Como investir dinheiro da forma certa

Oi! Seiiti Arata. Neste vídeo você vai aprender a maneira certa de investir o seu dinheiro. É uma estratégia vencedora. Não interessa se você tem pouco dinheiro pra investir o seu você tem muito dinheiro. Apenas esta única técnica de investimento pode fazer toda a diferença no seu futuro financeiro. Este video é bastante prático e antes de ensinar a técnica você primeiro precisa aprender algumas coisas básicas.

1. O que é investir de verdade?

A primeira coisa que nós precisamos é uma definição do que é investimento. Uma operação de investimento é aquela que, depois de uma análise profunda, promete segurança do principal e um retorno adequado. Se não houver análise profunda, se não houver segurança do principal e se não houver retorno adequado, não é investimento. É especulação.

Esta definição não é minha. É de Benjamin Graham, autor do livro O Investidor Inteligente.

Quando você continuar assistindo este vídeo, você vai aprender três coisas. (i) Como minimizar a probabilidade de ter prejuízos, (ii) como maximizar as chances de ter ganhos sustentáveis e (iii) como controlar o comportamento auto destrutivo que prejudica a maior parte das pessoas.

Existe muita coisa que pode ser dita a respeito de investimentos. Este aqui é um vídeo rápido para que você possa entender a parte mais importante de todas. Por causa disso, não vou ficar falando de termos técnicos ou de pequenos detalhes que não fazem diferença real no seu futuro. Também não vou apresentar os cálculos detalhados, só o princípio geral.

2. Você precisa de uma estratégia consistente.

Perceba que para investir sempre haverá o momento em que você entra com dinheiro em um certo investimento. E tem o momento que você sai e pega o dinheiro de volta, de preferência com o retorno adequado. Você sai quando você vende. E você pode vender ou para comprar outros produtos financeiros… ou pode simplesmente usar o dinheiro para realizar algum sonho, para pagar despesas da sua vida. Entende que sempre você terá um momento de compra e de venda?

Então, o que vai fazer a grande diferença é ter uma estratégia consistente que ajude você a comprar barato e vender caro. É assim que você consegue prosperidade nos seus investimentos. Isso não quer dizer que você precisa realizar muitas operações. Não é necessário que você fique comprando e vendendo com alta frequência todo dia. Aliás, por causa de custos que diminuem a sua rentabilidade, como as taxas e impostos, você vai descobrir que muitas vezes o ideal é fazer a menor quantidade possível de operações.

Se a resposta não está necessariamente na frequencia de operações de compra e venda, mas sim em colocar dinheiro quando está barato e em retirar quando está valorizado, como é que você monta a sua estratégia? Qual é a maneira que garante que você vai comprar barato e vender caro?

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

3. Entenda qual é o seu perfil de investidor.

Você precisa começar sabendo qual é o seu perfil, quais são as suas capacidades, qual é a sua tolerância ao risco, quanto de tempo você deseja dedicar para fazer investimentos e para aprender. Precisa saber quais são seus planos levando em conta a sua idade. Precisa também saber qual é a probabilidade de que você mude os seus planos ao longo dos próximos anos.

Por causa disso, o nosso treinamento de enriquecimento financeiro tem ênfase em atividades interativas que você vai realizar junto comigo para o seu autoconhecimento. Você pode visitar o link agora para dar início.

Depois que você entende qual é o seu perfil, é possível criar a sua estratégia inteligente.

4. Crie sua estratégia ideal.

Com base na informação do seu perfil, você vai fazer uma distribuição entre diferentes classes de investimentos. Esta é a sua estratégia ideal. Preste muita atenção na palavra ideal. Isto significa que é uma ideia. É uma referência, é um objetivo. É uma bússola para te orientar. Não significa que a sua distribuição estará sempre perfeita conforme o ideal. Isso nem é possível.

5. O mercado sobe e desce.

Imagine que para o seu perfil, a estratégia ideal é distribuir seus investimentos colocando dez porcento em ações e noventa por cento em títulos de dívida do governo.

(Esta é a parte que eu prometi que não faria cálculos muito detalhados. Vamos manter a visão geral para que você entenda o princípio).

Então se hoje você consegue fazer os investimentos de maneira próxima da estratégia ideal, você vai perceber que amanhã já não estará mais ideal.

Pois as ações podem ter subido ou caído. Por causa disso, elas já não estarão mais valendo aqueles dez porcento.

Se tiver caído muito, agora você pode ter uma distribuição de 5% em ações e 95% em títulos do governo. Imagine agora a situação oposta: talvez as ações que você comprou são de empresas que tiveram um excelente desempenho e ótimas novidades e agora acabaram se valorizando. A sua distribuição acabou ficando com 20% de ações que 80% de títulos.

Entendeu que o mercado sobe e desce e afeta a sua composição de investimentos? A mudança aconteceu sem você ter feito nada a respeito: mesmo não tendo comprado nem vendido nada, o mercado desceu ou subiu e portanto a composição da sua cartela de investimentos mudou. AQUI ESTÁ O SEGREDO PARA VOCÊ INVESTIR COM SUCESSO.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

6. Continue cuidando dos seus investimentos usando a estratégia ideal.

Lembra que você montou a estratégia ideal? Vamos continuar seguindo com o exemplo da proporção ideal de 90% de títulos do governo e 10% de ações.

Imagine que por causa da valorização das suas ações você está neste momento com 80% do seu dinheiro em títulos do governo e 20% em ações. O que é que você vai fazer no mês seguinte quando você receber o seu salário e tiver mais dinheiro disponível para investir? Você vai comprar mais títulos do governo. Pois esta é a escolha que vai aproximar você da sua estratégia ideal. Quando você coloca mais dinheiro em títulos do governo, você está retornando a proporção que foi definida de 90-10.

Importante: 90/10 é apenas um exemplo. Poderia ser 50% em títulos do governo e 50% em ações. Se você tem muito dinheiro, então você poderia ter um leque ainda maior: poderia ser 30% em ações brasileiras, 20% em ações americanas, 10% em títulos do governo, 10% em títulos de dívida corporativa, 10% em imóveis, 10% em ouro e prata, 5% em bitcoin e 5% em arte. Ou qualquer outro número baseado na descoberta que você faz depois de avaliar o seu perfil. O importante é você sempre fazer suas escolhas sendo coerente com a estratégia ideal.

No caso atual, quando você colocou dinheiro a mais em títulos do governo, você evitou comprar mais ações a um preço alto.

Imagine que você continuou com esta estratégia durante vários meses. E por causa de um imprevisto, você ficou alguns meses sem fazer novos aportes nos seus investimentos. Você andou tão ocupado que nem mesmo tem acompanhado o investimento. Além disso, para resolver de vez aquele imprevisto, você precisa agora resgatar uma parte do investimento (neste exemplo você até pode imaginar que você tem reserva de emergência, que foi usada e que mesmo assim precisa de pegar um pouco destes investimentos).

Então você consulta quanto que você tem disponível e percebe que tem 30% em ações e 70% em títulos do governo. Neste caso, o que é que você vai vender? Acertou se você escolher vender as ações. Elas se valorizaram e portanto quando você as vende, você está vendendo caro.  O princípio é muito simples e funciona.

Esta estratégia ajuda a vencer o nosso comportamento auto destrutivo de pânico em época de crise e de ganância em época de prosperidade. Monte sua estratégia ideal e então escolha sempre comprar e vender da forma explicada. Use os valores ideais de referência para decidir onde aplicar novos recursos entre as diferentes opções da sua cartela de investimentos. Sempre use o ideal como referência e decida de modo a se aproximar do ideal. Simples.

Eu sei que essa explicação vai um pouco contra a nossa intuição. Muitas pessoas podem achar que ao fazer isso estão vendendo os investimentos vencedores e estão mantendo os investimentos perdedores. Porém, quando você examina os números, você percebe que você está exatamente comprando barato e vendendo caro.

Este vídeo foi propositalmente simplificado para que você entenda o princípio fundamental. Para quem deseja aprofundar eu convido para nosso treinamento em finanças.

Existem diferentes detalhes técnicos que podem ser aprofundados, como por exemplo a importância de diversificar dentro de cada classe de ativos. Dentro dos diferentes títulos de governo, quais são os que você vai comprar? Dentro das diferentes ações, quais são as que você vai escolher? Como é que você vai evitar taxas e tributos que diminuem a sua rentabilidade? Como adaptar a estratégia ideal conforme o seu plano vai mudando? Em diferentes épocas da vida, você terá diferentes preferências e diferentes graus de tolerância ao risco.

Também não mencionamos nomenclatura técnica aqui, como diversificação, balanceamento, alocação de ativos, ETF, análise técnica, análise fundamental nem fizemos simulações. A mensagem principal é que você deve conhecer qual é seu perfil, saber quais são seus planos, quais são suas capacidades, montar a estratégia ideal e usar essa estratégia para comprar barato e vender caro. Simples assim. Qualquer pessoa consegue implementar. Eu quero ajudar você a aperfeiçoar e continuar melhorando – visite e nós continuaremos por lá.