Síndrome do super herói

Oi! Seiiti Arata. Na semana passada vimos por que é difícil dizer não. Foi nosso episódio 67. E uma das principais razões dessa dificuldade de dizer “não” é a síndrome do super-herói. 

A necessidade de conexão é uma das mais importantes do ser humano. Nós queremos que as pessoas gostem de nós. Isso é normal e é saudável. Nós evoluímos para viver em sociedade.

O que nós queremos evitar é um exagero. E é um tipo de exagero dizer sim para tudo que as pessoas nos pedem. Por um lado, existe uma boa sensação de quando nós dizemos sim, pois evitamos a culpa em desapontar os outros. Por outro lado, você precisa entender que todas as vezes que você fala sim para algo você está dizendo não para outra coisa que você poderia estar realizando com seu tempo. Quem sofre da Síndrome do Super-Herói acredita que tem o dever de se sacrificar pelos outros a todo momento.

1. As pessoas adultas e saudáveis conseguem sobreviver sem você.

Você não é um super-herói. Quando as outras pessoas fazem um pedido para você, respeite a capacidade dela de encontrar uma solução por conta própria.

Se você não tem condições de ajudar naquele momento, elas poderão buscar soluções de outra maneira.

É até um pouco arrogante achar que você é a única pessoa no mundo que pode ajudar.

Existem problemas quando você está usando a máscara de resgatador que nós explicamos no vídeo Relacionamentos Sem Drama.

Digite o link arata.se/semdrama pois ele é fundamental para que você possa entender o vídeo de hoje. A pessoa que está com a máscara de resgatador é aquela que terá dificuldade em modificar este relacionamento e sair do abuso. Mesmo em uma relação ruim, ela acredita ter algum poder especial imprescindível, indispensável para salvar o outro, como se fosse um super-herói único.

A síndrome do super herói alimenta a ilusão de que apenas você é quem tem o poder de resgatar, portanto você terá a responsabilidade de continuar naquele relacionamento. 

Permita o crescimento das pessoas. Quando você dá um passo para trás e diz não com sinceridade, com carinho e com humildade, você está dando oportunidades para que a pessoa diante de você possa desenvolver habilidades e resolver os próprios problemas.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

2. Invista em autoconhecimento

Quais são os seus medos sobre dizer não? Você conhece os medos que te motivam e que bloqueiam? Se você nem mesmo entende quais são os seus medos, será difícil promover alguma mudança. Por isso é que nós temos exercícios para superar esses medos no nosso curso Como Dizer Não. São vídeos rápidos que possuem atividades que vão reformular a sua estrutura de pensar e vencer o medo e ansiedade em dizer não. Você pode ter acesso ao curso com o link aqui.

Para muitas pessoas, parece que existe uma obrigação em dizer sim para tudo. Temos medo de sermos julgados. Temos medo de deixar os nossos colegas irritados. Dizer não pode induzir sentimento de culpa e o medo de que as pessoas vão começar a nos odiar.

Entenda suas prioridades. Você é a única pessoa que realmente pode identificar quais são as prioridades na sua vida. A sua felicidade será feita de suas escolhas.

Tem pessoas afobadas que dizem “sim” sem pensar, sem refletir. Se for o seu caso, quando você não tiver certeza de algo, faça uma pausa e considere primeiramente dizer não antes de dizer sim.

Quando é algo que você não está realmente entusiasmado, diga não.

E cuidado com pessoas que ficam insistindo para você mudar de opinião. Ninguém tem o poder de adivinhar o que é melhor para você. Você é única pessoa que pode fazer este tipo de avaliação.

3. Entenda as consequências e o preço que você vai pagar dizendo sim

Quem vai encarar as consequências é você.

É você quem será afetado pelas escolhas que você realizar na sua vida, pelas suas decisões. E também pela sua falta de assertividade, pela sua falta de firmeza.

Por isso, se você diz sim para algo que você nem tem condições de realizar com qualidade, é você que vai sofrer as consequências. Se você se compromete com algo que você não tem alegria em realizar, é você quem vai ter que sofrer mais tarde. Quem está perdendo tempo é você.

4. Você não é responsável pela reação das outras pessoas.

Muitas vezes, dizemos “sim” por termos medo de desapontar os outros, ou por receio de magoar os outros. Esse medo vem de um intenso desejo de conexão, de sermos aprovados. Quando é exagerado, pode ser muito prejudicial.

Colocamos o foco demasiado em deixar as outras pessoas felizes e acabamos esquecendo o foco em atingir os resultados que nós buscamos.

No curso Como Dizer Não você vai aprender como desenvolver a clareza necessária para ter limites saudáveis e parar de ficar obcecado sobre o que os outros vão pensar de você. É assim que você poderá realizar melhores escolhas e ter mais autenticidade na sua vida.

Eu sei que você não quer ser uma pessoa egoísta. Mas quando você fala sim para tudo, mesmo quando você gostaria de ter dito não, esta é uma maneira de ser egoísta. Porque você está querendo comprar amizade dos outros a partir de um papel de pessoa boazinha, da Síndrome do Super-Herói. 

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

A vida continua. O mundo vai continuar girando independentemente de você falar sim ou não. Você pode escolher passar a sua vida toda sofrendo e na correria porque você falou sim e se comprometeu demais ou você pode passar a sua vida com tranquilidade, com foco naquilo que realmente é importante, num tipo de velocidade que é adequado para você e aproveitando cada minuto e vivendo no momento presente porque você soube dizer não na hora certa.

A escolha é sua.

Você é que vai viver a vida que você escolher. E é você que vai ter que lidar com as consequências. Tudo isso vai começar quando você perceber que você pode dizer não. E isso é muito simples, o que você precisa fazer agora é digitar no seu navegador o link para ter acesso ao nosso curso Como Dizer Não.