Quando terminar um relacionamento?

Oi! Seiiti Arata. Uma das perguntas mais difíceis que nós enfrentamos ao longo da vida é o que fazer quando um relacionamento não vai bem e nós começamos a pensar se não é melhor terminar tudo.

Existem três situações em que pode fazer sentido encerrar um relacionamento amoroso: 1. quando existe abuso, 2. quando você conscientemente percebe que não deseja mais continuar e 3. quando, apesar de querer continuar, existem incompatibilidades que não podem ser conciliadas.

1. Não tolere violência ou abuso

Alguns dos motivos para terminar um namoro ou relacionamento são quando existe uma violência ou abuso, que é uma prova extrema de desrespeito. Esta aqui é uma situação triste mas que não vamos discutir muito no vídeo de hoje justamente por um fracasso óbvio do relacionamento para muitas pessoas.

O enfoque da nossa conversa é nas situações em que cada parceiro lentamente vai caminhando para direções diferentes.

2. Entenda quando você não quer mais o relacionamento

Esta é a parte mais difícil para você entender quando terminar um relacionamento. Será mesmo que é isso que você quer?

Uma dica boa sempre que temos conflitos com os outros é olhar pro espelho. Ou seja, comece sempre buscando entender qual parte dos problemas vem principalmente de você.

Por um lado, existem casos que a inquietude é principalmente interna. Não podemos dizer que o problema está vindo apenas da outra pessoa. Nestes casos é você que está complicando as coisas.

Por exemplo, você pode se recusar a aceitar as coisas como elas realmente são. Se você não aceita seu parceiro da maneira como ele é, o problema é um apego exagerado a uma imagem idealizada de como as coisas deveriam ser. E isso dificulta encontrar satisfação em qualquer coisa que não esteja compatível com essa imagem, com esse nível idealizado.

De outro lado, tem relacionamentos que não estão bons e que será melhor terminar tudo. Não chega a ser nada abusivo ou violento, mas não existe o suficiente para um relacionamento de qualidade. Este é o caso que acontece quando você quer algo diferente. Se você acredita que a maneira de ter mais plenitude é terminando o relacionamento e seguindo adiante, então é aqui que o seu esclarecimento vai ser valioso.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Apenas você é quem saberá se deseja permanecer no relacionamento. Tome muito cuidado procurando por aí sobre “sinais de que você deve terminar o namoro” pois existem muitas regrinhas que apesar de funcionar para outras pessoas não vão funcionar necessariamente para você.

De todo modo aqui vão exemplos, alguns indicadores úteis para fazer sua avaliação:

Você começa a passar mais tempo imaginando como sua vida poderá ser melhor vivendo sozinho ou com outra pessoa… do que melhorando aquele relacionamento desgastado. Ou seja, o término parece mais atraente do que a melhoria.

É quando seu contato amoroso com a pessoa diminui ou o tempo que você passa junto diminui, e no fim das contas você inclusive sente mais alívio, pois nos momentos em que vocês estão juntos sempre acontece alguma confusão, um desentendimento, uma gritaria, um desrespeito. Se somente você investe no relacionamento, é um relacionamento de uma só pessoa.

Os traços negativos do outro ficaram acentuados e insuportáveis. Talvez aquilo que no começo era tolerável ou até engraçadinho começa a ficar algo que causa grande raiva. 

Existem também os casos que apesar de existir grande amor no começo do relacionamento, parece que as coisas mudaram tanto que hoje vocês são dois desconhecidos, unidos apenas pelo passado. Mas que o presente é insuportável.

Repito: é apenas você quem saberá responder se você deseja ou não continuar naquele relacionamento. Na sua avaliação, é importante ver também se você está num relacionamento adulto ou num relacionamento dramático. Veja o link para testar qual é o seu relacionamento.

3. Apesar de querer, existe incompatibilidade

E por fim existem os casos em que apesar de você gostar de alguns aspectos do relacionamento, existe alguma incompatibilidade que não dá para conciliar.

A incompatibilidade pode ser de de objetivos, sonhos, aspirações. Talvez seus planos e seus valores estejam totalmente em desacordo e isso causa uma desconexão tão forte que pode ser melhor terminar o relacionamento.

4. Você está no relacionamento apenas para não magoar o outro

Se você decidiu que este relacionamento não é para você e não vai te trazer felicidade de forma alguma mas ainda não terminou por não querer machucar  os sentimentos do seu parceiro, alguma coisa está errada aqui.

Veja o nosso vídeo aqui – será que você é do tipo de pessoa que muda de opinião para agradar os outros? Ou será que você tem medo de terminar o relacionamento? Ou não tem habilidades de comunicação para dizer que acabou? Você sabe que não é boa ideia ficar num relacionamento apenas por ter pena do outro. O que então está te dificultando? 

Se você precisa aprender a definir limites, saber se impor, saber dizer não, saber se comunicar de forma assertiva, então visite agora o link arata.se/comodizernao para acesso imediato ao curso Como Dizer Não.

Se o relacionamento não tem futuro real para você, então terminar o mais rápido possível será a melhor coisa que você pode fazer para você e também para a outra pessoa, pois ambos vocês podem seguir a vida e encontrar mais felicidade.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Dica extra: se por um lado é importante você encontrar um bom momento para conversar e terminar o relacionamento, cuidado para não ficar eternamente postergando e empurrando com a barriga. Uma hora pode ser que o aniversário esteja chegando, depois é algum problema na família, depois é algum problema de saúde, alguma frustração profissional, Dia dos Namorados, ou seja, se você não sabe definir limites nunca haverá a hora certa. É fundamental que você aprenda a definir limites.

Se você sente que precisa aprender a definir limites e melhorar sua capacidade de comunicação, então visite agora o site aqui.