Como ficar rico aumentando sua clareza

Oi! Seiiti Arata. Você sabia que, em apenas um mês, as pessoas gastam cerca de um bilhão na loteria? Ao mesmo tempo, leva um semestre inteiro para se gastar essa mesma quantidade de dinheiro em livros.

Pense nisso: gastar seis vezes mais na loteria do que em livros.

Antes de nós ficarmos indignados com relação às outras pessoas, vamos primeiro examinar o que é que nós podemos fazer a respeito. Vamos ver como ter clareza sobre as suas finanças é essencial para saber como ficar rico.

A maior parte de nós não tem a menor ideia de quanto dinheiro especificamente gastou no ano passado, seja na loteria ou em livros ou outra categoria. E o motivo é que a maioria das pessoas não faz o controle financeiro, não tem um orçamento pessoal. E o controle financeiro com clareza é a peça mais básica e fundamental para qualquer um que queira descobrir como ficar rico.

Quase todo mundo diz que quer saber como juntar dinheiro, que deseja ter independência financeira, que quer ficar rico mesmo. Mas são raras as pessoas que dedicam o esforço necessário em realizar esse desejo. Quase ninguém dá o primeiro passo para isso, que é fazer um controle financeiro sério. Sabe por quê? Por medo da verdade.

Quer saber como ficar rico? Então não fuja da verdade

Para ficar rico, basicamente você precisa gastar menos do que ganha e investir a diferença com sabedoria. É provável que você saiba quanto ganha, mas talvez não tenha tanta clareza de quanto gasta.

E essa falta de clareza é um dos motivos pelo qual as pessoas não conseguem saber como economizar dinheiro.

Se eu perguntar quanto você gastou exatamente em comida, em livros ou em roupas no mês passado, você saberia me dizer? Incluindo os centavos? E se eu pedir para você me contar quanto dinheiro gastou em educação, transporte ou energia elétrica no ano passado?

A única maneira de ter esses dados é criando o hábito de anotar tudo o que você gasta. Eu sei que essa é uma atividade desconfortável. Mas hoje em dia, com cartões de débito e aplicativos para celular, a coisa ficou muito mais fácil.

Pense assim. Antes para fazer esse tipo de controle você tinha que andar com um caderninho para anotar cada gasto em dinheiro na padaria, no shopping ou no supermercado. Depois tinha que manualmente consolidar essa anotações e fazer as somas. É isso o que você provavelmente ouviu do guru de finanças que antigamente aparecia na televisão dando dicas para a população.

Clareza é a peça fundamental para descobrir como ficar rico. (118) - Seiiti Arata, Arata Academy

Mesmo há poucos anos, com a chegada dos computadores pessoais, você ainda tinha que passar esses dados para uma planilha para fazer a consolidação.

Hoje em dia você não precisa fazer nada disso. Tudo o que precisa fazer é instalar um aplicativo no seu celular. Se você costuma fazer todos os seus gastos no cartão de débito, nem precisa anotar no aplicativo a cada vez que fizer uma compra. Basta uma vez por semana pegar o seu extrato, abrir o aplicativo e anotar tudo de uma vez. Alguns até já se integram com a conta do seu banco para fazer isso automaticamente.

Em outras palavras, a peça mais fundamental para saber como ficar rico está mais fácil do que nunca. E com ela você pode facilmente descobrir se é o tipo de pessoa que gasta mais com loteria do que com livros ou outra categoria. Essa clareza mostra se você sabe de verdade como economizar dinheiro e como gastar nas áreas que ajudam no seu crescimento.

Por favor entenda que não estou aqui fazendo qualquer tipo de julgamento. Caso você conscientemente decida que para sua vida é melhor você gastar dinheiro com loteria, a escolha é sua. E você também será responsável plenamente pelos resultados da sua escolha. 

O que quero dizer é que, tendo clareza para onde vai o seu dinheiro, você vai confrontar a verdade. A verdade é uma luz, uma luz brilhante que serve de antisséptico contra o mofo da ignorância. A verdade me ajuda a parar de colocar a culpa dos meus resultados em fatores externos. A verdade me ajuda a assumir responsabilidade. Talvez por isso tanta gente relute em fazer esse tipo de controle financeiro, pois a verdade pode ser desconfortável.

Uma vez que você tem a coragem de assumir essa responsabilidade e cria o hábito de anotar o que gasta, pode passar para o segundo passo da jornada sobre como ficar rico.

Relembrando, basicamente tudo o que você precisa fazer é gastar menos do que ganha e investir a diferença com sabedoria. Agora você já sabe quanto gasta, então vamos ver o quanto ganha.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Quanto você já ganhou no total ao longo de toda sua vida?

Olhe para o seu trabalho atual e para a renda mensal que você recebe. Vou te fazer agora uma pergunta. Você está vendo possibilidades de aumentar os seus ganhos ao longo dos próximos meses de modo a se aproximar da independência financeira? Caso a resposta seja negativa, quais mudanças você precisa fazer?

Faça um experimento. Veja quanto você já ganhou de dinheiro durante toda a sua vida, aproximadamente. Desde o primeiro dinheiro que ganhou dos seus pais, ou de um estágio, ou do seu primeiro salário até o seu rendimento no mês passado. 

Você pode ter uma ideia aproximada disso vendo o extrato das suas declarações anuais de Imposto de Renda ou até mesmo calculando de forma arredondada. Aqui não queremos um número exato, mas uma ordem de grandeza. 

Vamos supor que no seu cálculo você já ganhou cerca de 1 milhão ao longo da sua vida inteira. 

Agora, abra o extrato da sua conta bancária. Veja quanto que você tem guardado hoje na conta corrente e nos seus investimentos. Caso você já tenha ganhado mais de 1 milhão na sua vida toda e hoje suas reservas não chegam a 1 mil, o que isso diz a respeito da sua habilidade de juntar dinheiro? Eu digo a palavra “habilidade”  pois é exatamente isso, uma habilidade que você pode aprender e aperfeiçoar.

Esse é um primeiro passo de aproximação da verdade e de como ficar rico aumentando sua clareza. É para você ter uma noção de quanto já ganhou no passado. Agora vamos ver o presente.

Qual é o seu verdadeiro salário líquido por hora?

Vamos confrontar a verdade mais uma vez? Se você tem um emprego, provavelmente sabe na ponta da língua qual é o seu salário mensal, certo?

O problema é que esse salário não é totalmente seu. Parte dele é utilizado para pagar impostos e outra parte é para pagar os custos do seu próprio trabalho.

Vamos, então, calcular quanto você ganha de verdade a cada mês, o seu salário líquido.

Primeiro tire o que você gasta com Imposto de Renda e outras taxas. Depois vá subtraindo tudo o que você gasta de dinheiro para poder estar disponível para trabalhar: custos com transporte, vestuário, alimentação fora de casa etc.

Alguns custos são óbvios, outros não. Por exemplo, se você usa maquiagem para trabalhar, esse é um gasto que possivelmente você não teria caso você tivesse a preferência ou a possibilidade de trabalhar em casa sem precisar fazer aquela maquiagem. Se usa carro, precisa incluir no cálculo gastos com depreciação, seguro, estacionamento, manutenção, gasolina e multas. Se usa roupas de carreira executiva que não usaria no seu dia-a-dia caso trabalhasse em home-office, esse também é um custo associado.

Calculou? Depois de tirar absolutamente todos os gastos que você teve para poder estar minimamente qualificado para poder ir trabalhar, agora sim você tem o seu verdadeiro salário líquido. 

Agora vamos dar um passo a mais. Veja quantas horas da sua vida o seu trabalho consome. Aqui eu não estou falando apenas da sua jornada de trabalho, mas também a quantidade de horas que você gasta para se arrumar, se deslocar, as horas extras no local de trabalho, o tempo que dedica em casa fora do horário oficial de trabalho respondendo emails, fazendo telefonemas para resolver problemas e também o horário da sua vida pessoal que você gasta fazendo networking e treinamentos para se aperfeiçoar.

Com esses dados você está continuando a trazer mais verdade e clareza para suas finanças pessoais. E deve ter uma boa noção de quantas horas do seu dia são dedicadas ao trabalho. Agora divida o salário líquido que você acabou de calcular por essa quantidade de horas. Pronto: agora sim você sabe exatamente quanto ganha por hora, de verdade.

Será que esses ganhos são compatíveis com os seus gastos?

Qual a diferença entre os milhares ou milhões de reais que você já ganhou durante a sua vida e os que existem hoje na sua conta corrente? (118) - Seiiti Arata, Arata Academy

Compare seus gastos com o seu verdadeiro salário líquido por hora

Para realizar escolhas mais conscientes de consumo você precisa saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta.

Imagine que depois de todo o cálculo você percebeu que ganha cinco reais por hora. Agora imagine que você está na rua em um dia quente e pensa em comprar um refresco por cinco reais. Será que vale a pena você trocar uma hora da sua vida por esse refresco?

Se alguém te convidar para uma festa e o ingresso custa trinta reais, será que vale a pena você trocar seis horas de trabalho só para poder pisar dentro da festa? 

Não existem respostas certas ou erradas para essas perguntas. Mas agora que você se aproximou da verdade e tem clareza sobre seus ganhos e sobre os seus gastos, pode tomar decisões de nível muito superior. Percebe como é muito mais difícil ter boas decisões e tentar descobrir como ficar rico sem ter esse tipo de clareza?

O que é decisão consciente? Você pode decidir que sim, vale a pena trocar tantas horas da sua vida por tal bem de consumo. Ou agora que tem mais clareza sobre suas finanças, pode decidir que não vale.

O objetivo dessa nossa conversa não é ficar dando palpite sobre como você deve gastar o seu dinheiro. Essa é uma decisão exclusivamente sua, que depende dos seus valores pessoais e do seu estilo de vida. 

O exercício que fizemos aqui foi apenas para você ter mais clareza sobre para onde está indo o seu dinheiro. Só com essa clareza você conseguirá equilibrar a balança entre o que ganha e o que gasta, aumentando a diferença para depois conseguir investir no futuro e acumular riqueza rumo à independência financeira.

A Classe Alta Seiiti Arata, Arata Academy

Tenha clareza sobre como ficar rico

É muito comum ficarmos reclamando sobre falta de dinheiro. Todo mundo gostaria de ganhar mais, porém poucas pessoas sabem dizer com clareza quanto gostariam de ganhar a mais e por quê. 

Este é um grande problema para desenvolvermos bons planos e executar estratégias inteligentes. Se eu não tenho menor ideia de quanto quero ter de dinheiro, é óbvio que eu vou ter dificuldades de fazer boas escolhas e de ter planos realistas.

Agora eu vou pedir para você fazer um último exercício, bem rápido e simples. Eu quero que você responda por escrito a resposta para as seguintes perguntas:

O que é a realização financeira para mim? Quanto de dinheiro eu quero ter investido? Quanto de dinheiro eu quero ganhar mensalmente para poder proporcionar uma vida de qualidade para mim e para minha família? 

Você não tem dinheiro por falta de clareza. (118) - Seiiti Arata, Arata Academy

Anote o valor exato das suas respostas. Quanto você quer ter guardado e quanto que você quer receber a cada mês. Fazendo isso você já estará na frente da maior parte das pessoas que não tem a menor clareza a respeito das próprias finanças.

E, para você que tem interesse em dar um passo além e ganhar ainda mais clareza sobre como ficar rico, eu convido você a visitar para continuarmos este nosso importante trabalho.