Oi! Seiiti Arata. Se você tem algum hábito que deseja mudar, substituir, criar ou eliminar, você sabe que pode ser difícil. Mas não é impossível. E você provavelmente também sabe quais são os grandes benefícios por trás dessa atitude.
Vamos fazer um exercício de visualização? Fecha os seus olhos enquanto você continua ouvindo o vídeo. Imagine agora a imagem de uma estátua romana de mármore. Perceba todos os detalhes do rosto. Veja a corrosão da pedra pelo passar do tempo. Imagine que você está tocando a estátua. Sinta a textura e a temperatura da estátua. Continue com os olhos fechados. Agora faça essa imagem desaparecer diante de você.
Provavelmente, você vai ter uma grande dificuldade, e a estátua continua na sua frente. Repare que mesmo fazendo muita força, a estátua continua diante de você.
Continue com os olhos fechados. Agora imagine um cavalo negro correndo no meio do deserto. Perceba a temperatura do ambiente. Escute o barulho que o cavalo faz. Escute o vento… Agora eu te faço uma pergunta: pra onde foi parar a estátua? A estátua desapareceu da sua consciência quando você passou a dedicar o seu foco de atenção imaginando a imagem do cavalo.
Esse é o efeito que nós vamos realizar para mudar os nossos hábitos. Em vez de fazer força para que o hábito indesejado desapareça, vamos substituir com um outro tipo de hábito que seja mais positivo para nós.
1. Esclarecimento sobre o que queremos
Antes de tudo, eu quero te parabenizar por estar vendo esse vídeo. Pois agora existe a vontade em mudar os hábitos. Vontade: Esse é o primeiro passo de todos. Esclarecer qual é a sua intenção. Você conseguiu sair daquele momento de falta de consciência. Você estava realizando o hábito sem nem mesmo se dar conta dos problemas que ele acarreta.
Nesse momento você tem outra visão. Você sabe que sua vida pode ser melhor mudando esse hábito. Você agora consegue perceber qual será o impacto positivo que você terá mudando o hábito. Caso isso ainda não esteja claro o suficiente, dedique alguns minutos pensando nas consequências de mudar este hábito. Esse é o primeiro passo. E é muito importante que você faça isso para continuarmos.
Se você quiser dar um passo a mais, pegue o seu caderno que você usa para assistir aos nossos vídeos. Pegue também uma caneta e escreva: preciso mudar este hábito porque… E aí você completa.
Responda com clareza qual é o hábito que você deseja mudar. Também escreva o motivo por trás dessa intenção. Com essa atitude, você vai entrar num modo mental mais ativo. Isso vai aumentar seu nível de consciência.
2. Veja o vídeo detalhado sobre como mudar hábitos
Visite o link para ver a explicação detalhada. Você também pode baixar um ebook gratuito nesse link. Como o conteúdo é bem extenso, eu vou fazer um resumo rápido aqui pra você:
Qualquer hábito possui três componentes. O gatilho, a ação e a recompensa. O gatilho é aquilo que dá início a todo o processo do hábito. Pode ser algum tipo de som, alguma imagem, um cheiro, algum sentimento… Qualquer coisa que te coloca num modo mental para realizar aquela ação. A ação é aquilo que você deseja mudar. É a ação que você faz repetidamente. É ela que faz com que o hábito continue em sua vida.
E também é muito importante entender qual é a recompensa. Por que é que você está fazendo aquela ação depois de perceber o gatilho? Qual é a motivação? Qual é o benefício que você está buscando?
Por exemplo, uma pessoa que rói unhas. Vamos supor que o gatilho inicial é o nervosismo. O ato de roer as unhas proporciona a recompensa de um alívio rápido daquele estresse inicial. Mas como nós sabemos, está causando um problema de longo prazo.
Entendendo a natureza desse triângulo do hábito, você pode usar seu esclarecimento para criar uma modalidade melhor de hábito. Você pode incentivar outras maneiras de lidar com aquele estresse. Você pode, por exemplo, conversar com uma pessoa amiga, fazer a leitura de alguma coisa que você gosta e que contribui com sua vida, caminhar por alguns minutos, enfim. Você pode encontrar um hábito positivo para modificar aquele hábito negativo.
Lembre do exemplo que eu te dei no começo desse vídeo, sobre a estátua de mármore e o cavalo negro. Você deseja encontrar um novo hábito positivo. Você quer usar o seu esclarecimento para substituir aquele hábito indesejado.
3. Mantenha o monitoramento do seu progresso.
A troca de hábitos exigirá paciência e persistência. Afinal de contas, os hábitos são criados através da repetição durante muito tempo. Em alguns momentos será mais fácil. Com a clareza do que você está fazendo, será mais fácil realizar a substituição. Em outros momentos, você pode estar com pressa, cansado, em modo reativo… E aí será um pouco mais difícil. Pode acontecer de você esquecer e acabar voltando para o hábito antigo. Não se preocupe. Na próxima vez você poderá fazer melhor.
Pode ser bem interessante manter um controle da sua mudança. Vá anotando na sua agenda as vezes que você conseguiu realizar o novo hábito. Anote também as vezes que você esqueceu e acabou realizando o hábito antigo.
Isso vai te ajudar a manter seu cérebro com mais clareza sobre quais as mudanças você quer implementar.
Assistindo os nossos vídeos, fazendo anotações, e os exercícios, você está participando de um processo maior, sabia? Você está investindo em desenvolvimento pessoal. Através do desenvolvimento pessoal, você utiliza sua capacidade de raciocínio para ter mais clareza. Você começa a entender o que você quer e o que você não quer na sua vida. A partir dessa clareza, você começa a realizar escolhas diferentes para aumentar sua qualidade de vida.
Esse processo pode ser bastante simples, e é extremamente poderoso e agradável. É por isso que nós temos um curso rápido específico sobre esse tema. Quero te ensinar o mínimo que você precisa entender a respeito de desenvolvimento pessoal. Então eu te faço o convite pra você visitar esse link e conhecer o nosso curso.