Desenvolvimento pessoal para resolver problemas

Oi! Seiiti Arata. A palavra problema tem origem grega, indicando algo que cai na sua frente. É uma inconveniência. É inesperado. Caiu na sua frente, agora você tem de resolver.

E você sabe qual é a maneira mais eficiente de resolver um problema? Será que é com violência? Reclamando? Batendo cabeça e insistindo até dar certo? Chamando mais pessoas pra te ajudar?

Você não quer ter de lidar com problemas ou dificuldades desnecessariamente. Se acontece algum mal entendido, se você falou algo que acabou ofendendo alguém, você precisa se esforçar para pedir desculpas depois. Quando algo dá errado, temos de corrigir. Quando alguma coisa quebra, temos de consertar aquilo. O custo financeiro, emocional e de tempo é muito alto quando precisamos resolver problemas.

Tudo isso vai e exigir tempo, paciência e esforço.

1. A melhor maneira de você lidar com os problemas é evitar o surgimento deles

O exemplo de hoje aconteceu comigo dois dias atrás. Eu precisava fazer uma série de ligações a respeito de trabalho. No primeiro telefonema, eu estava com pressa. Liguei pra pessoa sem ter feito nenhum preparo inicial. Eu sabia mais ou menos o que precisava falar e o que eu queria resolver com o telefonema. Então eu comecei a falar o que estava na minha cabeça.

Qual foi o resultado? A pessoa do outro lado da linha foi pega de surpresa. Ela começou a me apresentar uma série de perguntas que eu não estava preparado para responder. Ela me questionou sobre o motivo daquele pedido, sobre os prazos, quais seriam os preços… Acabou sugerindo até mesmo algumas mudanças no escopo do pedido daquele trabalho que eu apresentei pra ela.

Como eu não estava bem preparado e com um pouco de pressa, acabei me irritando. Também fui pego de surpresa, sabe? Eu perdi a paciência e esqueci de me colocar no lugar dela. Tivemos um desentendimento e uma certa frustração. Acabei desligando o telefone e precisei de um tempo para refletir. Só então eu percebi que tinha um problema na minha frente.

Pela minha falta de preparo, eu tive uma interação inadequada. Nesse momento, eu precisava resolver esse problema para restaurar um bom nível de confiança nessa parceria comercial. Entendeu o exemplo?

Esse é um exemplo de que o problema aconteceu pela falta de preparo. Agora serão precisos novos esforços de tempo para realizar um novo contato e consertar o problema.

Como eu ainda tinha de continuar o trabalho, olhei a minha programação e consultei qual era o próximo telefonema. Dessa vez, sabendo da possibilidade de acabar criando um novo problema, fiz um preparo maior.

Primeiro, eu dediquei alguns minutos para ter clareza sobre o que iríamos conversar. Em seguida, anotei e refleti sobre os aspectos mais importantes do projeto. Depois, eu registrei quais eram os pontos que eu estava disposto a negociar. E também pensei pelo ponto de vista da outra pessoa. Quais são as expectativas dela? Quais são as necessidades dela? Quais são seus receios? Foram poucos minutos fazendo esse planejamento. Eu percebi que isso me ajudou muito para estar melhor preparado.

Quando eu telefonei, toda a negociação aconteceu de uma maneira muito mais tranquila. Todas as partes ficaram contentes com aquele combinado. Você percebeu a diferença? Eu estava bem mais preparado para que o problema nem mesmo surgisse.


2. Realize o seu preparo

Antes de você dar início a qualquer atividade, espere um pouco. Se essa tarefa é importante pra você, ou tem algum risco de dar errado, faça o mínimo de preparo necessário. Visualize a situação. Tente imaginar quais os tipos de problemas que podem acontecer.

Imagine também como você pode agir de maneira diferente. Pense em como evitar que esses problemas aconteçam. Muitos problemas surgem da comunicação, e por causa disso, você também poderá ter benefícios refletindo sobre a perspectiva das outras pessoas. Quais reações elas podem ter?

No começo, é normal ter alguma dificuldade. Especialmente se você não tem essa prática de visualização. Pode acontecer de você imaginar uma reação e acontecer outra completamente diferente. Ou então, planejar agir de uma determinada maneira durante a conversa mas perder o controle emocional e acabar agindo de uma maneira que não gostaria. Todas essas experiências reais vão te ajudar a melhorar sua capacidade para visualizar futuras interações.

Como você pôde perceber, essa não é uma solução que você vai implementar perfeitamente da noite pro dia. Esse é um processo de treinamento e melhoria continuada. Esse é um processo de desenvolvimento pessoal.

3. Adquira as habilidades

Para evitar que os problemas aconteçam, a execução das suas atividades devem ser de alta qualidade. O que eu quero dizer com execução de alta qualidade? Significa que você precisa ter habilidades suficientes para fazer um trabalho bem-feito.

É dessa maneira que você conseguirá ter uma alta performance. Tudo aquilo que você poderá controlar, estará sob controle. E você terá consciência e clareza a respeito do que está fora do seu controle. Os fatores fora do seu controle não vão te pegar de surpresa.


Veja o nosso vídeo sobre Como Aprender Qualquer Coisa Difícil. Ele mostra o caminho de maestria que todos nós devemos seguir para refinar as nossas habilidades. Se eu não possuo as mínimas habilidades profissionais necessárias, é mais do que natural ter problemas no trabalho. Se eu não possuo as habilidades necessárias para dirigir, é bastante provável que eu me envolva em algum acidente. Se eu não tenho as mínimas habilidades de comunicação, é muito provável que eu tenha desentendimentos. Se eu não tenho preparo físico e cuidado com a minha alimentação, é bem provável que eu acabe tendo algum problema de saúde.

Se você está vendo esse vídeo, eu imagino que você tem interesse em resolver os seus problemas. Melhor ainda: agora você percebeu que a melhor maneira de arrumar os problemas é evitando que eles aconteçam. Por causa disso, faça uma reflexão: quais são os problemas mais recorrentes na sua vida? Quais são as habilidades que você precisa desenvolver para evitar que esses problemas aconteçam? A partir dessas respostas, você vai descobrir onde precisa realizar seu desenvolvimento pessoal.

Na próxima vez que você estiver estressado, precisando resolver algum problema, pare. Faça uma pausa e reflita: por que esse problema aconteceu? O que eu poderia ter feito de diferente para que esse problema não tivesse acontecido? Quais habilidades eu preciso desenvolver para diminuir a quantidade desse problema? Que tipo de preparo eu posso fazer nas próximas ocasiões que evitará o problema? O processo de desenvolvimento pessoal é fundamental para evitarmos problemas. E é por este motivo que nós temos um curso rápido e direcionado para te ajudar no seu desenvolvimento pessoal.