Como manter a calma em dois minutos

Oi! Seiiti Arata. Existem duas formas pra você manter a calma rapidamente. E você só precisa de dois minutos. Ou menos.

Nesse vídeo eu vou te mostrar essas duas formas. Logicamente, a explicação vai demorar um pouco mais do que dois minutos. Quero te explicar tudo certinho, em detalhes. Quando você colocar em prática, você vai perceber que em alguns segundos é possível reestabelecer sua calma.

1. Mude a sua fisiologia para mudar a suas emoções

Você sabia que é possível descobrir as emoções das pessoas através de suas expressões faciais? Existem profissionais que estudam para identificar quais são as emoções que estamos sentido – só de olhar as expressões faciais. Legal, né?

Tem um seriado chamado Lie to Me que é inspirado no trabalho do Paul Ekman. Esse autor fala sobre a ciência das micro expressões faciais. No seriado, eles utilizam essas técnicas para detectar mentiras e outros sentimentos.

Porém, não é apenas o corpo que demonstra quais são as emoções que estamos sentindo. O oposto também funciona. Se modificamos o corpo, podemos modificar nossas emoções.

Experimente fazer uma aula intensa de natação. Se exercite ao máximo, a ponto de deixar o seu coração batendo forte e você ficar quase sem fôlego. Nessa situação, será fisiologicamente impossível você sentir tristeza. Toda a fisiologia está orientada de acordo com esse esforço. Com o seu coração batendo forte assim, você não vai conseguir ficar triste.

E agora: como é que você vai usar essa teoria para manter a calma em dois minutos, ou menos? Você vai conscientemente mudar a maneira como respira, e como move o corpo.

Por exemplo, você pode fechar os olhos e inspirar fundo. Em seguida, vai liberando o ar com tranquilidade. Nesse momento, você toca a região da sua sobrancelha proporcionando um alívio da tensão. Você vai evitar ficar com a expressão que você normalmente fica quando está com raiva. Estique a pele de modo a forçar o rosto a estar num modo relaxado. Faça a mesma coisa também na região dos ombros. Provavelmente ela também é uma área de tensão física.

Quando eu falo sobre isso, algumas pessoas estão tão ansiosas e nervosas, que elas podem ficar ainda mais bravas com esse método. Tem gente que fica com mais raiva só de ver essa demonstração. Nesse caso, o que é necessário, é uma mudança de pensamento.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

2. Entenda qual é a motivação por trás da raiva

No começo do vídeo eu te contei que existem duas maneiras de manter a calma rapidamente, certo? A primeira é mais básica. Eu sugeri mudar a sua fisiologia. Caso você não tenha conseguido o resultado desejado, é necessário que você trabalhe o seu desenvolvimento pessoal.

Olha… Eu não tenho a intenção de te ofender, viu? Mas vou fazer uma pequena provocação pra você treinar sua paciência. Vamos fazer uma analogia com um cachorro.

Os cachorros têm um nível muito baixo de consciência. Imagine que você está caminhando e pisa no rabo de um cachorro sem querer. É bem provável que ele comece a latir, fique nervoso e avance em você. Ou seja, como era de se esperar, o cachorro se comporta como um bicho.

De maneira parecida, você pode ter esse tipo de reação. Quando você está com raiva você consegue manter a calma? Você cogitou a possibilidade de fazer os exercícios para mudar a sua fisiologia que eu apresentei agora pouco? Se você está discordando, eu devo te dizer que existe uma força irracional muito poderosa orientando as suas escolhas. É como se você quisesse, de propósito, continuar com raiva. Existe um apego por trás dessa raiva. As pessoas começam a tentar te acalmar e você diz: “Eu não vou ficar calmo porra nenhuma! E eu não tô nervoso! Vai pro inferno todo mundo!”.

Quando você perceber que esse é o seu caso, você precisa usar seu cérebro. Você precisa raciocinar melhor que um cachorro. Quer dizer, melhor que um bicho.

Então, pra te ajudar, eu faço a seguinte pergunta: Qual é a vantagem, pra você, de não querer manter a calma?

Você perde a calma por causa de uma frustração. Ou seja, você tem um problema diante de você que precisa ser resolvido. Quando você perde a calma, além do problema de continuar insistindo, você está criando um segundo problema: a sua raiva.

Isso é quase como querer agredir alguém com um carvão em brasa incandescente. Você vai queimar a sua mão antes de lançar o carvão. E isso não deveria ser nenhuma surpresa pra você.

3. Um exemplo prático

Agora eu quero te mostrar um exemplo prático. Como você pode utilizar esse processo.

Imagine que eu estou conversando com um amigo e ele fala algo de uma maneira estúpida. Ou ele repete uma atitude que sempre me irrita profundamente. Então… Eu fico com raiva.

Através do meu desenvolvimento pessoal, eu percebo o que está acontecendo. É como se eu estivesse me observando. Eu vejo a minha transição: estou saindo de um estado normal e entrando num estado de raiva. É mais ou menos como se houvesse uma câmera me filmando.

Quando eu mantenho essa clareza, eu posso entender qual é o gatilho por trás da minha raiva. Nesse exemplo, a minha conclusão é que eu não recebi o respeito que esperava. Por me sentir desrespeitado, fiquei com raiva.

Eu também vou usar a minha inteligência e a minha memória. Vou me recordar de momentos respeitosos que vivi com esse amigo. Já demos muita risada juntos. Ele me apoiou em momentos importantes… Quer dizer, em geral, ele é uma pessoa muito bacana. Existem algumas situações, como esta, que eu acabo ficando muito irritado quando ele faz algo assim.

Bom, agora eu estou com uma visão do todo. Isso é muito diferente da visão estreita pela perspectiva da raiva. Essa visão do todo me permite separar uma coisa específica daquilo que me incomoda. Dessa maneira, eu posso manter a minha tranquilidade. Com calma e muita clareza, eu explico para o meu amigo o que me incomodou.

Ou seja, eu vou me comunicar com clareza. Vou me comunicar com sinceridade. Isso é assertividade. É o contrário de eu ficar com raivinha, ou dar chilique. É diferente de ficar numa postura passiva-agressiva, esperando a minha chance de retrucar e dar uma alfinetada.

Tem vezes que a sua raiva será tão grande que você pode perder completamente o controle. As pessoas ao seu redor eventualmente vão perguntar se você enlouqueceu. O que elas estão querendo dizer, é que o seu comportamento não parece ser normal.

Esses momentos representam um sinal muito importante. Você não deveria ignorar isso.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Claramente existem problemas na maneira como você está lidando com os desafios da vida. É necessário ter curiosidade e humildade para que você vá atrás de ajuda pra melhorar.

Pode ser que você esteja procurando algum suporte específico para melhorar sua comunicação. Nós temos um programa completo sobre assertividade. Ele se chama Como Dizer Não. É um curso para que você possa manter a calma e respeitar seus limites. Você vai fortalecer a sua inteligência emocional.


Você pode visitar esse link pra ter mais detalhes sobre o curso.