COMO GANHAR MUITO DINHEIRO SEM FAZER ESFORÇO

Oi! Seiiti Arata. Como ganhar muito dinheiro sem fazer esforço?

Um caminho fácil seria fazer alguma simpatia, apelar para alguma solução mágica, mística, dos unicórnios e duendes encantados… e isso não é racional. 

Outro caminho fácil seria entrar para algum esquema de ganhar dinheiro rápido, e esses esquemas geralmente seguem o formato de pirâmide ou de bolha, que não são sustentáveis. Pode até dar certo para as primeiras pessoas, mas uma hora a pirâmide desmorona, a bolha estoura. Isso não é garantido. 

Então para ganhar muito dinheiro sem fazer esforço, o que você deseja é de uma resposta racional e garantida. Por isso primeiro precisamos de uma definição.

O que é fazer esforço?

Esforço é palavra que em latim significa mostrar a força, ex = fora e fortis = forte. É você suar a camisa, é nadar contra a correnteza. É quando você pede salada quando na verdade queria pedir uma pizza. É quando você levanta de mau humor porque você queria continuar dormindo. Esforço é assistir a aula chata quando você queria ficar vendo vídeo engraçado no YouTube. 

Isso é Esforço: é quando você faz força pois existe RESISTÊNCIA. Se as coisas não estão fluindo naturalmente, automaticamente, inevitavelmente, você está fazendo esforço.

E vamos ser sinceros: ninguém gosta de fazer Esforço. 

Portanto, para você ganhar dinheiro sem fazer Esforço, você precisa entender onde é que existe resistência, onde as coisas não estão acontecendo naturalmente. Anote esta ideia pois nós vamos usar este importante conceito para amarrar o vídeo e explicar como ganhar muito dinheiro sem fazer Esforço.

Você está ganhando muito dinheiro?

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Continuando nosso raciocínio lógico para ganhar muito dinheiro sem fazer Esforço, agora vamos avaliar quanto de dinheiro você está ganhando. E daí sinceramente fazer a pergunta: essa quantidade que você ganha… é MUITO DINHEIRO? Ou é normal, não tem nada de mais? 

Ou é pouco?

A minha suspeita é que hoje você ganha pouco. Você ganha muito menos do que você poderia ganhar, do que você deveria ganhar. E para explicar este raciocínio nós temos que entender um pouco de história e economia.

Se você tem entre vinte a quarenta anos, então você deveria estar vivendo os melhores anos da sua vida. Pois de acordo com os indicadores históricos recentes, essa é a fase da vida em que você normalmente deveria estar com a maior aceleração na sua vida profissional, ter uma boa formação, já casar, constituir família, adquirir um carro bom, a casa própria.

O normal até pouco tempo era ter prosperidade contínua

Quando você olha para a vida do seu bisavô, sua bisavó, provavelmente era uma vida muito simples, faltando o básico do dia a dia, morando em um lugar humilde, sem estudo. Procure pelas fotos antigas de família. Provavelmente nem foto existe, porque era um luxo tirar fotografia naquela época.

Daí veio a geração do seu avô, da sua avó. Provavelmente aconteceu uma melhoria na qualidade de vida, morando em um lugar melhor, quem sabe completando estudos, mas mesmo assim uma vida simples. Uma vida modesta. 

E então tem a geração dos seus pais. Que é quando aconteceu um grande progresso, novamente, com mais estudo, morando em um lugar melhor, com um salário melhor comparado com a geração anterior dos seus avós.

O normal portanto é que você, representante da sua geração, também continuasse na curva crescente de progresso, vivendo melhor do que os seus pais, certo? Errado. 

Primeira vez na nossa história recente a curva de prosperidade crescente acabou quebrando. 

Tem pessoas na nossa geração vivendo pior que os pais, com menos dinheiro, com pior emprego, com menos benefícios. Sem perspectiva.

O mundo mudou. Preste atenção!

Na geração dos seus pais o mundo era mais simples, a economia estava crescendo, o país estava desesperado por profissionais qualificados. Então existia um caminho simples: 

O caminho para prosperidade era você estudar, ir para a faculdade, conseguir um bom emprego pra trabalhar e ser promovido, comprar a casa própria, ter filhos, ter aposentadoria integral. Era garantido: você se formava na faculdade e já tinha várias empresas fazendo fila para te oferecer emprego. Básico.

Esse modelo básico não existe mais. O mundo mudou. Essa é uma ideia desatualizada. É a descrição de uma realidade da geração anterior. 

Se você tentar seguir esse caminho básico hoje, você vai precisar… se ESFORÇAR. Você está indo contra a correnteza, pois hoje se formar na faculdade não é garantia de nada.

Por isso é que a geração atual infelizmente é representada pelos nem-nem: nem trabalha, nem estuda. E não é por preguiça não, é por causa do Esforço, da resistência, do caminho que não é natural: não existem benefícios visíveis, não tem vantagem, só tem Esforço.

Se o jovem trabalha, é em um emprego que está muito abaixo das expectativas. Parece que não vale a pena, é uma exploração. E se estuda, é um tipo de estudo que não consegue garantir uma prosperidade financeira quando receber o diploma. Parece uma perda de tempo (e de dinheiro, porque o estudo não é de graça e consome tempo).

Quando o mundo se transforma, você precisa se transformar.

Tivemos várias crises econômicas em um curto espaço de tempo. E para cada crise econômica, os governos fazem mudanças e ajustes. Mais impostos, aposentadoria menor, menos benefícios sociais, Estado precário: se você quer educação de qualidade, tem que pagar pelo ensino particular. Quer hospital? Tem que pagar plano de saúde particular. Quer segurança? Precisa de mudar para um bairro diferenciado, condomínio fechado, carro blindado. O governo diminui aquilo que oferece para sobreviver. O governo sabe se transformar.

As empresas também fazem mudanças para sobreviver. Você tem que fazer o trabalho de duas, três pessoas. Tem que chegar cedo, ficar até tarde. Tem que ficar sempre com celular ligado, tem que conferir seu email no fim de semana. Precisa de mestrado, doutorado, MBA, especialização no exterior, falar idiomas estrangeiros, tem que sacrificar a sua vida pessoal para poder trabalhar mais e assim aumentar o lucro da empresa. Tem que aceitar salários achatados pois se você não topar tem outra pessoa que topa. Não tem mais emprego com carteira assinada. Você tem que abrir sua própria PJ e prestar serviços. Seu ganho é variável, não é mais garantido. As empresas enxugam para sobreviver. A empresa sabe se transformar.

E você? Você sabe se transformar? Transformar é mudar de forma, mudar o comportamento. 

Ou será que você continua vivendo de acordo com o modelo de mundo de uma geração atrás? Achando que a solução para ganhar dinheiro é fazer o básico, ir para a faculdade, tirar nota boa, pegar diploma, arrumar emprego onde haverá um plano de carreira para ser promovido automaticamente com o passar dos anos, constituir família, comprar sua casa própria e aposentar e descansar o resto da vida sem ter que trabalhar, com dinheiro pingando todo mês pra você ter uma vida sossegada? Por favor. Esse modelo de mundo não existe mais. Se você acredita nisso, então está na hora de você se transformar. Se você quer sobreviver…

Na natureza, as espécies estão em constante busca de sobrevivência e prosperidade. E não é a espécie mais forte que sobrevive. Não é a espécie mais rápida que sobrevive. Não é nem mesmo a mais inteligente que sobrevive. Quem sobrevive é quem tem a melhor capacidade de se transformar para lidar com as mudanças.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Que tipo de transformação é necessária?

A primeira coisa que você precisa é de ter clareza sobre o que você quer fazer da vida. Qual é o seu Objetivo Profissional? Pode ser que você queira muito seguir uma certa profissão, uma certa carreira tradicional, numa empresa já estabelecida. Tudo bem, é possível.

Talvez você queira ser um profissional independente, freelancer, ter seus próprios clientes, fazendo o que você gosta, na hora que você quer, nos seus próprios termos, sem ter um patrão opinando no seu trabalho. Também é possível. Com a Internet você pode prestar serviços para gente do planeta inteiro.

Talvez você queira ser funcionário público e contribuir para que o governo seja melhor, atenda melhor a população. Também é possível.

Ou você pode querer ter um negócio próprio, encontrando uma maneira de oferecer produtos ou serviços tendo lucro e com escala de crescimento. Também é possível.

Seja lá o que for, primeiro tenha essa clareza do Objetivo Profissional. Sem a clareza, você vai acabar tendo que fazer Esforço para ganhar dinheiro: É o caso de quem tem um emprego que não gosta e fica sonhando em abrir negócio próprio. É o caso de quem está fazendo mestrado em robótica e tentando estudar pra concurso de fiscal. Se você tenta seguir caminhos conflitantes, seu potencial será desperdiçado e você vai se esforçar. Esforçar é colocar força demais para ter resultado de menos.

E daí quando você tiver plena certeza sobre o que é que você deseja fazer, daí é hora do que?De fazer o que precisa ser feito… melhor do que todo mundo.

Quer trabalhar no setor privado? Veja maneiras de ganhar experiência para você fazer melhor, mais rápido, produzir mais quantidade. Procure pelos livros e pelos treinamentos que ampliam o valor do que você entrega. Seja voluntário para ganhar conhecimento, fazer contatos.

Quer ser funcionário público? Dedique seu foco absoluto no preparo para o concurso estudando corretamente. Procure por técnicas para você aprender mais rápido. Faça o que tem que ser feito para você se concentrar mais.

Quer ser empreendedor? Estude os diferentes modelos de negócio. Aprenda a colocar a mão na massa controlando os seus riscos. Tem dois grandes motivos para os empreendedores fracassarem: um é não fazer nada. Então você tem que colocar a mão na massa, tem que saber executar, tem que fazer, e fazer muito. E aprender com o que você faz, aumentando seus acertos, diminuindo seus erros. O outro grande erro é arriscar demais de modo que se você estiver errado acabar quebrando. 

Mas no título do vídeo você prometeu maneiras de ganhar muito dinheiro sem se esforçar!

Aqui está o segredo. Por que nós iniciamos o vídeo fazendo a definição de Esforço? Esforço é onde existe resistência. É gastar muitos recursos para ter pouco resultado.

Quando você realmente sabe o que você quer fazer da vida, cada ação que você realiza será acumulada. A cada metro que um nadador profissional avança na piscina, ele se torna melhor. 

A cada página que um estudante lê, ele fica melhor preparado. Para cada proposta que um empreendedor apresenta, ele se torna mais eficiente. 

Em qualquer área da vida, você pode chegar ao ponto de ter resultados extraordinários sem fazer Esforço. É possível. E para isso, você tem que pagar o preço. Tem que investir em você. Você precisa fazer todo o preparo necessário. Veja por exemplo o link para você entender do que eu estou falando. É um artista que faz uns desenhos impressionantes sem Esforço aparente. E ele com certeza treinou muito, ele dedicou foco, persistência, aprendeu com diferentes pessoas. 

E dinheiro? Como ganhar dinheiro sem Esforço? Primeiro você vai começar a ganhar bastante através do seu Objetivo Profissional (carreira privada, prestar serviço independente, carreira pública, empreendedorismo ou qualquer outra iniciativa).

Fazendo isso bem feito, você terá um valor significativo que pode investir. Então você terá duas fontes de receita: o seu trabalho principal e os seus investimentos. Se você cuidar direitinho dos investimentos, a cada dia que passa você seu dinheiro aumentando de forma exponencial.

É isso o que você quer para chegar ao ponto do sucesso sem Esforço. Você quer ficar tão bom que você colhe enormes resultados sem fazer força. É quando você de verdade quer pedir a salada em vez da pizza, quando você acorda cedo porque você quer, porque o seu trabalho, o seu estudo te trazem uma realização, te tornam uma versão melhor de você mesmo. Porque você está crescendo, está melhorando e está colhendo resultados cada vez melhores. Esse caminho aparentemente difícil vai se revelar ser o caminho mais fácil para você ter resultados.

 Se você procurar pelo caminho de moleza agora, depois você vai sofrer muito pois não construiu suas bases, não investiu em você, não cresceu, não se tornou um profissional excepcionalmente bom. 

O mundo mudou e não é culpa sua, mas é sua responsabilidade se transformar.

O mundo mudou independentemente da sua vontade. Independentemente do que você fez ou deixou de fazer. Pode ser que você tinha planos que agora não vão mais dar certo por causa dessas mudanças. O mundo é assim, ele transforma. Essas mudanças aconteceram fora da sua área de controle. 

Porém é sua responsabilidade se adaptar para a nova realidade. Você não consegue impedir as mudanças que estão fora do seu controle. Mas você tem a capacidade de se transformar para poder sobreviver e prosperar. 

Agora você tem duas escolhas: o caminho fácil e o caminho difícil. Eu te garanto que o caminho difícil será com o passar do tempo o que vai te trazer a vida fácil. E se você escolher o caminho fácil, você terá uma vida difícil. 


Se você quer se dedicar com seriedade no seu projeto de enriquecimento financeiro eu faço um convite para você visitar.