Você precisa aprender a dizer não

Oi! Seiiti Arata. Vamos identificar quais são as pessoas que não sabem dizer não? Então, primeira coisa: deixe um comentário abaixo do vídeo se você for do tipo de pessoa que sente dificuldade em dizer não. Daí a nossa dinâmica é parecida com uma reunião em que a pessoa se apresenta e reconhece a própria dificuldade. Esse encontro com a verdade é necessário como primeiro passo para a mudança.

Se você consegue dizer não com facilidade, então o que eu recomendo é que você feche este vídeo e veja qualquer outro das dezenas de vídeos que nós temos no nosso canal. Faça agora a pausa e escreva algo como “Olá, meu nome é fulano e eu tenho dificuldade em dizer não.”  Se você preferir mais privacidade pode escrever no seu caderno. O importante é você escrever.

Pronto? Por que é que a gente pediu pra você deixar o comentário? O motivo de você ter deixado o comentário está relacionado ao famoso programa de doze passos que é usado em diferentes tipos de processo de recuperação.

1. Você precisa reconhecer o problema para poder fazer algo a respeito

E este é o passo do reconhecimento, de admitir que existe algum problema que está prejudicando a sua qualidade de vida. Somente depois de reconhecer o problema é que você pode ir atrás de ajuda.

Infelizmente, muitas pessoas passam anos e anos se recusando a admitir que possuem um problema. Este foi o meu caso: eu passei muitos anos da minha vida sem admitir que eu tinha dificuldades em me impor, em expressar as minhas verdadeiras vontades e por muitos anos eu falava sim pra tudo. Num vídeo futuro eu até posso contar mais sobre esse processo de descoberta, mas hoje o foco é em você.

2. Identifique com precisão onde está a dificuldade

Agora que você acabou de admitir o problema, faça uma pausa para identificar com precisão onde você sente dificuldade de dizer não.

Para poder responder essa pergunta, ajuda muito se você selecionar algumas situações específicas recentes em que você queria ter dito “não”  mas acabou dizendo “sim”. Quais foram estes episódios? Onde é na sua vida que você precisa dizer não com mais frequência?

Por exemplo, talvez você tenha dito “sim” para assumir obrigações demais, que você não tem como realizar com qualidade.

Ou talvez você tenha dito “sim” para participar de um evento que você não tem vontade de ir.

O problema é quando falta coerência e você diz “sim” e depois acaba se arrependendo ou sofrendo por não conseguir dar conta de tudo. Quais outros casos existem? Fica a vontade para usar os comentários para compartilhar os exemplos em que a incapacidade de dizer não atrapalha a sua vida.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

3. Entenda a importância de dizer não

Você precisa dizer não quando você precisa colocar o seu foco em outras coisas que são ainda mais importantes.

E para isso é necessário que você tenha clareza sobre quais são as prioridades na sua vida. Você tem que saber a diferença entre um mero desejo e uma verdadeira necessidade. Entre aquilo que é urgente porém não é importante, e aquilo que é urgente e importante e aquilo que não é urgente mas é importante. E obviamente, saber eliminar o que não é nem urgente nem importante.

Pense um pouco nas consequências de aprender a dizer não. Pense especificamente em diferentes dimensões da sua vida e no valor do “não” para a sua saúde física, mental e emocional. 

Se você pensa apenas na gratificação instantânea, então pode ser desconfortável dizer não agora. Talvez você tenha diferentes medos e dizer “sim” agora parece mais fácil. Por isso é que você precisa ganhar clareza e entender quais são as consequências que você vai enfrentar depois se continuar dizendo sim pra tudo.

4. Quando você diz “sim” agora, você vai enfrentar as consequências depois

Imagine os problemas de dizer sim para algo que você não tem condições de realizar. Imagine você dizer “sim” e, no final das contas, desapontar as pessoas. Isso pode ampliar ainda mais os problemas.

Ou, caso você consiga honrar a sua palavra, isso será a que preço? Será que vale a pena todo o stress e a pressão exagerada?

5. Você precisa dizer “não” quando você está com pouco tempo

Você precisa entender que quando você diz “sim” para uma coisa você automaticamente está dizendo não para outras coisas. Você sempre deve ter habilidade de escolher qual é a prioridade que tem maior valor. Se você diz “sim” para tudo você vai perder o foco.

6. Você precisa aprender a dizer “não” para ser uma pessoa melhor

Guarde estas duas palavras: coerência e autenticidade. Você é a única pessoa que vai saber quando o certo é dizer “sim” ou dizer “não”. E quando você faz aquilo que é o certo, você valoriza você mesmo. É uma auto mutilação você dizer aquilo que nem mesmo você concorda.

As pessoas ao seu redor também vão te valorizar mais. Você terá mais credibilidade e admiração por se posicionar de forma honesta, sincera, fazendo aquilo que é o certo.

O seu “não” será respeitado e o seu “sim” será valorizado. As pessoas vão entender que você não diz “sim” para tudo. Você diz “sim” quando aquilo realmente importa.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

7. Não confunda dizer “não” com ser mal educado

Você pode perfeitamente utilizar boas técnicas de comunicação para dizer não e ao mesmo tempo manter a polidez, a gentileza, educação e mostrar que você respeita a outra pessoa. Entende?

Você pode visitar o link para ter acesso a um treinamento completo que te permite respeitar os outros e ao mesmo tempo definir limites, explicando que você não tem interesse em participar ou atender um determinado pedido.

Quando você para de dizer sim para todos, você vai conseguir mais tempo, mas energia, mais recursos e maior capacidade para fazer as coisas que realmente são importantes.

É a partir do não que você chegará até o sim que realmente importa.

No treinamento Como Dizer Não, no link arata.se/comodizernao você vai aprender a desenvolver relacionamentos mais genuínos e autênticos com as pessoas ao seu redor ao dizer não com firmeza e com gentileza. Elas vão respeitar mais você e o seu tempo e você também se respeitará mais e terá confiança dizendo não nos momentos mais difíceis.