução de 75% desses casos de morte repentina. O problema é que este indicador é acompanhado do crescimento das doenças crônicas, das situações de total dependência como o Alzheimer, a obesidade mórbida que vem acompanhada de diabetes tipo dois, que por sua vez traz falha nos rins, membros amputados, cegueira, uma dor crônica terrível que incapacita as pessoas, que não conseguem mais fazer as atividades básicas do dia a dia. 

Ou seja, você pode facilmente ser jovem sem dinheiro, que vai pra todo lugar a pé, viaja pegando carona, dorme no chão, come miojo, tudo é só alegria. Aliás, esse é o estilo de vida normal de um jovem, de um estudante, é viver sem luxo, viver a vida simples e curtir o que é de graça na vida. Porém, conforme nós ficamos velhos, já não dá mais para viver essa vida, nós precisamos de um plano de saúde, precisamos de um conforto maior pois estamos com nossos filhos, já temos uma expectativa diferente de conforto. E mesmo que a gente nunca tenha ambição financeira, precisamos ter um mínimo de preparo para dar apoio para nossa família.

E para que você depois não fique dependendo de ajuda dos seus próprios filhos, você terá que desenvolver o seu plano para cobrir a sua aposentadoria. 

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

2 – Eu não quero emprego, vou montar meu próprio negócio

Os jovens da atual geração em breve vão representar a maioria da força de trabalho. E o que a geração jovem valoriza hoje? Independência e liberdade. 

São pessoas que preferem ter o próprio negócio do que trabalhar em um emprego que não gosta. Esta tendência está aumentando. Parte do motivo é que a tecnologia traz novas possibilidades e praticidades para quem deseja ter um negócio próprio.

Porém eles não possuem dinheiro ainda. Então essas iniciativas acontecem com dinheiro emprestado. Ou com um empréstimo de banco ou de família. Isso se conecta com o ponto anterior: hoje é você quem está pegando dinheiro dos seus pais e daqui alguns anos será você quem terá que bancar as contas deles. 

O que você quer perceber é que hoje a economia está pior do que na época da geração anterior. Por isso é uma dificuldade abrir seu próprio negócio. Se você não quer ficar dependendo de algum investidor acreditar em você, então você vai abrir seu negócio com capital próprio, e para isso é necessário você primeiro aprender a trabalhar como funcionário e juntar e multiplicar seu dinheiro.

3 – O dinheiro muda as pessoas

Sabe quando você diz que o fulano começou a ganhar dinheiro e mudou? Na verdade, ele não mudou. O dinheiro está apenas revelando a pessoa que ele sempre foi. Antes, sem dinheiro, que ele não tinha a capacidade de fazer o que pensava, o que queria, o que tinha vontade. 

Desta maneira, o dinheiro dá liberdade e aumenta a capacidade da pessoa ser quem ela realmente era mas que não exibia para o mundo. 

Dinheiro é poder. Dinheiro é um amplificador. A pessoa que tem intenção de fazer coisas boas terá a capacidade de implementar iniciativas filantrópicas orientadas para o bem comum se tiver mais dinheiro. A pessoa que tem intenção de fazer malvadeza, causar dor, guerra, sofrimento, é uma pessoa que será muito perigosa se tiver dinheiro na mão. 

O dinheiro permite que você revele para o mundo quem você é, seu talento criativo, artístico, suas ideias, sua frustração, seu ódio. 

Liberdade financeira acontece quando você chega ao ponto de poder passar a vida toda sem se preocupar com dinheiro. Isso é possível quando você investe na sua educação para evitar erros e aumentar a quantidade de acertos.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

A indústria financeira muitas vezes pode fazer você se sentir incapaz de entender o jargão técnico, mas é relativamente simples. Imagine como seria sua vida se você não tivesse nenhum tipo de preocupação com relação ao dinheiro. Porém, aqui vai um detalhe importante:

Se você não tem interesse, não adianta ter as fontes de conhecimento. As ideias apresentadas neste vídeo de hoje são alguns dos vários limites emocionais que afastam as pessoas de sequer ter interesse em aprender mais. Por isso é que no nosso treinamento de enriquecimento financeiro nós vamos começar trabalhando os fatores emocionais que estão impedindo você de adquirir conhecimento e implementar ações que conduzem à independência financeira. Para começar agora, visite o link aqui.