Como mudar de vida em cinco minutos

Oi! Seiiti Arata. Você deseja mudar de vida. Por que? O que te aborrece? Será que as pessoas ao redor não te levam a sério? Talvez você esteja infeliz com o seu casamento. Talvez seja o chefe no seu trabalho que vive pegando no seu pé. Talvez seja a frustração com a escola e as aulas chatas que você não consegue prestar atenção. Talvez você não tenha paciência com a rebeldia do seus filhos. 

Não interessa onde está especificamente a sua insatisfação. O desejo é claro: você quer aprender como mudar de vida rapidamente.

1. Desista da ideia de manipular os outros

Na sua busca pela resposta sobre como mudar de vida, você vai encontrar conselhos para implementar técnicas artificiais. Por exemplo: falar com maior frequência o nome da pessoa com quem você está conversando. Olhar no olho da pessoa enquanto você conversa. Sorrir mais. Fingir ter interesse nossos assuntos que ela tem interesse.

É óbvio que a vida se torna melhor quando você se torna uma pessoa mais agradável. O problema nestas técnicas e quando falta sinceridade. 

Quando a sua intenção é manipular, as pessoas percebem.

Por exemplo: Você já ouviu falar no feedback sanduíche? Quando você precisa criticar um funcionário, existe uma técnica chamada de feedback sanduíche: primeiro você faz um elogio, depois você faz a crítica e finaliza com um elogio a mais. De acordo com a técnica, isso vai amenizar a crítica e não deixa o funcionário chateado. Se você não está sendo sincero, além do funcionário ficar chateado, ele vai perceber que você o considera um tonto que não consegue perceber quando esses elogios são falsos.

Imagine que você entra no quarto bagunçado do seu filho de sete anos de idade. Você se segura para não já entrar dando bronca. Você se esforça para ser sorridente e começa elogiando, dizendo como o quarto dele está organizado e diz que é pra ficar ainda melhor ele pode arrumar a cama também. Até mesmo esta criança de sete anos de idade saberá que você está com conversa fiada. Ele sabe muito bem que o quarto dele está uma bagunça total e que o seu elogio é falso para manipular e fazer com que ele arrume o quarto. Até uma criança sabe quando existe a intenção de manipular.

Desista portanto da ideia de manipular os outros para que você mude a sua vida. 

Se você quer mudar qualquer tipo de situação, você deve começar mudando você mesmo. 

E para mudar você mesmo de verdade, você precisa mudar a maneira como você vê o mundo.

Desenvolvimento Pessoal Seiiti Arata, Arata Academy

2. Cultive sua integridade como base de qualquer relacionamento

Pense nos bons relacionamentos que você teve ao longo da sua vida. Pense nas pessoas que você admira de verdade. Pense nas pessoas que você confiaria a sua vida. 

Essas são pessoas que demonstraram para você integridade e caráter. Qualquer grande resultado que temos na nossa vida é resultado de cooperação. 

Se você quer mudar de vida, você precisa saber cooperar e juntar forças e ter bons relacionamentos.

Por mais eficiente que seja um indivíduo, Sempre haverá limites para o que ele consegue realizar sozinho. 

Os grandes resultados na vida acontecem através da colaboração e do relacionamento baseado em integridade e caráter.

3. Mude a maneira de pensar

A vida que você tem hoje é o resultado da maneira de pensar que você tem adotado até agora. 

Se você deseja mudar de vida, você deve pensar de maneira diferente.

Se você deseja ser respeitado pelos outros, você deve começar respeitando a si próprio. Se você quer que as pessoas confiem em você, seja uma pessoa confiável. Se você quer ser reconhecido, seja merecedor de reconhecimento. Seja notável, faça aquilo que mais ninguém tem paciência de fazer. 

Se você deseja melhorar o seu casamento, você deve mudar a maneira de pensar e ser o tipo de pessoa que contribui e traz alegria para o casal. Se você deseja ter um filho menos rebelde, mais comportado e esforçado, você deve ser um pai ou uma mãe participativo, presente, interessado, que escutar com genuíno interesse é empatia. 

Se você quer ter mais independência no seu trabalho e não gosta do micro gerenciamento do seu chefe que ficar controlando cada detalhe do seu trabalho, você deve ser um profissional mais responsável, pró ativo, que assume os erros. 

Resumindo: se você quer mudar de vida, você precisa de desenvolvimento pessoal.

Quer mudar a sua vida? Comece mudando por você mesmo.

O vídeo de hoje foi um repasse do conceito base do trabalho de Steven Covey, que é um dos vários autores que inspiram o nosso curso rápido Desenvolvimento Pessoal.

Ele defende a ideia da mudança de paradigmas. Paradigma é o modelo de mundo, é a moldura, é a lente pela qual nós vemos a nossa realidade. São as diferentes ideias, valores, preconceitos que orientam a maneira como nós interpretamos os acontecimentos ao nosso redor, as nossas preferências, nossas prioridades e a maneira como reagimos.

Especificamente, você neste exato momento pode estar vivendo a sua vida pelo paradigma de escassez ou pelo paradigma de abundância. Essa pequena diferença vai influenciar o seu comportamento e, portanto, os seus resultados. 


No curso Desenvolvimento Pessoal nós temos exercícios práticos para que você mude a sua vida, trocando a perspectiva de escassez pela perspectiva de abundância. Comece mudando por você mesmo. Visite agora o link aqui.