Apple Watch e produtividade pessoal

Onde comprar o Apple Watch

Até o começo de abril de 2015 o Apple Watch estava apenas disponível nas joalherias Dove Street Market em Tóquio e Londres, na Maxfield de Los Angeles, Colette em Paris, Corner em Berlim e 10 Corso Como em Milão.

A partir de 10 de abril, as Galeries Lafayette em Paris, Isetan de Tóquio e Selfridges em Londres também começaram a vender em quantidades limitadas.

A não ser que você tenha alguma necessidade específica que justifique ir até estas lojas (ou já esteja próximo) para adquirir antecipadamente, sugiro aguardar a distribuição se tornar mais acessível. No vídeo eu explico os motivos (principalmente ligados a atual escassez de apps úteis para aumentar a produtividade).

Desafios de ganho de produtividade significativa com o Apple Watch

Os ganhos de produtividade com o Apple Watch geralmente são modestos. Além dos motivos mencionados no vídeo youtube, destaco também:

– o Apple Watch é um aparelho complementar ao iPhone. Muitas atividades são mais restritas (exemplos: leitura de emails, escrita de emails ou tweets) e dependem de ineficientes comandos de voz para ditar mensagens;

– é necessário que o iPhone esteja sempre conectado à Internet para o uso pleno do Apple Watch. Ou seja, seu plano 3G/4G precisa ser muito bom com excelente cobertura;

– o tamanho da tela e o conceito não são voltados para atividades de longa duração. Pelo menos para mim, o Apple Watch é um aparelho que merece rápidas olhadas, assim como um relógio de pulso tradicional. Por isso, a natureza das tarefas realizadas através do Apple Watch tende a ser efêmera e de ganhos marginais. Ao contrário, um smartphone pode ser utilizado por mais tempo, para tarefas que permitem maior imersão, concentração e ganhos mais expressivos;

– na data de hoje (maio de 2015) existem poucos apps que realmente tragam grandes vantagens para os usuários. Muitas das utilidades (mapas, alarmes, calendário, comunicação por voz e texto) podem ser realizadas com mais praticidade através de um smartphone: geralmente continua sendo mais fácil digitar no smartphone do que contar com o reconhecimento de voz. Entretanto, para olhadas rápidas sobre qual será a próxima tarefa agendada no calendário, o Apple Watch é sem dúvidas mais prático (um ganho marginal, em minha opinião);

– inovações como a comunicação através de cutucadas, desenhos e envio de batimentos cardíacos me parecem apenas curiosidades divertidas… e não constituem uma inovação que pode transformar significativamente minha qualidade de vida. Sinto o mesmo com relação às novidades de tecnologia como a coroa de navegação lateral, o toque secundário através de pressão reforçada na tela ou o recarregamento pelo condutor magnético: são novidades tecnológicas interessantes para quem tem interesse na tecnologia em si… porém, sinto que isso não traz impacto significativo na minha qualidade de vida.

Onde espero que o Apple Watch contribua de forma significativa

Conforme mencionei no vídeo, os recursos de métricas de batimentos cardíacos e movimentos são promissores. A própria Apple tem realizado várias parcerias que ajudarão o progresso da Saúde Baseada em Evidências.

Para os interessados em Quantified Self, pode valer muito a pena pela grande quantidade de dados que pode capturar e apresentar de forma bastante intuitiva (se bons apps forem desenvolvidos) e integrar com apps futuros.

https://www.youtube.com/watch?v=cXxoc4jVnZk
Logicamente, tudo tem seus limites…

Um cuidado

Sugiro uma abordagem conservadora ao escolher que tipo de notificações aceita receber, realizando as configurações devidas.

Se já é rude mexer no celular durante interações com outras pessoas, pode ser ainda mais desagradável ficar olhando para o relógio sempre que alguma notificação vibra no pulso. Este tipo de gafe (que é por vezes associado ao sentimento de tédio de quem olha para o relógio tradicional) pode ser lentamente reinterpretado conforme o uso de smartwatches se prolifera… ou não.

E, quando estamos sozinhos, as notificações podem também ser nocivas, prejudicando nossa capacidade de foco e quebrando nossa concentração. No curso Produtividade Ninja nós falamos bastante sobre isso.