Moldura de crenças, The Secret (O Segredo) e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

O conceito de paradigma (ou moldura ou framing) é tão importante que fazemos uma tradução livre do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Steven Covey – o livro em português pode ser adquirido aqui (link afiliado):

“Os paradigmas são inseparáveis da personalidade. Na dimensão humana, ser é ver. E o que nós vemos é altamente interrelacionado com o que somos. Não é possível ir muito adiante na mudança de nossa visão sem simultaneamente mudar o que somos, e vice versa”.

Repare que 7 Hábitos é um bestseller premiado e considerado o “Most Influential Business Book of the Twentieth Century” (O livro de negócios de maior influência no século 20) pela Chief Executive Magazine. Coisa séria. E ao mesmo tempo, o argumento acima de Stephen Covey é incrivelmente próximo das linhas defendidas pelo filme The Secret (O Segredo), que foi criticado por reportagem da Revista Veja.

O que se nota, porém, é que o sucesso de The Secret tem boa parte de sua inspiração no trabalho do início do século XX de William Atkinson com A Vibração do Pensamento e que, gostem ou não os mais céticos, também em literatura aclamada pelos grandes empresários de todo o mundo.

Por esta razão a ênfase, neste terceiro post sobre Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, sobre a moldura (frame) ou paradigma. Como o próprio Covey diz:

Estes princípios aos quais me refiro não são idéias esotéricas, misteriosas ou religiosas. Não há um só princípio ensinado neste livro que seja único a uma fé ou religião específica, incluindo a minha própria. Estes princípios são parte de quase toda principal religião, assim como de filosofias e sistemas éticos. Eles são auto-evidentes e podem ser facilmente validados por qualquer indivíduo. É como se tais princípios ou leis naturais fossem parte da condição humana, parte da consciência humana(…)